Ir para conteúdo

[Time Dsg] O Termo Logomarca é certo ou errado?


Jvchequer

Posts Recomendados

Untitled-31.jpg

 

 

Desmistificando o Termo Logomarca

Eu sempre ouvi as pessoas falarem, “logomarca pra cá, logomarca pra láâ€, mas nunca me incomodei com isso, por que tinha plena convicção do erro e de minhas sutis retificações. Porém depois que foi levantado à polêmica da “Logomarca†no concurso da Embrapa 2010 pelo site designgrafico, escutei além da conta a frase: “Viu, logomarca está certo!â€

 

Embora existam professores de design renomados que afirmam que logomarca é uma boa escolha e não está errado, por que é amplamente utilizado por profissionais de marketing, cujas publicações são traduções que utilizam neologismo, estabelecendo um padrão para autores nacionais da área de marketing, cujo argumento nas publicações é: “Logomarca é a soma de símbolo e logotipoâ€, eu prefiro ficar com o tradicionalismo de caras do cacife de Wolner, Strunck e outros.  Até por que as especificações vão contra as normas estabelecidas pelo INPI.

 

Então, Logomarca, está certo ou errado? Sob meu olhar tradicionalista da coisa, está completamente errado. Por que não se pode tornar correto o termo apenas por ele ser amplamente empregado. Seria justificar um erro com um neologismo.

 

Logomarca, um erro

 

Muito utilizado principalmente por publicitários e marketeiros, este termo tem se difundido também entre os profissionais do design para se referir ao logotipo. Muita gente diz que está errado, outros dizem que está correto, alguns defendem o neologismo, outros afirmam que é uma aberração, mas só a pesquisa nos trará luz à questão.

 

Logomarca como neologismo

 

Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome velho. Para que a “logomarca” seja um neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que “logomarca” é um termo novo, mas isso não significa que seja correto empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode ser um termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto. A menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é o caso da logomarca, desde que este termo é utilizado para um único tipo de objeto e significado. Então, não podemos aceitar o termo logomarca simplesmente por ser um neologismo.

 

Sentido etimológico do termo

 

O termo logomarca é formado pela união de “Logo” e “Marca”.

 

Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço ainda o conceito de Logos dizendo que o termo “palavra” puro e simples no grego é Lexi.

 

Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para falar sobre um Logotipo.

 

Por

 

<p style="text-align: right;">

 

 

 

Então, o que compõe o certo?

Retirado-do-“Manual-da-Marca-da-Eletrobrasâ€-página-4.jpg

 

<p style="text-align: center;">*clique na imagem para ampliá-la*Logotipo:

 

Ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.

 

Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.

 

Símbolo:

 

É nesse sentido significa um dos elementos de identidade visual que pode fazer parte de uma marca. Ele pode ser abstrato ou figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.

 

O símbolo em identidade visual é desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações distintas. Estas associações geralmente são feitas com a ajuda da propaganda, que através da sua ação bem sucedida, ajuda a relacionar corretamente diversos significados a um determinado símbolo.

 

Marca:

 

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

 

 

Conclusão:

Primar pelo termo correto sempre, seja detro ou fora da profissão. Pois somos profissionais de um ramo novo que já sofre bastante com as confusões feitas pela sociedade. Então quando se referir a esse ramo de atividade do design tão importante, seja coerente, e prime pelo correto sempre.

 

Um abraço de seu amigo, Felipe Vauxhall

 

 

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...