Ir para conteúdo

Pixel Art

Posts Recomendados

Pixel Art

A Pixel Art se distingue de todas as outras formas de arte digital, pois é feita, manualmente (isto é, sem nenhum programa que o faça sozinho), editada pixel por pixel, até se chegar ao resultado pretendido.

Historia ->

O termo Pixel Art, foi publicado pela primeira vez, por Adele Goldberg e Robert Flegal, na época, da XEROX Palo Alto Research Center, 1982. Já o conceito de Pixel Art, remete á 10 anos antes, por Richard Shoup, da SuperPaint, em 1972.

Algumas artes manuais, tais como Ponto Cruz, Mosaico e Bordado de perolas, acarretam semelhanças com a Pixel Art, que também são “construídas” por pontos, coloridos ou não, que, assim que finalizados, transportam ao resultado final. Um conceito diferente de Pixel Art, também pode ser visto em Jogos.

Aplicações ->

A Pixel Art era muito utilizada em computadores mais antigos, e em consoles de vídeo-games, depois da “onda” de jogos 3D, o Pixel Art, perdeu muito de suas aplicações. Apesar disso, ainda existem muitas formas de aplicações para a Pixel Art, celulares são um exemplo, a baixa resolução, e a pouca memória, faz com que necessitem de layouts e jogos mais leves, no caso, feitos com Pixel Art, existem também empresas que utilizam dessa técnica para produzir anúncios. Os ícones do SO Microsoft Windows, também são feitos em Pixel Art, os SO KDE e Gnome, também utilizam dessa arte.

A Pixel Art moderna, por assim dizer, vem sendo resgatada, como uma reação “contra” a industria gráfica 3D, por amadores/profissionais, muitos entusiastas retrôs, consideram a Pixel Art, a era Renascentista da arte digital, e utilizam como uma forma de voltar para a era dourada da indústria gráfica, onde os gráficos, eram esteticamente mais agradáveis.

Categorias ->

A Pixel Art é dividida em duas subcategorias:

Isometrica - Normalmente vista em jogos, por providenciar uma visão 3D de objetos, tecnicamente, é um ângulo isometrico de 30 graus a partir da horizontal, mas isso é evitado, já que um desenho algoritimo não siga um padrão nítido. Para driblar esse problema, as linhas, com um "rácio" 1:2 pixels, são encolhidos, levando a um ângulo de aproximadamente 26,565565656 graus.

quadrado845.png

Não Isometrica - É tudo o que não se enquadra na subcategoria isometrica, tais como vista de cima, lateral, inferior e frontal, também chamados de pontos de vista Planometricos.

quadrado_a602.png

Armazenamento e Compressão ->

Preferencialmente armazenados em uma extensão de arquivo, que utilize da compressão de dados, sem perda da qualidade. .GIF e .PNG são dois formatos bastante usados para armazenar Pixel Art. .JPEG e .BPM são evitados, pois a perda de dados e qualidade interfere bastante.

Editado por Guilherme Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Niceee ;D Muitas coisas eu já sabia, mas algumas eu descubri só agora. Eu prefiro isométrico para MMORPGs como tibia (eu nao quis dizer que tibia é isométrico, pois nao é!), mas eu nao abandono o bom e velho 2d de super mario world :D

Editado por FlashMagician
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...