Ir para conteúdo

Um Tópico Sobre Racismo


guilhermes26

Posts Recomendados

concise-600x471.png

****

stick-figure21-400x532.jpg

Observe o boneco palito acima. Quem é essa pessoa?

Você provavelmente pensou que era um homem branco. Afinal, esse é o ser humano normativoem nossa cultura.

Para que o boneco palito representasse outro tipo de pessoa (esse outro que só pode existir em oposição a um normal normativo), características adicionais teriam que ser mostradas: asiático, olho puxado; mulher, saia, velho, bengala; negro, um afro; índio, cocar, etc.

Na falta desses marcadores de alteridade, ou seja, de diferença, o boneco palito é naturalmente, automaticamente percebido como representando o ser humano normativo.

A_placa_Gestantes-Idosos-e-Deficientes.jpg

Assim como, ao ler um livro, achamos que todos os personagens são brancos, a não ser que sejam explicitamente descritos como não-brancos. Via de regra, o personagem só vai não ser branco se houver uma razão específica no enredo para ele não ser branco. Ou se, como no exemplo que dei acima, ele desempenhe uma função tipicamente subalterna.

 

Escrevo e ensino sobre raça e literatura há muitos anos. Tenho experiência: sei que, nesse exato momento, muitos leitores estão começando a se sentir atacados e defensivos. Entenderam que considerar a Marge Simpson branca é um tipo de racismo e, como sempre pensaram nela assim, estão achando que eu os chamei de racistas. Em suas mentes, já estão se armando contra o texto e justificando suas posições.

Resista a esses pensamentos, amigo leitor. Nada pode ser mais narcisista e egocêntrico do que achar que tudo é sempre com você. Eu sei que você não é assim: nem racista, nem narciso. Então, seja forte. Eu não estou te acusando de nada. Eu também sempre vi os Simpsons como brancos.Eu, você e todo mundo.

 

 

Antes de qualquer coisa, peço que reserve-se ao tempo de ler essa série de artigos.

http://papodehomem.com.br/racismo-e-normalidade-1/

http://papodehomem.com.br/racismo-e-normalidade-2/

http://papodehomem.com.br/vamos-nos-livrar-da-normalidade-racismo-e-normalidade-parte-3/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

O preconceito é inevitavel, acho que até pelo pensamento deles..

nao sei dizer sobre o boneco palito, nao tinha entendido o porque dele ali entao continuei..

E sim, sempre imaginei os simpsons como branco. (até porque o abu é negro e tem a pele negra, entao porque eles nao seriam brancos?)

 

O preconceito vem da cabeça das pessoas, por acharem que o branco é o normal..

Isso se deu tambem por um fato historico, as vezes eu imagino como seria se os negros tivessem "dominado" os paises que são conciderados como dominadores,

talvez o pensamento seria diferente (ounao) se o apartheid tivesse sido negros que nao queriam brancos, afinal eles eram maioria.

Editado por Adiufas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preconceito de cor é relativamente inexistente.

 

​Oque existe é o preconceito mediante a características "físicas" e sociais.

 

Assim, o mesmo seria inexistente, o entender e sub julgar que se adere a tais, são apenas visões não bem interpretadas e consequentemente não bem expressas, resultando na existência absoluta de um "preconceito" que por si próprio já é devidamente inexistente.

Editado por Newtonnotwen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

>O preconceito de cor é relativamente inexistente.

>​Oque existe é o preconceito mediante a características físicas e sociais.

 

realmente, a cor não é uma caracteristica fisica. ¬¬

Malz, esqueci as aspas.

 

Queria dizer que a cor não é uma característica "física", com aspas.

 

@Editado

 

O preconceito de cor é relativamente inexistente.

 

​Oque existe é o preconceito mediante a características "físicas" e sociais.

 

Assim, o mesmo seria inexistente, o entender e sub julgar que se adere a tais, são apenas visões não bem interpretadas e consequentemente não bem expressas, resultando na existência absoluta de um "preconceito" que por si próprio já é devidamente inexistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mano o preconceito é algo muito complexo, por exemplo pessoas dizem, quando estao falando de um negro: aquele moreninho ali

pessoas que falam dessa forma quase sempre tem preconceito, pois tem medo de chamar de negro

agora quando uma pessoa chama a outra de negro, negao, significa que é um preconceito de todo tamanho, mas na verdade nao ele sabe que nao tem, nao tem vergonha de falar e fala de boua.

e disseram ali em cima que todos ja teve um preconceito, mas eu por exemplo eu aj vi uma pessoa que pensei, esse krinha é chato chato chato, mas n falei nada, entao conheci ele ai sim nao gostei dele, e falo mal dele por exemplo, o povo chama isso de pre conceito, isso nao é preconceito, como o newton disse:

Pre>antes, e no caso eu ja conheço a pessoa e n gosetei dela, isso no caso nao é preconceito no meu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"mano o preconceito é algo muito complexo, por exemplo pessoas dizem, quando estao falando de um negro: aquele moreninho ali

pessoas que falam dessa forma quase sempre tem preconceito, pois tem medo de chamar de negro

agora quando uma pessoa chama a outra de negro, negao, significa que é um preconceito de todo tamanho, mas na verdade nao ele sabe que nao tem, nao tem vergonha de falar e fala de boua.

e disseram ali em cima que todos ja teve um preconceito, mas eu por exemplo eu aj vi uma pessoa que pensei, esse krinha é chato chato chato, mas n falei nada, entao conheci ele ai sim nao gostei dele, e falo mal dele por exemplo, o povo chama isso de pre conceito, isso nao é preconceito, como o newton disse:

Pre>antes, e no caso eu ja conheço a pessoa e n gosetei dela, isso no caso nao é preconceito no meu ponto de vista. "

 

(Proibido de quotar)

 

Ta ae, horando a tríade novamente.

 

Só faltou adicionar:

 

O preconceito é inexistente, trata-se apenas de uma cultura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pf nao respondam o newtonnotwen, só peço, nao esqueçam nossa revolaçao anti newfags.

 

 

o racismo sempre esteve presente no mundo, tanto é que quase 100% dos escravos eram negros, lol

e sim, TODOS nós temos preconceito, nem que seja um pouco

acho que o preconceito vem mais de algo historico que qlq outra coisa.

Fora que a Maioria (nao sao todos) nao fazem nada pra tirar o preconceito da cabeça dos outros. (dps que li senti um pouco de preconceito) mais mesmo assim..

Nego vira Vidaloka e acha lindo sair robando e brigando, esses lixo acabam com a oresto.

Editado por Adiufas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...