Ir para conteúdo

[Tutorial] Usando O Mercado


fsg

Posts Recomendados

"Como muitos de vocês estão com algumas dúvidas quanto ao Mercado, estarei mostrando aqui como que funciona essa nova funcionalidade do jogo.

 

Apesar de que vendo as fotos parece ser algo difícil e complexo, é uma tarefa fácil e rápida, além disso, existeárias funcionalidades que te ajudam nisso.

  • Conhecendo o Mercado
  • Vendendo e Comprando um Item
  • Criando uma Oferta

Conhecendo o Mercado

 

 

Flash Client

 

Antes de ensinar vocês a vender e comprar itens e criar uma oferta, vamos conhecer um pouco as funcionalidades do mercado.

 

mgexE.png

 

A imagem acima mostra exatamente como abrirá o mercado quando você for nele pela primeira vez, agora conheça cada uma das opções:

 

Browse - Nesta janela, você irá navegar pelo mercado através de categorias, tipos, sub-tipos e alguns outros filtros.

  • Categoria - Para ficar mais fácil de procurar um item, você pode usar as categorias, atualmente existe: Amuletos, Armaduras, Botas, Recipientes, Decoração, Comidas, Capacetes, Calças, Outros, Poções, Anéis, Runas, Escudos, Ferramentas, Valiosos e Armas.
  • Tipos - Essa parte é liberada após você escolher a categoria "Armas", nela contém outras categorias para facilitar sua busca, elas são: Munições, Machados, Clavas, Armas de Distância, Espadas e Wands e Rods.
  • Sub-tipos - Essa parte é liberada após você selecionar algum tipo de arma, aqui você pode escolher por mostrar somente armas de duas mãos, de uma mão ou todas.
  • Level - Esse botão serve para retirar todos os itens que não são para o seu level da lista.
  • Voc - Esse botão serve para retirar todos os itens que não são da sua vocação da lista.
  • Show Depot Only - Clicando neste botão só irá mostrar itens que você tem no seu depot.

E por fim, na parte abaixo das categorias, é onde é mostrados os itens com base nas categorias e filtros escolhidos, para mudar o modo de exibição dos itens, você pode clicar no ícone circulado em rosa na parte superior, assim, ficará mostrando um item em baixo do outro com o nome.

 

Offers - Aqui é mostrado todas as ofertas existentes para o item selecionado, ou seja, você deve selecionar o item antes. Na parte de cima mostra as ofertas de venda de itens, e na parte de baixo a de compra.

OBS: Você pode reorganizar a lista clicando na cabeçalho.

Details - Nesta parte, você pode conhecer um pouco mais sobre o item, nele você pode ver a defesa, o ataque, o peso, entre outras características de um item.

Statistics - Aqui mostra a estatística do item, como quantos desse item já foi vendido/comprado através do mercado, a média de preços, entre outros.

 

A parte que fica mais em baixo, é para criar uma oferta, mas falarei dela em breve.

Agora vamos mudar um pouco de janela, lá em cima tem o botão "Search", clicando nele você pode procurar um item escrevendo o próprio nome ou parte dele, veja:

 

 

XQ0UC.png

 

Agora vamos falar da janela "My Offers". Nessa parte você poderá ver dois sub-menus:

 

Current Offers - Mostra as suas atuais ofertas de vendas e compras.

Offer History - Mostra as suas ofertas de vendas e compras que já finalizaram.

 

 

o7N67.png

 

Stand - Alone Client

 

Agora vamos conhecer um pouco as funcionalidades do mercado no cliente em C++.

 

 

qsGwJ.png

 

A imagem acima mostra exatamente como abrirá o mercado quando você for nele pela primeira vez, agora conheça cada uma das opções:

 

No lado esquerdo, você irá escolher os itens através de categorias e alguns outros filtros, ao contrário do cliente em flash, aqui não tem tipo e sub-tipo.

 

  • Categoria - Para ficar mais fácil de procurar um item, você pode usar as categorias, atualmente existe: Amuletos, Armaduras, Botas, Recipientes, Decoração, Comidas, Capacetes, Calças, Outros, Poções, Anéis, Runas, Escudos, Ferramentas, Valiosos, Arma: Munições, Arma: Machados, Arma: Clavas, Arma: Armas de Distância, Arma: Espadas, Arma: Wands e Arma: Tudo.
  • 1H e 2H - Servem para ver apenas armas de 1 mão e 2 mãos, consecutivamente.
  • Level - Esse botão serve para retirar todos os itens que não são para o seu level da lista.
  • Voc - Esse botão serve para retirar todos os itens que não são da sua vocação da lista.

E por fim, na parte abaixo das categorias, é onde é mostrado os itens com base nas categorias e filtros escolhidos, o número entre parênteses indica quantos itens daquele você tem no seu depot.

 

Offers - Aqui é mostrado todas as ofertas existentes para o item selecionado, ou seja, você deve selecionar o item antes. Na parte de cima mostra as ofertas de vendas de itens, e na parte de baixo a de compra.

