Ir para conteúdo

Aulas De Mapping Part.2


Bruno1177

Posts Recomendados

RPG em suas Hunt’s, Quest’s e City’s

 

RPG: O RPG, para o mapping, se trata do enredo do qual um mapa tem. Qualquer mapa tem um RPG, entretanto, é preciso melhora-lo para que o player se sinta mais envolvido e fique por mais tempo no jogo, cada vez descobrindo mais aventuras que te dão a vontade de sempre ir mais.

Hoje em dia os mapper’s não estão utilizando mais os antigos RPG’s aqueles que envolvem o jogador enfrentar muitas aventuras, eles estão fazendo por uma parte Beleza e outra parte Jogo.

 

RPG nas Hunt’s

 

Há três tipos de RPG no mapping:

 

(1º) Ciclico: É o mapa que é o inicio e o fim de sua Hunt, é quando você tem um caminho que te leva ao fim, mas para voltar terá que ser o mesmo caminho percorrido.

 

rpgciclico.png

 

(2º) Reto: Leva-te a algum fim diferente.

 

rpgreto.png

 

(3º) Área: Esse não tem inicio nem fim, mas ele pode ser reto dependendo do RPG

utilizado.

 

rpgarea.png

 

 

Em um mapa se pode ter mais de um tipo de Rpg, as vezes um mapa que não parece ter um tipo certo de RPG, mas na verdade é uma mistura, principalmente, quando está criando uma cave, que tenha vários andares e cada andar tem seu tipo de RPG, por isso é preciso levar em conta cada área do mapa, se elas estão divididas, cada uma é um tipo.

 

Como ter um mapa com Bom RPG em uma Hunt

 

O RPG reto, o que é o mais usado para quest’s, você precisa ter inicio, meio e fim. No RPG cíclico que é usado dependendo da situação, você precisa ter começo e meio. No RPG de área que é usado principalmente em hunt’s, por causa de seu espaço ser maior, possibilitando o melhor desempenho para caçadas.

Para criar um mapa bom em RPG, depende da disposição de entradas e saídas do mapa, um mapa com muitas entradas e poucas saídas não irá funcionar certo, pois muitos jogadores querem entrar, enquanto, poucos poderão sair e o contrario também não daria certo, então o mapa terá que ser com um número médio de entradas e saídas.

 

RPG nas City’s

 

O RPG influencia nas cidades, com a posição de casas, lojas, templos, depots, ruas, na colocação de árvores, pedras, arbustos, entre outros, nos vilarejos com bichos fracos, bem perto da cidade, colocação de bueiros na cidade, com bichos mais fracos ainda que nos vilarejos.

Para um bom RPG nas cidades, há algumas posições que seriam o mais certo, como o templo com uma distancia mediana do depot, o depot á uma pequena distancia das lojas, a nature deve ser baixa na maior parte da cidade, principalmente na zona que os player’s mais ficarão, e mais altas aonde os player’s não irão muito, o que possibilitam de esconder alguma entrada para cave’s.

As ruas devem ser feitas de acordo com o numero de casas, prédios, lojas entre outros, ruas médias, de mais ou menos 4~6 sqm de largura ficam bonitas, deixando casas bem próximas umas das outras, faça a cidade com vários ground’s também, como o de grama, de terra, stone, etc; claro que sempre use os ground's combinando com o estilo da cidade.

Na cidade é sempre necessário alguns bueiros para players de níveis baixos, no mínimo duas entradas e duas saídas se a cidade for de tamanho médio. Os vilarejos devem ser fora dos portões e cercados da cidade, onde seriam legais algumas entradas e saídas de cave’s, alguns povoados abandonados, alguns povoados habitados ainda por bichos um pouco mais fortes que os dos bueiros da cidade.

