moskitinho 164 Postado Abril 16, 2010 Share Postado Abril 16, 2010 (editado) Opá pessoal, achei um texto bem legal na net sobre os designers gráficos e resolvi trazer pra vocês, já que a área aqui do forum esta crescendo e temos otimos profissionais (sim sim eu boto fé no potencial da galera aqui). Também mostra a questão da desvalorização do designer hoje em dia, porque se param você na rua e você diz que é designer já vem a linda frase 'hun você desenha então...' e quem trabalha com isso sabe que não é bem assim. Designer GráficoUm profissional além do desenho “Muitas pessoas confundem o profissional de Designer Gráfico com um desenhista ou um publicitário. Mas isso é decorrente da falta de conhecimento da profissão e é, de certa forma, compreensível diante de uma sociedade que ainda estabelece como ideais as profissões mais tradicionais”, diz a coordenadora do curso de Design Gráfico da UNIT, Cássia D’Antônio Rocha.Ela explica que o publicitário tem como objetivo a venda de um determinado produto ou marca, enquanto o designer pretende comunicar a identidade visual da mesma. “As empresas buscam o designer para conseguirem sua identidade coorporativa”, conta. Informática e inglêsSaber Informática é fundamental para quem deseja ingressar na áreaPara quem quer prestar vestibular para essa área, Cássia diz que é preciso, além de gostar de desenho, ter um espírito de pesquisador, já que cada projeto a ser realizado exige estudos diferenciados. Além disso, ter uma boa noção de Informática e língua inglesa, porque muitos programas ainda não estão disponíveis em Português. Áreas de trabalhoA área mais conhecida ainda é a de Designer Estratégico, na qual o objetivo maior é fornecer ao público uma coerência entre a empresa, o que ela tem a oferecer e seu público alvo. “Pra fazer o design de um consultório odontológico, o profissional não precisa, necessariamente, ser um dentista, mas deve estar ciente dos interesses das pessoas que irão procurar a empresa. É preciso conhecer um pouco de tudo e estudar mesmo” diz.Mas, segundo ela, o Design Social está em evidência. O trabalho consiste em fazer projetos que melhorem o bem estar da comunidade. “É uma forma de sair do mundo estratégico das empresas e estudar mais as necessidades da sociedade. Tem se trabalhado muito nessa área, em virtude das necessidades que a população tem de se fazer presente na própria sociedade”, explica. Onde cursarEm Aracaju, o curso é oferecido na Universidade Tiradentes nos turnos da manhã e tarde. São ofertadas, ao todo, 110 vagas semestrais e a duração do curso é de quatro anos. Durante o curso, os estudantes vêem disciplinas como Teorias da Comunicação, Tipografia, História da Arte e Teoria e Prática da Cor. MercadoO mercado de trabalho ainda não é um dos melhores em Sergipe, entretanto, Cássia informa que mais de 50% dos alunos graduados já estão empregados. “É importante lembrar que o curso ainda é bastante recente. A primeira turma se formou em 2002 e ainda vivemos um mercado incipiente”, afirma Cássia. Para recém formados, o salário vai de R$ 600 a R$ 800, podendo chegar a valores bem maiores a depender da empresa e do tempo de atuação. ConselhoPara quem quer seguir esta área, Cássia dá um conselho: “Explore, ao máximo, sua capacidade de querer ir sempre além do que se está acostumado. Explorar sua criatividade ainda é a melhor arma para conseguir um bom lugar no espaço que se quer”.Créditos:Jéssica VieiraCarla SousaFelipe Lotz (eu)E pra você que assim como eu trabalho ou faz suas assinaturas apenas pra forúms, participe da Twitter ListEks Design (com o acento da erro no twitter) e vamos conversar e trocar mais idéias se quiser dicas posso ajudar também @lipe_lotz . Editado Abril 10, 2015 por Krono Link das imagens offline Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Doidin 275 Postado Abril 16, 2010 Share Postado Abril 16, 2010 Cara adorei o tópico eu realmente não sabia o que realmente erá um "Designer Gráfico"... Parabéns pelo tópico e obrigado por trazer ao XTibia Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caverna 39 Postado Abril 16, 2010 Share Postado Abril 16, 2010 Gostei. Eu penso em fazer computação gráfica mais pra frente, foda que na minha região não tem (que eu saiba), ai fica fods. rsrs Traga mais notícias sobre o assunto. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gkaonicx72 20 Postado Abril 16, 2010 Share Postado Abril 16, 2010 Nossa cara gostei muito bom. Rep+, e já que o pessoal se interessou vou tentar trazer mais noticias sobre isso também. Abraços e continue assim. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados