Jvchequer 63 Postado Maio 31, 2010 Share Postado Maio 31, 2010 Tudo começou com uma simples capa de CD para sua Banda, e hoje Gustavo Sazes é um dos maiores designers que eu conheço, com seu próprio estilo e criatividade a mais de 10 anos Gustavo esta neste universo abstrato, você pode conhecer o portifólio dessa fera em http://www.abstrata.net/ , lá você encontra, logo, website, myspace, capas de cds/dvds e muita coisa legal! Vamos ver um pouco de seu trabalho e ver o que rolou na entrevista. Comunicando que semana que vem vai rolar uma entrevista com o ilustrador Maurício Massami http://www.mauriciomassami.blogspot.com/ o pessoal que quiser fazer alguma pergunta em especial mande por twitter @alexgiroto com a tag #timdsg ou me envie um email com a questão: girottoalex@gmail.com 1- Bom Gustavo, o conversando com gente grande é uma coluna que busca mostrar ao pessoal que esta começando que profissionais como você também tiveram um começo. Como foi realmente que as coisas passaram a acontecer em sua carreira de design gráfico? Já fazem uns bons 10 anos desde que sequer pensei em fazer uma capa de demotape, que aliás era pra minha banda. Essa foi a semente plantada. Dái pra frente eu me interessei muito pelo processo criativo, pelas capas do artistas que eu gostava [e ate dos que eu não gostava] e aos poucos fui começando a fazer capas pra mim mesmo. O tempo passou, e eu passei a fazer capas pra amigos, pra bandas de amigos de amigos, e assim foi indo ate começar a ganhar uma grana. Hoje aqui estou com mais de 2000 trabalhos publicados em mais de 30 países. Sinto-me abençoado por poder trabalhar com arte. 2- Além do seu trabalho de design gráfico voltado ao universo abstrato, você trabalha em outra áreas (Web, Vídeo) ? Sim eu também trabalho com fazendo toda linha de merchandise, cenários de palco, websites, e.cards, myspaces e tudo relacionado ao material promocional dos meus clientes. No entanto tenho total preferência pelo material impresso. Como sempre digo: ‘’ sites mudam todo mês, capas são eternas’’. 3 – Como você titula ou define seu estilo ? Sinceramente não acho q eu tenho um estilo muito definido. Pela variedade de clientes e estilos com que trabalho acabei por desenvolver muitas ‘’facetas’’ da minha assinatura artística. Aantes de mais nada eu não me considero designer. Eposso até fazer um bom design, mas estou longe de ser um. Meu trabalho é muito pessoal, artístico, sou levado pelas minhas inspirações, pelo meu feeling, pelo que eu escuto, vejo. Seu pudesse me considerar um artista plástico digital…essa seria a melhor definição. 4 – Basta ver mais de 5 trabalhos teus para que possamos ver que você é um profissional bem criativo e inovador. De onde vem tanta criatividade e inovação? Vem de todo lugar, em todas as letras, todos os sons e cores que eu puder experimentar. 5 – Qual seu ramo de atuação no mercado atual? E quem são seus principais clientes? Basicamente meu trabalho é 90% voltado pro mercado musical mundial, sejam artistas, bandas, gravadoras, revistas, pequenos selos ou marcas de instrumentos no Brasil e principalmente no exterior. Minha lista de clientes é extensa e conta com nomes como: Arch Enemy, God Forbid, Angra, Firewind, Kamelot, Dr.sin, Old Man’s Child, Spiritual Beggars, Krisiun, Lauren Harris, Oficina G3, Nightrage, Manowar, Musica Diablo, Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Guitar Player, Modern Drummer, Roberto Carlos, Jota Quest, NXZero, Zezé di Camargo e Luciano, Victor e Leo, Adriana Cacanhotto, Sony Music, Nuclear Blast, Century Media, Warner Scandinavia, etc ,etc. 6 – Ao pessoal que assim como eu, admira seu trabalho! Qual a dica para evoluir e desenvolver projetos nesta sua área? Não tem receita de bolo. Você tem q fazer bons trabalhos, boas escolhas, saber dizer SIM e principalmente dizer NÃO. Cumpra suas metas e compromissos. Como em qualquer área você tem concorrência e deve aprender a viver com isso. Sempre tenha em mente que você não poderá fazer todas as capas de todas as bandas de todos os estilos do mundo. 7 – Você compra a maioria das imagens, packs, brushes e outros recursos ou você mesmo desenvolve? Compro, produzo minhas fotos, pago alguém pra produzir, ou ate me arrisco a desenhar algo. Com brushes eu mesmo faço os meus, não tem muito mistério, a não ser pelo fato de eu não usar brushes pra ‘’carimbar’’ ou pra ‘’pintar’’…eu as uso somente pra ‘’apagar’’. Aborracha é minha eterna e fiel companheira de todas as horas. Por opção pessoa prefiro trabalhar com material 100% exclusivo meu, mas isso nem sempre é possível ou viável financeiramente. Tudo depende do orçamento e também do conceito de cada projeto. 8 – Você ainda estuda? Fez faculdade de artes ou aprendeu tudo sozinho ? Cada novo trabalho é um desafio a ser superado. Eu nunca subestimo uma arte , seu conceito e desenvolvimento. Cada trabalho me faz aprender algo novo, desenvolver uma outra ótica sobre um assunto X ou Y, uma nova forma de aplicar uma cor, etc. Minha formação não tem nada haver com artes. Passei minha vida estudando línguas, ciências sociais, músicas, passei por varias faculdades. Meu lado artístico foi desenvolvido com muita observação, paciência, muitas tentativas frustadas e muito experimentalismo. 9 – Atraz de você esta uma grande quantidade de seguidores… Algo a dizer a eles? Tenham paciência, estudem. Busquem sua linguagem acima de tudo. Inspiração é legal e necessário quando começamos, mas tente sempre buscar o seu toque pessoal . 10 – Quem quer conhecer melhor seu trabalho ou te contratar deve fazer o que ? Basta acessar www.abstrata.net . La você pode encontrar os meus mais recentes trabalhos nas mais variadas áreas. Quem quiser me contatar é só buscar pelo email do meu atendimento aqui no Brasil. View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados