Jvchequer 63 Postado Maio 24, 2010 Share Postado Maio 24, 2010 Depois de um longo tempo sem posts relacionados ao conversando com gente grande, venho aqui hoje entrevistar Domicio Neto. Especialista em Marketing Digital ou SEM (Search Engine Marketing) – SEO (Search Engine Marketing) – SMM (Social Media Marketing) e atualmente é Presidente Conselheiro da Versa Comunicação e Especialista em SMM e SEO na IWS – Intelligent Web Solutions. O que te chamou tanta atenção para entrar no universo de tantas siglas como SEO, SMM, SEM? Tenho uma certa atração por desafios e pelo desconhecido. Todas essas siglas, SEO, SEM, SMM (…) só estão começando a serem realmente conhecidas agora e pouca gente sabe sobre elas e principalmente, sabe como fazer um trabalho profissional. Hoje, no Brasil, praticamente não existe um curso sobre isso e não existe ainda uma faculdade com um curso para esse assunto de SEO, SEM e SMM, fazendo com que os poucos profissionais que temos hoje no mercado brasileiro acabem se destacando de maneira mais rápida e fácil do que em outras áreas. Porém junto com esse desafio vem a dedicação,pois, não encontramos em um só lugar todos os assuntos do qual temos interesse, a maioria é em inglês e requer muita organização própria para que se administre o tempo entre trabalho e estudos. Qual a importância dos serviços qual você se especializou para o mercado competitivo e o cliente que lhe contrata? Se te perguntasse qual a importância da publicidade o que você me diria? Provavelmente que a publicidade serve para influenciar as pessoas na hora da compra, consumindo muitas vezes o que elas não precisam. Quando o assunto é SEM (link patrocinado (PPC), SEO…), a importância é estar sempre fácil de ser achado, bem posicionado nos sistemas de busca para que os clientes te achem ao efetuarem uma busca relacionado as palavras-chaves que envolvem o ramo que atua. Em relação a SMM (Social Media Marketing), é a mudança do modo que se ver a publicidade. Antes era a empresa que ditava o ritmo das compras e o que o cliente iria comprar ou não. Agora é o cliente que dita as regras do jogo. As mídias sociais estão abertas para todas as empresas ouvirem os seus consumidores, seja crítica ou elogio, o que importa é saber idar com esse novo consumidor 2.0. Qual o maior erro que webdesigns e desenvolvedores web cometem ao criar e desenvolver um site? Qual sua dica para que essa gama de erros se diminua? O principal erro na verdade é achar que todo usuário é igual a você. Todo usuário tem sua forma única de agir, de pensar e de interpretar o layout do site. Acredito que usabilidade é o principal erro do webdesigner enquanto isso, o desenvolvedor sempre quer simplificar todo o site, achando que muita coisa criada pelo webdesigner é desnecessário. O meio termo seria o ideal, mas se alguém quiser ler um pouco mais sobre Usabilidade tem o livro “Não Me Faça Pensar†do Steve Krug que é muito bom e altamente recomendado. Na sua opnião, o que seria melhor para quem trabalha com web. Curso SEO ou consultoria? Hoje em dia, a melhor forma de se trabalhar com grande empresas é através de consultoria, pois, a maioria delas possuem um setor próprio de TI. Curso de SEO é bom para ganhar dinheiro e disseminar o conteúdo, mas para trabalhar realmente, a melhor forma é consultoria. Qual o elemento SEO mais importante? Acredito que o elemento mais importante para SEO é conteúdo. Não estou falando que é o mais importante para fator de rankeamento mas sim que com conteúdo bom você consegue outros fatores importantes como link building, ou link para o seu site que esse sim, é um fator muito importante para o rankeamento. Em um conteúdo realmente bom também tem a preocupação com as keywords (palavras-chaves) espalhadas pelo texto que continuam importantes porém menos importantes que os links para o seu site ou artigo. Para o pessoal que pensa em se especializar como você, quanto vale ou como calcular por estes serviços? Esse serviço em relação a preço é bem variável. Depende do que precisa ser feito no site, pois, podemos fazer alterações de SEO que vão desde o layout do site até a sua estrutura interna no banco de dados. Dessa forma torna-se complicado dizer quanto vale devido a sua extrema flexibilidade, mas a melhor forma de se qualquer o custo é baseado na hora/homem que será utilizado para a consultoria. Qual sua dica para quem quer “fazer seu próprio marketing” na internet? Quais mídias sociais freqüentar e o como se comportar? Isso é o que eu chamo de imarketing, ou marketing próprio como você falou. Primeiro você tem que ser você mesmo, não adianta você criar um personagem que irá atuar nas redes, pois, as pessoas irão ver que na realidade você não é nada daquilo. Segundo você tem que tomar cuidado com o que fala no Twitter. Nunca reclame do seu chefe, nunca diga que você fez alguma besteira na festa com os amigos na noite anterior, porque isso será muito mal visto