Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Remake – cartão “Salão da Ritaâ€�

Jvchequer

Posts Recomendados

imagebutton.gif?url=http%3A%2F%2Fdesign.blog.br%2Fdesign-grafico%2Fremake-cartao-salao-da-rita&source=design_blog&style=normal&service=bit.ly

Como qualquer designer, vejo muitos projetos gráficos que me deixam com frio na espinha. Pensando nisto, resolvi começar uma série de artigos onde dou minha opinião profissional referente a alguns projetos que vejo e ofereço uma solução alternativa.

Pra começar, vou usar o cartão de visitas da minha cabeleireira – que corta meu cabelo desde que tinha 15 anos de idade. O cartão dela é impresso em papel sulfite de gramatura maior, é cheio de informações redundantes e sequer obedece a um princípio do design.

Ei-lo:

wwdd-feio.jpgEndereço e telefone fictícios - Reprodução

Antes, um pouco do background deste salão:

O Salão da Rita fica em um pequeno município da cidade de Curitiba – PR. De quase 19 mil habitantes, este Salão é o mais antigo da pequena cidade. No entanto, ainda é um salão simples onde a própria dona é a única cabeleireira que trabalha lá, além de mais uma colega que cuida da parte de estética.

Um pequeno estabelecimento familiar que atende às necessidades simples do povo de interior simples. Não há nenhuma pompa como os grandes salões da cidade, pois não há mercado para isto lá. Portanto, o Salão não possui uma identidade visual fixa.

O cartão

Há informação demais nele. Qualquer salão oferece serviços de corte e penteado, além de serviços de estética. Além do mais, todos trabalham com hora marcada além de horário livre – não conheço nenhum salão (e nem minha esposa, já que ela já foi para mais salões na vida do que eu) que não trabalhe com hora marcada.

Pra completar os problemas, ainda há aquela foto de uma mulher (provavelmente alguma imagem pega do Google Images), além do uso de pelo menos 4 fontes diferentes. Área de respiro? Há. Tá brincando, né?

O remake

Primeiro, eliminar informações. “Cortes, penteados, depilação, maquiagem, limpeza de pele manicure e pedicure (sem separação mesmo), unha personalizada” pode ser substituído por “cabelo e estética” (de acordo com minha esposa). Qualquer um que faça limpeza de pele, manicure ou pedicure sabe que isto se encaixa na área de estética. O “Atendemos com hora marcada” também é desnecessário – serve só para preencher espaço.

Outra coisa que pode ser eliminada é o ícone de telefone. O motivo é simples: eliminação de redundância. Digitar “http://” na frente de um endereço web já não é mais necessário – e 90% dos sites não requerem o “www” na frente. Um set de 8 números, separados no meio por um hífen e com destaque, subentende-se que é um telefone.

Com isto dito, temos agora o nome do local, o que é feito lá, o telefone e a localização. Sim, foto de mulher aleatória também foi removida. Agora para a identidade visual.

O logotipo é muito pesado para algo tradicionalmente de toque delicado. Uma fonte mais caligráfica ou até mesmo uma sem serifa mais leve já serve melhor ao propósito.

Ah, e a quantidade de fontes também pode ser facilmente reduzida. Escolhi a fonte “English” para o logotipo e “Calibri” para o restante do texto. Após posicionar tudo metódicamente, alinhar o texto todo e colocar um pequeno detalhe apenas para dar ênfase ao nome do Salão e telefone, estamos prontos:

wwdd-bom.jpg

Sim, poderia ter feito bem mais mas vamos levar em conta que, 1) o local óbviamente não se importa muito com design, ou seja, não tem muito a investir; 2) o mesmo vale para a impressão – uma cor só em papel sulfite de gramatura maior? De fato, não é um lugar que pretende gastar muito.

Assim, o cartão ficou um pouco mais profissional e apresentável, sem se tornar “arteiro” demais e sub-comunicar.

Vamos fazer um teste: como você teria feito este cartão?

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=WH1-RjfqAmw:EWZFy7ersNE:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>WH1-RjfqAmw

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...