Ir para conteúdo

[ChL Design] Seja Freela #6: Atendendo o cliente

Jvchequer

Posts Recomendados

Alô você que tem dificuldades de se relacionar com as pessoas, tem muitas manias ou coisas que o valha, preste muita atenção nesse post porque nele eu trato justamente sobre isso. Na hora de uma reunião com um cliente existem inúmeras gafes que sempre cometemos e que certamente nos fazem perder o trabalho por causa disso. Hoje vou tentar ao máximo explicar o porque de cada atitude na hora de uma reunião com o seu querido ou nem tão querido cliente. =)

Como tratar os novos clientes e manter o relacionamento com os antigos

01.jpg

O cliente ideal não existe. Tem o cliente gente boa, que é super tranquilo com os prazos, mas está sempre atento e fica de olho em cada vírgula fora do lugar. Ou o cliente que não admite, se quer, um minuto a mais no cumprimento do prazo e se você atrasar mas não tiver recebido nenhum centavo do valor do projeto, esqueça, ele não vai te pagar nem que esteja tudo impecável. Já encontrei também clientes que são super gente boa, atenciosos e compreensivos, mas, ficam no seu pé o tempo todo querendo saber como está o andamento do projeto. Enfim, não é fácil lidar com cliente, seja qual for a espécie. Sempre tem uma raridade por aí, mas é difícil, eu mesmo só dei essa sorte uma vez em pouco mais de 5 anos de profissão.

Independente do perfil do seu cliente, você deve tratar a todos da mesma forma. Claro, alguns clientes você vai ter mais afinidade, outros menos, ou vai se deparar com clientes um pouco tradicionais que não gostam de muita coisa (aqueles clientes quadradões). Bom, o fato é que você não pode pecar em nada quando o assunto é atendimento ao cliente. Vou citar alguns dos pontos que eu acho que são cruciais na hora de um bom atendimento.

Seja atencioso

Eu tenho uma teoria de que, o cliente quando vai em busca de um profissional que vai cuidar da empresa dele, parece que está atrás de um psicólogo, que entende todos os seus problemas e sempre tem aquele conselho bacana que parece resolver todos os problemas dele. Bom, não deixa de ser, né. Então o ideal é que você faça com que o cliente se sinta seguro com o profissional que está diante dele, você. As vezes é legal você mostrar um pouco do seu lado pessoal para cliente, isso faz com que ele te conheça melhor e faça com que cada vez mais ele confie não só no profissional que está na sua frente, mas na pessoa. Mas tudo no seu limite. Se o cliente não te dá essa abertura de ser mais informal, não force a barra, ou como diria o velho ditado: o tiro sai pela culatra. Pode ser que numa dessas você acabe ganhando um amigo, mas independente disso, ele ainda é seu cliente.

Sinceridade é tudo

Um dos pontos que mais te ajudam a passar segurança para o cliente é ser sincero. Se você não sabe fazer alguma coisa que o cliente está pedindo, diga: “Muito legal sua idéia, mas, eu não tenho esse conhecimento ainda”. Ou se for uma coisa que além de você não saber fazer, não for uma boa idéia para o negócio dele, explique porque não vale a pena aquela idéia. Caso ele peça alguma coisa que você de fato não saiba, mas é uma das coisas que você começou à estudar recentemente, mostre que você de fato não sabe, mas que está estudando sobre, e que mais para frente será, sim, possível implementar o tal pedido no projeto.

Organize seu tempo

02.jpg

No Seja Freela #4 eu falei sobre a organização no ambiente de trabalho, etc. Mas além de estar organizado no seu ambiente e com seus projetos, uma das coisas que contam muito, é você ter comprometimento com o cliente, ou seja, se organize de forma que você tenha reuniões periódicas com seus clientes. Quanto maior o projeto, mais frequentes deverão ser essas reuniões. Esse acompanhamento, além de contribuir com todos os pontos acima, ajuda você à entender melhor o que o cliente quer e também previne eventuais alterações desnecessárias que volta e meia acontecem.

Como impressionar o cliente

03.jpg

Existem infinitos perfis de clientes, assim como existem infinitas formas de os impressionar. Mas em meio de tantas possibilidades, existem aquelas regrinhas básicas de como impressionar. Logo abaixo vou citar algumas dessas possibilidades:

Vestuário: Você não precisa ir em todas as reuniões de terno e gravata, isso varia muito do cliente que você vai encontrar, mas uma roupa simples como camisa básica, calça jeans e um tênis, sapa-tênis ou sapato, isso varia de acordo com o cliente. Quanto mais sofisticado ele for, mais sofisticado você deve se apresentar. Você tem que mostrar que está a altura dele e que é capaz de fazer o trabalho.

Comportamento: Acho que todo mundo tem alguma mania, seja de ficar passando a mão no cabelo, coçar a cabeça e até (me perdoem meninas) de coçar o saco. É importantíssimo que você preste muita atenção nos tiques e não deixe que aconteça com frequência. Essas tidas manias para o cliente, muitas vezes, podem demonstrar insegurança e nervosismo. Tente passar o máximo de serenidade e segurança sempre que for falar ou fazer algum comentário. Espere a sua vez para falar, NUNCA, JAMAIS, interrompa o cliente de forma brusca, isso pode simplesmente te fazer perder o job.

Vocabulário: PELO AMOR DE DEUS, não use gírias. Tente mostrar pro cliente que você tem um mínimo de conhecimento do bom português e que você consegue manter um diálogo racional sem muito esforço.

Atualidades: Durante a reunião é natural que aconteça um desvio do assunto e vocês comecem a falar sobre algum assunto aleatório. Então, estar antenado nas notícias mostra que você não só é um bom profissional como também está por dentro do que rola no mundo. Além disso, te ajuda a compreender o mercado e também ajuda a pensar em soluções para o cliente.

Pontualidade: Entenda as reuniões com os clientes, também, como um cumprimento de prazo. Uma boa jogada é você marcar as reuniões uns 30 minutos mais tarde da hora que você vai, Ex: Marque a runião para as 15:30, mas esteja lá às 15h em ponto. Isso mostra que você de fato está compromissado com ele e é pontual. Além do mais, imprevistos acontecem, e você terá sempre um crédito no horário.

Receber pagamentos

04.jpg

Não importa se você cobra por hora ou tem uma tabela de preços, o ideal é que, assim que você fechar o orçamento com o cliente, coloque no contrato que você deve receber a primeira metade do pagamento antes de começar a desenvolver o projeto. Esse tipo de procedimento nos ajuda a não tomar muito prejuízo no caso de desistência do cliente durante o projeto.

Espero que esse post ajude vocês, são coisas que eu observo no meu dia-a-dia como freelancer e acho que são importantes essas ponderações.

Até a próxima!

Seja Freela #6: Atendendo o cliente is a post from: Choco la Design

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...