A nature fora da cidade deve ser maior e mais fechada, deve sempre ter caminhos de terra ou de pedras para os players acharem algum local novo. Montanhas seriam com entradas para cave’s, pontes por cima de rios, casas abandonadas, a nature também deve conter muitas pedrinhas e pedras medias, podendo até conter algumas pedras maiores; tufos de gramas; arbustos pequenos; arbustos com comida entre outros, sem esquecer-se de fazer várias florestas com árvores grandes.

 

Nature Mal Detalhada

naturemaldetalhada.png

 

Nature Bem Detalhada

naturebemdetalhada.png

 

 

RPG em Quest’s

 

Usamos o geralmente RPG reto, que precisa ter inicio, meio e fim para as quests. Nunca coloque Addons baratos como um de 5k e outro de 10k, se você quer um Server sério, coloque sempre de itens raros, alguma quest bem complexa ou então coloque como o global, para catar tantos itens para tal addon, para o player que obtiver o tal addon ser respeitado. Não faça suas quest’s lotadas de bichos, ainda mais bichos como os Bosses, pois ficará feia e quase impossível de se fazer.

Faça quests com a recompensa, dependendo dos bichos e aventuras que o player terá que enfrentar, não vai colocar uma quest de DSM (Dragon Scale Mail) sendo que o player terá que matar apenas Amazons. Algumas dicas de como fazer quest’s são de: Fazer quest’s bem complexas, que tem que falar com alguns npc’s, ou então faça com que alguma quest precise de uma Key para abrir a porta e pegar sua recompensa, faça quest’s bem longas como a PoI ( Pits of Inferno), Inquisition, faça quests que você tenha que entrar em uma cave e a entrada da cave está embaixo de uma fogueira, escondida por uma arvore, ou então por pedras. Abuse de suas habilidades e sempre faça alguma "coisa" diferente, para chamar a atenção dos jogadores!

 

Exemplo de uma quest escondida, onde os círculos amarelos indicam onde a cave encontra-se.

 

questj.png

 

 

 

 

Espero fazer o Tutorial de Beleza e um de Jogo, que foi falado, no inicio desse Tópico.

Editado por BruMatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. :DPoderia ser um artigo

Sabia da existência desses tipos de caves, mas num sabia os nomes, nem sabia que tinha pra falar a verdade. :]

Vai da uma ajudada ai pros iniciantes que tão precisando de conselhos para o que fazer ou não nos mapas.

Continue ajudando o XTibia. ^^

 

:button_ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tutorial Brumatt.

Desculpe por não postar a minha parte antes, estava ocupado com provas, vou terminar e postar o mais cedo possível.

Pra quem não entendeu, é que esse tutorial era para ser postado por mim (Lopoi2) e pelo Brumatt, mas eu estava ocupado e não tive tempo de postar a introdução, e pelo jeito o BruMatt quis postar o dele antes.

 

Se você (Brumatt) ainda estiver interessado em deixar o seu tutorial junto dos outros, muda o nome do tutorial para Aulas de Mapping Part. 2, e o subtítulo para RPG em Mapping. Se não, me avise por MP. Mesmo assim irei postar minha parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Brund : Bom cara sua critica foi destrutiva, acredito que não é assim o melhor jeito de dizer que não ficou bom. E quem é você para ta falando que ficou ruim até hoje nao vi trabalho algum sobre mapping seu, então quando você chega ao nivel desse cara VAI DEMORA e postar algo melhor, nem assim você vai ter direito de falar assim pois sempre estaremos aprendendo com tudo. Então vai toma banho na casa da sogra.

 

Ao tutorial ficou muito criativo mostra bem como fazer e como detalhar, Parabéns REP+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@brund

Cara, eu tenho certeza que não postei em ShowOff, então não precisa avalhar meu mapa e sim no conteúdo que traz. Na hora que você fizer um tutorial me avise! Pelo menos eu tento ajudar a comunidade Ékstibiana! ;D

 

@roncon2904

Valeu ae cara.

 

@DJelayy

Opa. Que bom que gostou cara!

Editado por BruMatt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...