Spriting ?
Quem sabe quando eu aprender mais Scripting irei utilizar algumas dessa linhas, obrigado por compartilhar ![]()
Por Lordfire, 28 de jan. de 2014 em Tutoriais de Scripting
Spriting ?
Quem sabe quando eu aprender mais Scripting irei utilizar algumas dessa linhas, obrigado por compartilhar ![]()
info
Grupo: Lenda
Reputação: +309
Gênero: Masculino
Char no Tibia: Knight Orion

*ops* corrigido.Spriting ?
Quem sabe quando eu aprender mais Scripting irei utilizar algumas dessa linhas, obrigado por compartilhar
info
Grupo: Príncipe
Reputação: +1.1k

otima explicaçao LF '--' eu realmente achu q todo mundo q quer aprender lua deveria ler o manual lua todo kk' mas sua explicaçao realmente ficou muito boa, e esses interadores podem ser realmente uteis em alguns casos... ;p
Ótimo tutorial!
((Na verdade, deu uma ideia de script para criar, mas não acho que eu tenha conhecimento suficiente por enquanto... ._.'
Quem sabe depois que eu estudar mais hahaha ))
+rep
info

Joga na roda que a gente faz e explicaÓtimo tutorial!
((Na verdade, deu uma ideia de script para criar, mas não acho que eu tenha conhecimento suficiente por enquanto... ._.'
Quem sabe depois que eu estudar mais hahaha ))
+rep
info
Grupo: Herói
Reputação: +687
Char no Tibia: Nuncative

Mais que aprovado! Movido! ![]()
Apenas complementando, a funcao que vai ser usada dentro da iteracao pode tambem receber parametros, e ele deve ser colocado no return, apos o nome da funcao. Ex.:
function pairs(tab) local function void(_table, last_index) local index = next(_table, last_index) if not index then return nil else return index, _table[index] end end return void, tab, nil end
Note que no return da funcao pairs, eu retorno primeiro o nome da funcao, e em seguida seus parametros, o nil e meramente ilustrativo pois o last_index nesse caso inicia nulo
A estrutura de funcoes iteradoras e assim:
function iterator(...)
return function(...)
if exp then -- condicao de repeticao
return ... -- valores retornados a cada iteracao
else
return nil -- retorno nulo para parar a iteracao
end
end, ...
end
info
Iteradores são funções especiais criadas para iterar, ou seja, percorrer, listas, vetores (arrays), matrizes, tabelas ou o que quisermos. Nós criamos iteradores para usar na função for. Um exemplo de iterador que você já deve conhecer é o pairs. Vamos supor que eu tenha a seguinte tabela:
k = {1, 2, 3, 4, 5}E eu queira iterar por todos eles imprimindo o seu quadrado. Como faríamos isso? Casualmente, o código seria este:
Mas e se eu quiser fazer isso várias vezes? Com uma lista que não segue um padrão? Então criamos um iterador, mas primeiro, vamos entender a estrutura de um em pseudocódigo Lua:
Perceba que eu não retorno um valor especifico ao chamar a função iterator(), eu retorno uma nova função. Essa função será chamada pelo for até que seu retorno seja nil, onde Lua assume que o iterador acabou. E como eu sei quando acaba? Simples, há uma variável (chamei, neste caso, de pos) que armazena a posição dentro do array values do próximo valor a ser retornado. A cada iteração, o valor aumenta em 1 dentro da função. Quando eu acessar um índice dentro do array que não existe, seu valor (values[pos]) será nil, portanto eu testo essa condição.Parece bastante complexo, mas vamos voltar ao exemplo do quadrado. Chamarei minha função iteradora de square:
A cada chamada da função de retorno, eu aumento a posição e retorno este elemento elevado ao quadrado. Então, usarei a função assim:
Que funciona como o esperado:O que mais podemos fazer com iteradores? Podemos, por exemplo, bloquear uma palavra usando a função onTalk do xotservx:
local palavra = "jujuba" function splitWords(phrase) local pos = 0, words = phrase:gmatch("%w+") return function() pos = pos + 1 if words[pos] ~= nil then return words[pos] end return nil end end function onTalk(cid, type, text, position) for w in splitWords(text) do if w = palavra then return false end end return true endClaro que esse exemplo é bastante simplório, mas demonstra a utilidade dos iteradores. Neste caso, eu testo todas as palavras que o player falou para encontrar uma palavra especifica que eu defini. Podemos transformar isso tudo em um loop while, para você entender um pouco melhor:
Usando o iterador, ganhamos organização no código e o controle do for. Espero que façam bom uso de iteradores para organizar seus códigosEditado Janeiro 28 por Lordfire