Tutorial muito bom e bem explicado
Fixado.
Tutorial muito bom e bem explicado
Fixado.
Queruu maisss =( aew colex termian adorei o tuto!!! cara continua aew preciso de action maker e ninguem aprende vai ter que ser eu msm neh....
info
Grupo: Campones
Reputação: 0
Char no Tibia: Sharus Oligs

Puxa vida, tinha que ser fixado mesmo!
Parabéns pelo tutorial cara!!! Super explicado!
Você poderia dar aulas sabia? Cobrando 1 real cada aula você ia ficar rico! huhua
//MttS
info
Grupo: Visconde
Reputação: +8
Gênero: Masculino
@Kamuss
eu vou postar mais, mas eu prefiru ver 1º se tem gente interessada em aprender este tipu de scripting ^^
@Mtts
Brigado pela idéia, ké ser meu aluno xD
vlw pelos comments
Ba meu continua a posta essas "aulas" pq um dia quero fazer essas coisas loca q vc faz e eu sempre quis fazer.
vlw colex por esse grande e hiper explicado tutorial sobre actions...é por ele que to tentanu aprende xD....vlw brow tu e baUMMM msmo hsuashua..... GRANDE TUTORIAL COLEX PARABENS ^.- ...
FUIII
abraços ^.-
Oi
Ow colex realmente muito bom, gostei tipo nao sabia quase nada sobre actions e agora jah começei a entender melhor.
tipo esses tutoriais q ensinam alguma coisa importante deveriam ser fixados !!!
vlw
//kamimura
info
Kra tah mt rox
So iniciante ainda aprendi mt coisa com esse totu
vlw msm ![]()
vlw mtts pela sing
V
L
W

info
manow eu nunca entendi nadinha de actions...
nadda mesmo!
e agora pela primeira vez eu sei de alguma coisa..
fiquei quase excitado aqui quando entendi que o programa simplesmente usa uma equação... =DDDDDD
mas tpw..
c flo: QUALQUER erro avise.. dai tpw..
eu não tenho muita certeza.. mas c flo: else(então) elseif(então se), mas eu acho que else num eh então eu pelo menos, sempre achei que else = também, além, mais, etc..
tpw:
anyone else want to come?
alguém mais quer vir?
então nas actions seria: else(também) elseif(também se)
conserta aê dps..
=D
valeu manoow
tutorial super rox! super bem-explicado! te amo!!! vou ler os outros dois agora...
Fuiii
Editado Julho 8 por Slashzinhuu
Action é muito dificil de aprender.
Mais cum esse tuto pareceu taum facil =D
Você É o cara de Actions
Abraços
//RaVe_
info
Char no Tibia: Falcler Knight

awe ficou muito bom
meus parabens manow
flwss
vlwss
info
Eu n sei oq é isso, oq é um scripT??? :confused: :confused: ![]()
![]()
info
Grupo: Artesão

