Ir para conteúdo

[Tutorial] Novos itens no Otserver


masdead

Posts Recomendados


logotutospr.png

Bom nesse tutorial eu vou ensinar a você como Criar novos itens para seu Otserver!
Esse tutorial vai ser completo ensinando todos os passos, acho que ele vai ser meio extenso então peço paciência a vocês e que leiam até o final.

Vocês vão precisar de:
Spr Editor: http://www.4shared.c.../SprEditor.html
Dat Editor: http://www.mediafire...ibm89zyaqqdq16p
OtItemEditor: http://www.speedysha...titemeditor.rar


Separador.png
SPR Editor

Primeiro de tudo você pega a sprite que você deseja utilizar, eu vou usar essa:

post-362508-0-44251000-1359768758.png



Abra o seu SPR Editor, ao abrir você irá se deparar com essa tela.

spreditorahsuia.png



Então você começar.

Version: você irá selecionar a versão do Tibia.spr que você deseja abrir

Search by ID: Você poderá procurar a sua sprite por id.

Para abrir o seu Tibia.spr você irá clicar em SPR File e irá selecionar o Tibia.spr que você deseja abrir (ele precisa ser da mesma versão que você você colocou na caixa version).
Depois de selecionar o seu Tibia.spr você irá clicar em Extract!
Vai começar a carregar a barra de carregamento, completando o carregamento irá aparecer essa tela:

spreditor2.png



As sprites ficaram do lado esquerdo da sua tela.
Para colocar uma nova spr é só você clicar com o lado direito do seu mouse em cima de alguma spr e clicar em Replace e irá abrir uma tela para selecionar você fecha ela e clica com o lado direito do mouse denovo e clica em add, irá abrir outra tela para você selecionar sua spr, vá até onde você salvou a sua sprite e selecione ela feito isso ficará assim:

spreditor3.png



Agora você compilar ###########public/style_emoticons/default/smile.png
Do Lado da aba Extract vai ter a aba compile!

compilej.png



Agora você irá clicar em Save
Irá abrir uma tela para você salvar, recomendo que salve em cima do Tibia.spr que você usou para abrir as sprites do SPR Editor.
Após selecionado você irá clica em Compile!
Feito isso a barra de carregamento irá carregar (a vá) e quando completar vai aparecer a mensagem:

sucess.png



Sucesso.
Esse Parte Do Spr editor já está completa, agora vamos para o dat editor.
Separador.png
Dat Editor

Essa parte é meio complicada, eu não sei fazer ela muito bem
Primeiro de tudo abra seu Dat Editor e aperte CTRL+O ou vá em File>Open
Sua tela vai ficar assim:

abrirf.png



Você vai ter que selecionar o Tibia.dat e Tibia.spr (você tem que usar o que você editou no SPR Editor).
Em Dat você seleciona o seu arquivo Tibia.dat.
Em SPR você seleciona o seu arquivo Tibia.spr.
Depois de selecionar clica na caixinha ao lado de Open ali se você deseja editar uma Versão acima de 8.5 você deve deixar em 760 e para editor uma versão abaixo de 8.5 você deve deixar em 780, como a versão que eu estou editando é 8.7 eu vou deixar em 760.
Clique em Open.
E as Barras iram começar a carregar!
Terminando de carregar sua tela ficará assim:

datsecuss.png



Vou mostrar um pouco da interface do Dat Editor

dfghdfghe.png



Vermelho = As sprites que você tem no seu Tibia.spr.
Azul = Animação ou partes de um item.
Laranja = Os seus itens.
Verde = Configuração dos seus itens.

Então vamos lá para adicionar um item você vai em File>New>Item, pronto foi criado um item mais ele ainda está em branco então na caixa das sprites você vai localizar a sua sprite (vai ser as ultimas). Após localizar a sua sprite você clica nela e aperta INSERT no seu teclado agora ela vai parecer em seus itens.
Mais ainda não acabou, agora nos vamos configurar o item, isso é uma coisa meio complicada então eu recomendo que veja outro item (se o seu item for um tile você olha em um tile, se for uma sword você olha uma sword) pra ver como ele foi configurado, o meu eu configurei olhando em outro tile e ficou assim essa parte toda:

70375960.png



Antes de compilar você tem que pegar o ItemType do item porque nos vamos usar ele na parte do OTItemEditor o ItemType fica na parte circulada:

itemtype.png



Agora é só compilar, pra fazer isso você vai em File>Save ai vai abrir uma janelinha e você clica em compile, terminando de compilar vai ficar assim:

sucessdattodo.png



Pronto a parte mais difícil já foi
Agora Vamos editar o items.otb
Separador.png
Item Editor

Primeiro de tudo pegue o tibia.spr e tibia.dat que você editou e os renomeie tava Tibia870 (870 é a versão do tibia.dat e tibia.spr que eu editei se o seu for 8.6 você coloca 860 a assim por diante) e coloque da pasta data do seu OTitemeditor feito isso abra seu editor.
Agora vá em File>Open vai abrir uma janela nessa janela você seleciona o Item.otb do seu server feito isso você vai se deparar com essa tela:

otitem1.png



Agora você clica em Edit e create Item pronto o item foi criado mais pra você poder ver ele você tem que ir em View Update Treeview.
Para achar o novo item criado você vai em Other (fica na caixa a esquerda) e vai no penultimo item que fica em Other e essa vai ser a tela com que você irá se deparar:

otitem2.png



Lembra do ItemType que eu disse pra vocês guardarem então ele será útil agora.
Coloque o ItemType nessa caixa:

otitem3.png



Feito isso vai ficar assim:

otitem4.png



Algumas caixas vão ficar em vermelho bom se a caixa tiver marcada então você tem que desmarcar agora se tiver desmarcada você tem que marcar.
Feito isso é só salvar!
Agora é só você colocar o item.otb que você editou na pasta do seu rme e na pasta do seu server e e usar o dat e spr editado para abrir o rme e para jogar.
Pra abrir seu rme e para jogar com as spr você tem que renomear o dat e spr pra Tibia se deixar como Tibia870 não vai dar para abrir
Feito isso é só você se divertir com suas novas spr's ###########public/style_emoticons/default/smile.png
Separador.png
Comentem por favor, obrigado.

 

Editado por Lucasmml
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeewww tava procurando ontem, vou testar logo menos!

Funciona em 9.83?

Com 9.8 não funcionou mais com 9.83 eu neim testei, esse dat editor é limitado porém é o único que sei usar :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tutorial ta ensinando a adicionar um novo item não substituir.

Pra deletar eu não sei como deleta ainda não precisei fazer isso, então não tenho como te ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...