Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Tipografia na web – parte 2

Jvchequer

Posts Recomendados

imagebutton.gif?url=http%3A%2F%2Fdesign.blog.br%2Fweb-design%2Ftipografia-na-web-parte-2&source=design_blog&style=normal&service=bit.ly

Depois de falar um pouco neste artigo sobre os melhores métodos para usar as fontes que você quer na internet, agora quero dar algumas dicas para deixar seu site mais agradável de se ler. Tipografia é um assunto complexo, tem tantos detalhes que eu poderia ficar um mês aqui escrevendo e mesmo assim não cobriria todos os aspectos.

Então, vou compartilhar algumas coisas que eu tenho usado ultimamente em alguns trabalhos.

Que fontes usar?

Antes de começar a falar como escolher as fontes para seu site eu gostaria de compartilhar uma experiência pessoal. Eu gosto tanto de tipografia por um simples motivo. Eu já fiz coisas horríveis no passado. Na época em que o auge do webdesign eram os frames eu tentava fazer alguns sites com uma cara mais profissional e achava que só testando fontes no dreamweaver era o suficiente. E mais… algumas vezes eu ia apenas adicionando fontes novas como se não houvesse amanhã.

3147276610_d00f09687c_b.jpg

Bem, não preciso explicar por que o resultado era sempre um lixo. Muita gente consegue trabalhar apenas “sentindo” que fonte colocar. Bem… eu não. Para fazer um bom uso de tipografia eu prefiro ser mais “racional”. Ter um bom motivo pra cada família que eu escolho já é um bom começo. E se conseguir extender o conceito do site à tipografia você já fez a maior parte do trabalho.

Além disso, a não ser que você tenha um ótimo motivo, use no máximo duas famílias diferentes no seu projeto. Eu já percebi na prática porque um site com várias fontes diferentes é uma das coisas mais feias da internet.

O Grid

Eu sei que há toda uma discussão para entender se usar grid liberta ou aprisiona a criação do site, mas again… na minha experiência pessoal… usar grids só trouxe benefícios.

Primeiro porque é mais fácil de codificar. Se desde o trabalho no photoshop vc já tem as medidas, é mais prático na hora de montar o CSS. E Segundo porque é agradavel aos olhos. É uma maneira de manter o site equilibrado visualmente sem ficar experimentando muito. Me deixa com mais tempo livre para pensar nas cores, por exemplo.

3077155369_94def02af9_o.pngThe Grid System: Uma das melhores fontes de informação sobre grids na internet.

Para criação, recomendo o 960 grid system. Apenas, baixe o template do photoshop aqui e divirta-se. Um outro bom site com diversos grids é o thegridsystem.

O Pixel

E depois do grid, a consequencia é o pixel. Digo isso porque muita gente ainda fica horrorizada de pensar num layout web em pixels. Num passado não muito distante eram usados ems para definir tamanhos de fontes e caixas afim de que navegadores incompetentes não quebrassem o layout quando alguém desse zoom na página.

Bom, esses navegadores morreram e trabalhar com pixels é muito mais fácil agora. As medidas são exatas e você não precisa ficar pensando em proporções.

Num próximo artigo eu vou falar do que o CSS3 tem de bom e ruim para uma tipografia decente na web.

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=cu8Jwnz3Z68:vMpiapM7IBs:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img> cu8Jwnz3Z68

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...