Ir para conteúdo

O Que é Sql ? - História Do Sql !


Posts Recomendados

O que é SQL ?

O que é e para que serve o SQL ?

 

 

As aplicações em rede são cada dia mais numerosas e versáteis. Em muitos casos, o esquema básico de operação é uma série de scripts que dirigem o comportamento de uma base de dados.

 

Devido à diversidade de linguagens e de base de dados existentes, a maneira de comunicar entre umas e outras seria realmente complicado de providenciar, a não ser pela existência de padrões que nos permite realizar as operações básicas de una forma universal.

 

É justamente disso que se trata o Structured Query Language que não é mais do que uma linguagem padrão de comunicação com base de dados. Falamos portanto, de uma linguagem normalizada que nos permite trabalhar com qualquer tipo de linguagem (ASP ou PHP) em combinação com qualquer tipo de base de dados (MS Access, SQL Server, MySQL...).

 

O fato de ser padrão não quer dizer que seja idêntico para cada base de dados. Na prática, determinadas bases de dados implementam funções específicas que não têm necessariamente que funcionar em outras.

 

À parte desta universalidade, o SQL possui outras duas características muito apreciadas. Por uma parte, apresenta potência e versatilidade notáveis que contrasta, por outra, com sua acessibilidade de aprendizagem.

 

História do SQL

 

A história do SQL começa em 1970 com a publicação por E. F. Codd, no ACM Journal, de um artigo intitulado “A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”.

 

O modelo proposto por Codd é hoje considerado a base de trabalho para qualquer Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR).

 

A primeira implementação da linguagem SEQUEL foi realizada pela IBM e tinha por objectivo a implementação do modelo de Codd. A evolução desta linguagem veio a dar origem ao SQL.

 

A primeira implementação comercial de SQL foi realizada pela Relational Software, Inc., hoje conhecida por Oracle Corporation.

 

Nos dias de hoje, a linguagem SQL é considerada um standard dos Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR); por isso, todos os fabricantes a integram nos seu produtos.

 

A linguagem SQL pertence à 4ª Geração das Linguagens de Programação, da qual é a única sobrevivente. Não é, no entanto, uma evolução das linguagens de 3ª Geração (Pascal, BASIC, C, COBOL, FORTRAN), já que estas têm características bem diferentes:

 

- Existência de Variáveis, vectores, ...;

 

- Existência de instruções condicionais (if, switch, case, ...);

 

- Existência de ciclos (for, while, do...while, repeat...until);

 

- Possibilidade de escrita de funções e procedimentos;

 

 

 

Nenhuma destas características existe no SQL, havendo maior ligação entre a 3ª e 5ª gerações de linguagens de programação do que com a 4ª.

 

A linguagem SQL destina-se, por isso e pela sua simplicidade, não só a informáticos, como também a gestores, utilizadores, administradores de bases de dados, etc..

 

No entanto, a sua principal diferença em relação às linguagens de 3ª geração é a ausência nestas de um objectivo pré-definido, coisa que no SQL está bem determinado: proporcionar o interface entre o SGBDR e o utilizador, através da manipulação de dados.

 

A linguagem SQL implementa os conceitos definidos no modelo relacional, reduzindo assim as incompatibilidades entre os sistemas e evitando a opção por arquitecturas proprietárias que implicam maiores custos de desenvolvimento e maior esforço financeiro e humano por parte dos intervenientes.

 

-Com a linguagem SQL é possível:

 

-Criar, alterar e remover todas as componentes de uma base de dados, como tabelas, índices, views, etc.;

 

-Inserir, alterar e apagar dados;

 

-Interrogar a base de dados;

 

-Controlar o acesso dos utilizadores à base de dados, e às operações a que cada um deles tem acesso;

 

-Obter a garantia da consistência e integridade dos dados;

 

A linguagem SQL é composta por vários conjuntos de comandos:

 

DDL (Data Definition Language): comandos para definir ou modificar a composição das tabelas, apagar tabelas, criar índices, definir “views”, especificar direitos de acesso a tabelas e views;

 

DML

 

o (interactive Data Manipulation Language): inclui uma linguagem de consulta baseada em álgebra relacional e em cálculo relacional sobre registos; inclui também comandos para inserir, apagar e modificar registos na base de dados;

 

o (embedded Data Manipulation Language): projectada para ser usada a partir de linguagens de programação de uso geral, da 3ª geração;

 

 

 

As novas versões de SQL incluem capacidades de verificação de integridade dos dados, bem como comandos para especificação do princípio e fim de transacções; algumas implementações permitem o impedimento explícito de acesso aos dados, para controle de acesso concorrencial.

 

 

Créditos : 50% Sweet PT, 47% CriarWeb e 3% Raphael Lion.

 

 

Espero ter Ajudado !!!

Esse Será o ùltimo dos Tutorial O que é - História do !!!!

 

Abraço,

Raphael.

 

Esse Topic Vai dedicado ao Rickzs, Gente Boa !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Raphael...

 

Estou gostando de ver, sempre postando algo de cultura para os interessados em linguagens computacionais...

 

Confiramando o que o Ventura disse (¬¬')

 

"Ótimo Tópico

~~ Tópico Fixado ~~"

 

Abraços,

Caidera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

Muito Bom! Ajudando agente a saber um pouquinho mais sobre esse intrumento de trabalho de uns e de diversao pra outros e pra nois os criadores de OT !

 

Thanks :party:

 

Aprovado. :smile_positivo: :positive:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 8 months later...
×
×
  • Criar Novo...