OM

[1] - Informações

Por Omega, 19 de jan. de 2014 em Tutoriais de Scripting

otserv
tibia
script
13
1.6k
OmegaO
19 de janeiro de 2014 às 22:16

Nesse tópico fica a apresentação, o planejamento e as expectativas quanto a turma #2 da escolinha de scripting.
Qualquer sugestão ou crítica estruturada são bem-vindos.

  • Alunos

Os alunos riscados foram eliminados por não comparecerem devidamente na reunião semanal. Infelizmente isso implica no término dessa turma da escolinha, sem previsão para a próxima. Estarei pensando em outro maneira de ensinar as pessoas em breve. O @Codeur foi o único que se manteve ativo até o final e espero que continue aprendendo. Entretanto, continuarei postando os tutoriais até o término da apostila.

  • Planejamento
  • Lógica da programação e os tipos de dados;
  • Operadores e estruturas de controle;
  • Importância da organização e como fazê-la;
  • Utilização de tabelas;
  • Utilização de loops;
  • Algumas aplicações a OTServers;
  • Funcionamento e criação de funções e bibliotecas;
  • Scripts voltados a OTServers (I): actions;
  • Utilização da biblioteca Lua padrão;
  • Scripts voltados a OTServers (II): movements/talkactions;
  • Bancos de dados e SQL;
  • Scripts voltados a OTServers (III): NPCs/globalevents/spells/weapons
  • Scripts voltados a OTServers (IV): creaturescripts
  • Criação de sistemas e MODs.
  • Expectativa

Assim que os alunos atingirem o nível necessário para tal, serão incentivados a responder pedidos e dúvidas na área de scripting. Ao término das aulas, espera-se que eles tenham bastante conhecimento sobre scripting em OTServers e, portanto, deverão apresentar um script ou sistema inovador para a comunidade. Então, deverá ocorrer uma edição especial do OMS, elegendo o melhor dos alunos.

  • Capítulos da Apostila
  1. Capítulo 1 - Introdução a Programação em Lua
  2. Capítulo 2 - Aprofundando a Estrutura do if
  3. Capítulo 3 - Variáveis e Identação
  4. Aplicações em OTServers I
  5. Capítulo 4 - Tabelas

Editado Abril 19 por Omega

AnneMottaA
19 de janeiro de 2014 às 22:22

Essa escolinha é uma das melhores iniciativas possíveis, isso possivelmente irá gerar conteúdo para a comunidade e conteúdo de qualidade :D

Parabéns Omega.

LekoDSL
19 de janeiro de 2014 às 23:01

haha Omega muito bom o trabalho que você ta fazendo. Quando me inscrevi acreditei que você iria apenas ensinar alguns módulos e pronto mas esta fazendo mais do que isto. Tirando toda nossas duvidas é tentando nos fazer um de você, que esperamos ser um dia :)

 

Só espero que aguente nossa "chatice e nubisse"! Por que como esta nosso andamento participativo do chat, em poucos dias de aula você já nos ensinou muito.

 

Té Mais

Junior001J
19 de janeiro de 2014 às 23:34

Ah eu não sabia que estava tendo, quero participar como faço ???

IncurI
19 de janeiro de 2014 às 23:53

Ótimo trabalho!

Espero que dê tudo certo pra turma, e estarei esperando para ver o resultado! : )

 

Ah eu não sabia que estava tendo, quero participar como faço ???

A inscrição já acabou, foi até o dia 12 deste mês.

Então infelizmente não há o que fazer...

Junior001J
20 de janeiro de 2014 às 00:00

Já que o

Será que não pode min encaixar ae ??? por favor

IncurI
20 de janeiro de 2014 às 00:07

Já que o

Será que não pode min encaixar ae ??? por favor

Acredito que não seja possível, já que o limite seria de 5 pessoas. Portanto, o sexto, o roriscave, foi o escolhido para ficar no lugar dele..Aqui está o tópico se inscrição.

Editado Janeiro 20 por Incur

20 de janeiro de 2014 às 00:55

Kkkkk escolinha está muito boa aprendi varias coisas que eu creio que não iria conseguir sozinho... E como o Leko disse espero que aguente nossas "burradas" ^^ .

 

Espero que eu consiga me formar e estarei ai ajudando os outros.

Editado Janeiro 20 por ChaosLegion15

CodeurC
21 de janeiro de 2014 às 13:38

De fato esta muito bom, durante as aulas avançamos muito e em pouco tempo de aula.

e ainda mais com o conteúdo extra aula muito bom mesmo.

Boa sorte a todos o/

zipter98Z
21 de janeiro de 2014 às 14:45

Perfeito, Omega. Tanto o planejamento quanto a iniciativa.

PS: Seria legal nas últimas aulas também ensinar OOP. Assim, seria aberta uma gama de possibilidades de criação de novos sistemas aos alunos.

Editado Janeiro 21 por zipter98

OmegaO
21 de janeiro de 2014 às 16:30

Perfeito, Omega. Tanto o planejamento quanto a iniciativa.

PS: Seria legal nas últimas aulas também ensinar OOP. Assim, seria aberta uma gama de possibilidades de criação de novos sistemas aos alunos.

 

POO é uma possibilidade, mas é desnecessário pro meu objetivo final. Não é essencial para se saber mexer com scripts de OTServers e aparece muito, muito raramente e, geralmente, só quando alguém quer praticar ou esbanjar conhecimento Lua.

 

A apostila está sendo atualizada e em breve eu passo a postar aqui no fórum. Gostei de ver a motivação dos alunos e espero que continuem assim.

 

Obrigado pelo apoio, pessoal.

HeelNoxH
21 de janeiro de 2014 às 17:26

Gostaria de saber quando iram abrir mais vagas e gostaria de participar.

OmegaO
22 de janeiro de 2014 às 14:07

Já que o

Será que não pode min encaixar ae ??? por favor

Como o usuário acima disse, o roriscrave entrou no lugar do João.

 

Gostaria de saber quando iram abrir mais vagas e gostaria de participar.

Mais vagas abrirão para uma outra turma depois que essa turma se formar o que, conforme mostrado acima no planejamento, deve demorar algum tempo (1 ~ 2 meses, pelo menos).