Details - Nesta parte, você pode conhecer um pouco mais sobre o item, nele você pode ver a defesa, o ataque, o peso, entre outras características de um item na parte de cima. Em baixo, mostra a estatística do item, como quantos desse item já foi vendido/comprado através do mercado, a média de preços, entre outros.

 

A parte que fica mais em baixo, é para criar uma oferta, mas falarei dela em breve.

 

A parte escrito "Search", você pode procurar um item escrevendo o próprio nome ou parte do nome, veja:

 

 

 



zcubk.png

 

Agora vamos falar da janela "My Offers". Nessa parte você poderá ver dois sub-menus:

 

 

Current Offers - Mostra as suas atuais ofertas de venda e compra.

Offer History - Mostra as suas ofertas de venda e compra que já finalizaram.

 



Wdvsf.png

 

Vendendo e Comprando um Item

 

Agora que já conhecemos um pouco do mercado, vamos aprender a comprar e vender um item. Neste exemplo, vamos estar vendendo e comprando um item de outro jogador, sem ter que criar um oferta. Esse método está disponível para todos os jogadores.

 

Nota: Estarei usando imagens do cliente em flash, mas esse método é praticamente igual para os dois cliente, mudando apenas a forma de pesquisa (citada no post anterior).

 

 



u80zO.png

 

No exemplo da foto acima, eu estou a procura de um Ornate Shield. Na parte de cima, mostra que o jogador Corrupted Lisie está vendendo 1 por 100k. O "Total price" indica o valor total, usado para vendas de mais de um item, por exemplo, se ele estivesse vendendo 2 Ornate Shields, o total price seria de 200k. Se você quiser comprar o shield, é só clicar no nome do jogador, e depois no botão "Buy Now".

Na parte de baixo, é a parte de venda, para você vender um Ornate Shield, mas no exemplo, não tem ninguém comprando, mas funciona do mesmo modo.

 

No cliente em C++ é do mesmo método, porém, tem uma barra deslizante para você escolher a quantidade de compra.

 

 

Criando uma oferta

 

Ao contrário do exemplo acima, que todos podem compra e vender, somente jogadores Premium Accounts podem criar uma oferta. Antes de criar uma oferta certifique-se de que o item esteja no seu depot (no caso de venda).

 

A primeira coisa a se fazer, é selecionar o item que você quer vender/comprar usando o menu ao lado (ensinei como usa no primeiro post), no cliente em C++ o número de itens que você tem no seu depot fica entre parênteses, no cliente em flash fica no canto inferior do item.

 

 

lHD4P.png

 

Após selecionar o item, você vai para a parte inferior da janela, e começa a preencher as informações da oferta. Escolha o tipo de oferta (buy/sell), no cliente em C++ é através de botões, no cliente em flash é uma lista.

 

Agora você deve por o valor que você quer no item, no exemplo, usamos 250k. Nessa próxima etapa, você deve dizer a quantidade, no cliente em flash, é através das setas, no cliente em C++ é pela barra deslizante. Por último, se você quiser fazer a oferta em anônimo, você marca a opção "Anonymous".

 

O número que fica após o "Fees", é a taxa que você vai pagar para criar a oferta, no exemplo acima ficou em 1,000gp, você deve ter isso no seu banco. Após isso clique em "Create Now".

 

O processo de compra é igual, porém o valor que você vai por no "Piece Price" é o valor que você pretende pagar pelo item. Você também tem que ter esse dinheiro no seu banco.

 

Espero que tenham entendido e gostado.

 

Fonte:

Portal Tibia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Creio que muitos usuários tenham dúvida sobre esse assunto e este tutorial está mais que completo e bem explicado.

 

Tutorial Destacado,

 

Atenciosamente, Critical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito ruim esse sistema no meu ponto de vista, pois tira o rpg de ira para um canto ao outro para comprar items e outra, items podiam ser negociáveis, agora é um preço fixo. até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com a Anne, esse sistema é bom, facilita muito por um lado mais tira o RPG do jogo, como fazer os travel de uma cidade a outra, correndo o risco de ser morto e perder a mercadoria... vejo que isso se perdeu com esse sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Preferiria que cada jogador pudesse montar sua loja, para a venda de equipamentos, para continuar tendo um belo RPG e não precisar ficar anunciando atoa naquele Trade onde ninguém compra nada de você.

 

Atenciosamente, Critical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que tem muitos novatos no Tibia, por isso que ela faz isso.

 

Mentira só tem sem dedo naquilo, já já eles deixam usar programas que façam tudo por você.

 

Atenciosamente, Critical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preferia que o jogador fica-se um pouco igual ao sistema do MuOnline, tipo, fica-se parado com uma mensagem embaixo do nome, "Vendo/Sell" ou "Compro/Buy", o cara chega, abre as opções, e clica em "Ver loja/View Store" e "Compra/Buy" ou "Vende/Sell".

Uma coisa legal de se adicionar, pois, não interferia em nada.

---

Acho que o Sistema de mercado não tira o RPG do jogo, pois, você pode ainda ir até uma cidade e comprar/vender, se quiser.

Acho que só facilitou um pouco em questão de ficar saindo de uma cidade para outra para vender itens, mais para quem quiser continuar igual antigamente...

Editado por TonyHanks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...