Ir para conteúdo

Rayzfox

Campones
  • Total de itens

    25
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Rayzfox recebeu reputação de gabrieldiasrosa em Tutorial De Htaccess!   
    Introdução:
    O htaccess é um arquivo cujo nome é .htaccess, como se fosse apenas identificado pela sua extensão (possui um ponto e a extensão). É um arquivo de configuração usado pelo servidor web Apache - e apenas pelo Apache. Como o Apache domina amplamente o ambiente web, vale a pena conhecer este arquivo e seu grande potencial.
    FUNÇÕES DO htaccess:
    A função mais conhecida do htaccess é a de possibilitar a apresentação de páginas personalizadas para o erro 404 (arquivo inexistente). A mais conhecida, mas apenas uma das muitas funções possíveis: proteger diretórios com senha, redirecionamento automático, alteração de extensões de arquivos, bloqueio de usuários com determinados endereços IP, autorização de IPs específicos, impedir listagem de diretórios, ativar SSI, usar páginas índice diferentes, adicionar tipos MIME, evitar o "hot linking" e outras.
     
    As principais funções do htaccess serão abordadas, explicando e exemplificando seu uso, como também apresentando suas limitações e perigos.
     
    EXEMPLOS DE CONFIGURAÇÃO:
    -Documento de erro:
    Para especificar seus próprios documentos de erro, tudo o que vocé precisa é adicionar o seguinte comando, em UMA LINHA, ao seu arquivo htaccess:
     
     
     
    Vocé pode usar os nomes que quiser para seus documentos de erro - para facilitar, recomendo que lembrem a função das mesmas - e colocá-los em qualquer diretório que seja acessível pela web através de uma URL. A primeira barra corresponde ao diretório raiz do site. Eu, pessoalmente, prefiro manté-los num diretório próprio para facilitar a manutenção e para poder controlar spiders indexando estas páginas através de um arquivo ROBOTS.TXT.
    Na hipótese de capturar todos os erros acima mencionados e direcionar o usuário para páginas específicas, o arquivo htaccess teria a seguinte configuração:
     
     
     
    -Proteção por senha:
    A primeira coisa a fazer é criar um arquivo chamado .htpasswd. A convenção do nome para este arquivo é a mesma do .htaccess. É como se fosse um arquivo sem nome com a extensão .htpasswd, ou seja, um ponto seguido de htpasswd.
     
    Este arquivo conterá o NOME e a SENHA ENCRIPTADA de todos os usuários que poderão ter acesso í area protegida. Por exemplo, o usuário com nome numaboa e senha numaboa pode ser registrado como uma das alternativas abaixo:
     
    CONFIGURANDO O ARQUIVO htaccess:
     
     
    Se quisermos que apenas os usuários explicitamente mencionados ou seja, apenas alguns da lista de senhas, possam acessar a área protegida, o bloco de código precisa ser:
     
     
     
     
    -Proteção por senha:
    O htaccess usa Redirect para controlar qualquer solicitação para uma página específica (ou uma localização não específica que, infelizmente, leva a loops infinitos com certa facilidade) e, se encontrar a dita solicitação, ele a redireciona para a página que vocé especificou:
     
     
     
     
     
    -Bloqueando IPs:
    Adicione o seguinte código no seu arquivo htaccess -- logicamente mudando os IPs para os desejados -- pondo cada comando numa linha própria:CODEorder allow,denydeny from 123.45.6.7
    deny from 012.34.5.allow from allVocé pode recusar endereços IP ou blocos IP. O código acima nega acesso ao site se as requisições vierem do endereço IP 123.45.6.7 ou de qualquer subdomínio do bloco IP 012.34.5 (012.34.5.1, 012.34.5.2, 012.34.5.3, etc). Imagine só, com a segunda opção vocé pode até bloquear acessos vindos de determinado país. Coisa de louco...
     
    É claro que, se vocé desejar, pode bloquear o acesso de todos usando deny from all ao invés de allow from all, mas isto não seria muito lógico -- a não ser que queira fechar para balanço )). Mas nem só de endereços IP vive o bloqueio. Vocé também pode usar nomes de domínios, por exemplo, allow from .numaboa.com ou deny from www.pentelho.com.br. O primeiro libera www.numaboa.com, andre.numaboa.com, etc. O segundo bloqueia apenas o que vier de www.pentelho.com.br.
     
    -Mudando a pagina inicial:
    Que negócio é este de DirectoryIndex? Nada demais. É apenas o comando que permite especificar qual o arquivo que deve ser carregado quando chegar uma solicitação de diretório ou URL que não especifiquem uma página em especial (tipo http://www.numaboa.com/). Se vocé cansou de ver entrar seusite.com.br/index.html não tem problema -- pode mudar para seusite.com.br/adoropizza.html.
     
     
    Isto faz com que a página default de todos os diretórios do seu site passe a ser adoropizza.html. Mas, se vocé quiser poder usar outras páginas ou até scripts como default, basta adicionar referéncias a gosto:
     
    É isso,
    espero ter ajudado vocés
    até mais
     
    Créditos: 95% Felipemv
    5% Eu por trazer o tutorial para o xtibia!
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...