Jvchequer 63 Postado Maio 20, 2010 Share Postado Maio 20, 2010 Muitos sabem da minha start-up, o xCakeBlogs – uma empresa de desenvolvimento de blogs em Wordpress. Tivemos vários projetos interessantes e desafiantes. Este, é um dos mais atuais. Mas, calma! Antes de mais nada, não pense que este é um post do tipo “publieditorial” ou algo assim. Não tô aqui para vender meu peixe, e sim para usar um caso real para ensinar algo Agora, vamos falar um pouco sobre o caso: Sobre o “Dicas de Fotografia” O Dicas de Fotografia é um blog criado e mantido pela mesma mulher que é casada e que sustenta o xCakeBlogs comigo: a Claudia Regina. O objetivo do blog é dar dicas para iniciantes e amantes de fotografia. Com mais de 1.500 assinantes de feed, 700 seguidores no Google Friend Connect, média de 2.500 visitas únicas diárias e 2.600 seguidores no Twitter oficial, o Dicas tem um público bem fiel e participativo. Os problemas Quase 60% das novas visitas vem do Google e a taxa de rejeição (“bounce rate“) é alta – em torno de 50%. O que significa que muitas pessoas que vem do Google procurando por algo não continuam no blog (lêem o artigo e fecham a janela). Como que é possível fidelizar estes visitantes (conhecidos como “paraquedistas”)? Como que podemos mantê-las mais tempo no blog? Muitos blogs preferem usar banners grandes, gritando “assine meu feed!” assim que o usuário acessa o site – chegando até a atrapalhar na leitura do artigo. Essa é uma prática nada boa a longo prazo. Pedir para alguém assinar o feed antes dela poder visualizar o conteúdo (que pode até não ser o que ela procura) pode lhe render muitos assinantes por um curto período, que cancelam a assinatura do RSS eventualmente por ser de conteúdo que não lhe interessa. Mas como fazer com que os paraquedistas fiquem mais tempo no site, afim de explorá-lo e quem sabe até virar um usuário fiel? A solução A solução encontrada foi de redesenhar todo o blog. Uma rápida pesquisa mostra que a palavra-chave de entrada mais usada (palavra-chave que é procurada em um sistema de busca como o Google e que redireciona ao blog) é “dicas de fotografia”, que direciona à pagina inicial. Logo, a página inicial precisa receber maior atenção afim de que prenda a atenção do usuário para que ele explore mais. Layout anterior do Dicas de Fotografia - Página inicial Entre as alterações, as mais notáveis são: Novo menu Antes, existia apenas um menu que levava a página inicial, de arquivos, contato ou sobre. Mais e se a pessoa quiser ver algum artigo específico sobre um assunto? O problema foi resolvido passando este menu tradicional para o topo da página e inserindo um novo com as categorias (“Fotografia”, “Equipamentos”, “Edição”, etc). Novo menu Últimos artigos separados por categoria. Esta alteração foi feita pois muita gente tem mais interesse em uma área do que nas outras. Quem ainda precisa comprar uma câmera ou já sabe tirar fotos mas quer focar nos equipamentos, existe uma categoria específica para isto. Quem ainda não sabe tirar ou quer aprender novas técnicas, também. E por aí vai. Além disto, há uma chamada para o último artigo adicionado e uma breve explicação sobre cada categoria. Últimos artigos por categoria Banner com artigos em destaque / mais populares Um banner em JQuery com imagens rotativas dos artigos mais populares com uma chamada com parte do texto do artigo. Outros links Por último, mas não menos importante, links para o Click Podcast (votado como melhor podcast de fotografia pelo juri popular no Prêmio Podcast 2009), Twitter e para os vídeo-tutoriais. Layout final O layout final, ficou assim: Resultados O novo layout foi colocado no ar no dia 1 de Maio. No dia seguinte, em pleno domingo, a diferença ficou visível: os pageviews (páginas visualizadas) triplicaram e a taxa de rejeição foi ao chão. Gráficos falam melhor que palavras: Quantidade de visualizações de páginas Qtde de páginas acessadas por cada visitante Taxa de rejeição Conclusão Algumas mudanças menores podem fazer uma grande diferença em sites. Ainda mais se estas mudanças forem planejadas para otimizar alguma falha que exista. No caso do Dicas de Fotografia, foi feito justamente isto: encontramos o problema e através do design, resolvemos ele sem prejudicar a acessibilidade e usabilidade dele. Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes. . Artigos relacionados Hierarquia visual de elementos Design Blog Podcast – Episódio 02 Tipografia na web – parte 1 Coisas para se pensar… Cantos arredondados para qualquer navegador </img> </img> </img> View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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