aew cara..
aff tutorial perfect cara..
realmente muito bom..
o post tá um pouco antigo mas ainda tá valendo =PP
falo de actions quem manja é o colex :icon1:
@ThiagoCapitao
putz cara dai pega mal ![]()
sei explicar não..na verdade não sei explicar nada..
só sei fazer umas paradas xDD
malz
flws ae
fuiz!!
info
Char no Tibia: Angel Yosef
Aew fico mt bom tuto pena q n tem o q eu pressiso, caso vc possa me ajuda eu tenho um problema eu n sei fazeh uma action, sei fazeh mts actions mas essa em particular n sei como, jah perguntei jah postei nos de pedidos de codigo mas n consigo, jah tentei eu msm fazeh....
O q eu kro eh como em mintwalin no tibia normal::
-quando vc fla hi pro npc ele da sumon de bixo
-e dps quando vc tiver matado tds bixos vc diz hi denovo, ai ele te responde
Ps:tem q matar tds bixos.
se alguem souber me mande uma msg.
info
Grupo: Visconde
Reputação: +8
Gênero: Masculino
vo começar a postar mini tutoriais sobre actions
hoje vo postar a 1º parte e naum vo postar tudo numa só para naum ficar embaralhada as explicações, postarei a proxima parte se eu ver ke ajudou algumas pessoas ou ke gostaram :icon1:
atenção: alguma informação errada me avise ke eu irei editar.
vo primeiru começar por dizer uma coisa antes de começar u tutor
us comandos ke eu usar "cid" ou "item2.uid" neste tutorial podem ser substituidos por otros em otros scripts, vo fazer uma lista:
- cid --- criatura
- item.uid --- item em ke se deu a ação
- item2.uid --- 2º item ke entrou na ação (por exemplo nu use with) o 1º item nosi damu "use with" e dps clicamus em cima de otro item (item2)
- ou otras variavel declarada antes por exemplo:
vou declarar a variavel umas coordenadas e dps pegar a info de um player*(explico issu noutro tuto) desse local e ver u a vocação dele...
lugar = {x=100, y=100, z=7, stackpos=253} ---- declarada a variavel LUGAR com as coordenadas (estackpos eu explico dps)lugarinfo = getThingfromPos(lugar) ---- peguei a info de creture dakelas coordenadasvoc = getPlayerVocation(lugarinfo.uid) --- peguei a vocação do player ke a var "lugarinfo" pegou a informação----------------------------------------------------------------
agora nesta 1º parte vo fazer uma leveldoor baseada em actionid explicandu tudo passo a passo para naum haver duvidas e se houver eu tentarei responder
LevelDoor é um script facil e não contem muita dificuldades intaum sera facil ensinar
começaremos por abrir u bloco de notas e escreveremos a primeira tag de todas as actions:
esta é a função basica das actions ke vc podera ver em todas elas, nos npcs e spells vc encontra otro tipu de funções
nesta função voce podi ver 4 "variaveis predefinidas" nas sources.
agora vamos declarar 2 variaveis em ke a 2º variavels vai conter um calculo
adicione u seguinte na continuação da tag de cima:
1º declaramos a variavel de pegar o lvl do player, claru pq nois precisamus saber u lvl du player pra ver se ele podi passar, mas fizemos o calculo subtrair o actionid do item (item.actionid) por 1000.
ja vo dizer porque isso, eu fiz isso porque us actionid para funcionar é 1000 pra cima
intaum vc coloca 1030 (como actionid) - 1000 = 30 <--- level necessario, ou seja, vc coloca nu actionid da door o level necessario mais 1000 ke dps u script vai "tirar" esses 1000 e vai saber u valor exato.
Agora vem a parte principal, u "corpo" da action, vc vaum reparar ke nas minhas actions em cada "enter" ke eu dou entre duas funções, eu clico duas vezes nu "espaço" para dexar a action mais organizado e bem mais simples na parte dus "elses":
Agora explicando:
1º de tudo vem uma expressão de "verificação" em ke usamos u "if"
akela frase traduzida para portugues ficaria +/- u seguinte:
se essa expressão for verdadeira a action vai teleportar o player para a posição da porta é a mesma du topos (topos = to position), issu acontece com u seguinte comando:
esse comando é doTeleportTHING porque funciona com outras coisas a naum ser players
e para enfeitar a level door eu inda coloquei para aparecer um efeito no player dps de ser teleportado ke tbm é igual ao topos, para issu usamos o seguinte comando:
eu coloquei ali "12" como efeito magico, mas vc podi mudar, para vc ver us efeitos magicos entre com seu gm e diz "/z numero" sem os "".
atenção: neste comando naum utilize cid ou item2.uid use sempre algu como cordenadas ou posção por exemplo (topos, frompos, {x=10, y=256, z=7})
agora vamus ver ke caso a expressão seja falsa (o level do player naum é maior nem igual ke o level requirido) a action vai mandar uma menssagem de cancelamento para o player dizendo ke ele precisa de um certo level pra passar:
1º para issu devemos colocar "else"(senão) ou "elseif"(senão + expressão), neste caso usaremos o "else"(senão) e logo depois colocaremos o comando do ke ira acontecer:
esse comando faz aparecer akela msg branca na parte de baixu da tela, vcs podem ver ke eu escrevi ali ("..level..") esses ("..---..") vai passar para texto uma variavel por exemplo a variavel ke eu usei "..level..", ou até um comando por exemplo "..getPlayerName(cid).." -- este ira escrever u nome du player.
Agora só falta 2 coisas para terminar o script
1º Fechar a expressão "if"
2º fechar a função "onUse"
Para fechar a expressão usamos u simples end(terminar):
Para fechar a funºção usamo u return(reponder) com um valor positivo ou nulo e um end:
Então a action ficara assim:
Agora salve o documento do bloco de notas com nome lvldoor.LUA na pasta:
Vai no arquivo actions.XML da pasta:
e adicione a seguinte tag ke abrira o script ke vc fez:
em vez de itemid pode tbm ser usado:
- actionid
- uniqueid
mas neste caso usamos itemid
id da porta naum tem nada ke explicar (um exemplo: 1229)
script="lvldoor.lua" é u ke vai chamar u script ke vc criou com esse nome na pasta (data/actions/scripts)
e aki termina o primeiro tuto sobre actions
espero ke tenham gostado e aprendido mais algumas coisa sobre actions
se eu ver ke gostaram e ke deu pra aprender alguma coisa eu postarei us proximos tutos explicando coisas mais dificeis
Comentem u ke axam, erros e u ke naum perceberam ke eu tentarei responder
tutorial 100% by Colex
Editado Outubro 26 por colex