por todas as empresas. Outra dica são as comunidades no Orkut do tipo “odeio acordar cedoâ€, “odeio meu chefeâ€, “odeio meu trabalhoâ€(…), essas comunidades com “odeio†sempre são muito perigosas de se frequentar, pois, na empresa que eu trabalho, já fizemos seleção para contratar e um dos critérios foi exatamente olhar todas as redes que a pessoa encontrava-se presente para ver o perfil dela. Algumas redes, quando bem utilizadas, são ótimas ferramentas de imarketing como: Twitter, FormSpring, Facebook e LinkedIn. Mas cuidado, qualquer vacilo poderá custar o seu emprego. Saindo um pouco de social mídia, aconselho a todos fazerem um blog e colocar todo o seu conhecimento nele, com certeza é uma ótima ferramenta que te trará muita visibilidade no mercado, além de ser, quando otimizado, ótimo para SEO. Falando sobre profissionalismo, conte-nos um pouco sobre sua carreira profissional. Novidades para o blog? Novas Palestras? O blog anda em crescimento, cada vez mais focado em SEO e com posts mais específicos da área. Devido a isso agora os posts demoram mais de saírem porém tive um ótimo feedback por parte dos leitores. As palestras ainda estamos vendo algumas coisas para o mercado de Salvador mas nada firmado ainda. Alguns projetos também para alguns cursos de SEO mas por enquanto ainda nos bastidores. Você tem algum comentário a dizer sobre a Google? Ela realmente dominara o mundo? (rs) Ah… o Google! Sem ele não estaria aqui hoje na verdade, pois, ele mudou o modo de se pensar pesquisa, tanto no mundo online quanto no mundo offline. Ele simplesmente mudou a cultura do século XXI. Se ele vai realmente dominar o mundo eu não sei lhe dizer mas tem um livro muito bom, o Numerati, que fala sobre o controle que os buscadores em geral terão sobre as pessoas na internet devido as combinações que eles conseguirão montar com as palavras que você busca, ou seja, você só seria atingido na internet por aquilo que realmente lhe interessa e não correria mais o risco de por exemplo, eu que sou homem, ser atingido por uma propaganda de calcinha se eu nunca pesquisei ou tive intenção de comprar um calcinha para a esposa, por exemplo. Semana passada o Google lançou o Google TV, então não podemos pensar nele só como um buscador, visto que, ele usará todo o seu banco de dados do perfil dos usuários na TV também. Acredito que o Google irá, no futuro, vender na TV a propaganda mais cara do mundo, pois você poderá segmentar qual o perfil do público que irá ser atingido por aquela mídia. Acredita mesmo que o Orkut sobrevivera até final de 2012? Muita gente diz que nem o mundo vai sobreviver até o final de 2012, quem sou eu para prever se o Orkut vai funcionar neh? (rs) O Orkut tem um público muito forte tanto no Brasil quanto na Índia e com o crescimento da classe C e D na internet, o Orkut volta a ganhar força, visto que, o Facebook é voltado para a classe A e B. Sendo assim, acredito que ao contrário do que muitas acham, o Orkut ainda irá crescer mais do que é hoje e irá atingir números de usuários cada vez maiores. Deixe algumas dicas para nossos leitores sobre fontes de estudo sobre o assunto. Blogs, Livros ou Artigos. Pelo visto alguns livros acabei falando antes da hora (rs). Como já citei tem o livro “Numerati†que fala sobre como os códigos binários mais o perfil do usuário construído através das buscas realizadas na internet irá alterar nosso modo de ver a publicidade hoje em dia. O outro que já citei sobre usabilidade, muito rápido e fácil de ler, o “Não me faça pensar†e mais dois da Editora Novatec, “A Arte de SEO†que é referência na área e o “Guerreiro SEOâ€, ambos focados em SEO. Para quem estar começando no ramo do SEO agora, tem o livro da Martha Gabriel, “SEO e SEM, Dominando o marketing de busca†que da uma noção geral para quem quiser ler sobre o tema e entender o significado de todas essas siglas de forma mais específica e detalhada. Sobre os blogs, tem o da MestreSEO com muitas dicas para quem é da área. Tem também o podcast do Doc Luz, da DM9DDB, o SearchCast que também conta com o Cassiano, Flávio Raimundo, Pelati e Fábio Ricotta, todos referências na área e podem ser seguidos no Twitter. Fora isso tem os blogs em inglês, o Search Engine Land, o Mashable (mais voltado para SMM), o Emarketer (voltado para dados sobre marketing online) e o SEOmoz (voltado para SEO). Todas são ótimas referências e não devem deixar de lê-los. Interessados por seu trabalho podem entrar em contato através ? Pode ser através do meu blog especializado em SEO, ou também via e-mail direto domicio@domicioneto.com Meu twitter também está aberto para contato e lá as pessoas também podem tirar dúvidas que venham a surgir sobre SEO e SMM, o @DomicioNeto. Obrigado pela oportunidade da entrevista, espero que os usuários gostem e qualquer dúvida, estou à disposição. View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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