Esse tutorial é para você criar uma chest por meio de script e adicionando um determinado level para abrir o baú então lá vai.
Em action/script crie um arquivo lua com um nome da sua quest , exemplo moltresquest.lua
Editando
Tag em action.xml
Editando a tag
Por último pelo remere´s map editor , coloque uma chest no lugar desejado e em "properties" coloque no Unique ID número do unique que você colocou no script.
Bom se a área estiver errada podem mover porfavor. Obrigado pela compreensão
MaxxSila
Você já deve ter se perguntado como os scripts funcionam ou não. Por exemplo: Como o servidor sabe que quando eu apertar com o botão direito em um Health Potion ele terá que healar o player alvo?
Em primeiro lugar devemos entender o que são callbacks. Do modo mais simples callback é algo que acontece devido a uma reação, é como a Terceira Lei de Newton que diz que toda ação gera uma reação, esse callback é a nossa reção, é uma função que vai ser executada assim que algo acontecer, no caso do Health Potion assim que ele for usado.
Quando um item é usado ele provoca a chamada de um callback dessa função:
– Max, que parâmetros são esses? :hum: – É simples.
O Script do Health Potion ficaria +/- assim:
local config = {
min_heal = 100, -- Minimo que vai healar
max_heal = 200, -- Máximo que vai healar
empty = 7636, -- Id do Potion vazio
}
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
if isCreature(itemEx.uid) then
doCreatureSay(cid, "Aaaah...", 19)
doSendMagicEffect(toPosition, 12)
doCreatureAddHealth(itemEx.uid, math.random(config.min_heal, config.max_heal))
doTransformItem(item.uid, config.empty)
else
doPlayerSendCancel(cid, "You cannot use this object.")
end
return true
end
Funções usadas:
Bem, esse aí é o script, agora só é você salvar, colocar na sua pasta actions/scripts e pronto!
– Max, se existem vários scripts na pasta actions/scripts, como meu OT sabe qual usar? – Por causa das chamadas TAGs. – TAGs? – Sim, é uma linha que é colocada no .xml para dizer ao seu servido que o Callback para um item x será a função daquele script.
As Tags das actions seguem esse modelo:
<action itemid = "7618" event = "script" value = "HealthPotion.lua" />
itemid - É o id do item, que ao ser usado o callback dele vai ser o script que está em value, no caso HealthPotion.lua event - Indica o que vai acontecer quando usar o item, no caso vai ler o script. Não precisa se preocupar com isso por enquanto. value - É o nome do script que tem o callback que você quer usar no item 7618
Exercício: Crie uma Action que quando eu usar uma Warlord Sword em alguém essa pessoa diga "Aí, isso doi". Poste a TAG também!
Resposta SÓ ABRA DEPOIS DE RESOLVER:
É isso aí pessoal, essa foi a primeira aula de Scriptwriting que eu escreví, espero que gostem :3
Quem Está Navegando
0 membros estão online
Nenhum usuário registrado visualizando esta página.