Ir para conteúdo

[tutorial] Sendo Um Adm.


Posts Recomendados

EXCLUSIVO PARA O XTIBIA CÓPIAS NÃO AUTORIZADAS, FAVOR MANDAR PM SE FOR POSTAR EM ALGUM LUGAR.

 

 

 



Olá xTibianos.

 

Neste primeiro tutorial irei explicar detalhadamente o que é ter um servidor de verdade, e saber administra-lo. O tutorial será baseado em um indice podendo ser facilmente compreendido, lembrando que este tutorial é para servidores sérios

 

Indice:

 

1 - Conceito de OTserver

2 - Escolhendo um OTserver

3 - Formando uma equipe

4 - Criando um mapa

5 - Checando o andamento

6 - Marketing

7 - Iniciando o servidor

 

 

 

 

1 - Conceito de OTserver

 

Bom, devemos notar que o conceito de otserver anda sendo esquecido por muitos...pois trata-se de ser um alvo de muitas discussões em fórums inclusive aqui no xTibia, sabemos que cada um tem sua opinião e que todas são muito diversas, mais devemos levar em conta alguns paramêtros de "Ètica" na criação de um servidor, óbviamente se você quer que seu servidor cresça você deve primeiramente escolher uma experiência para ele, um servidor grande normalmente tem uma xp ètica em que a maioria dos jogadores de ots costumam usar (a maioria). Pesquisas dizem que a xp "aprovada" por players estão entre 4-20, ML e Skills e Loot pode ficar a sua livre escolha.. (use o seu bom censo), se você quer criar um ot server xp 999999x não precisa terminar de ler este tutorial, apenas baixe e rode.

 

 

2 - Escolhendo um OTserver

 

 

Esta é a hora mais dificil (sim.. não estou viajando) pois você deve primeiramente excolher qual tipo de versão você vai usar(SQL ou XML) , porém não é tão simples assim, você deve levar em consideração o fato de que se você escolher uma versão XML o seu servidor terá capacidade para menos players, e com o crescimento do OT ficará muito pesado. Já se você escolher por SQL você terá maior qualidade de desempenho do seu otserver, maior quantidade de players, menor ping, porém você irá ter que ter um bom web master se for querer fazer site proprio ou então achar um bom website sem Bugs e que seja facilmente editavel, e você deverá ter um conhecimento de SQL, eu recomendo na hora da criação de um OT usar um servidor SQL pois ele é infinitamente melhor que XML, todo o trabalho que você terá estudando como mexer em SQL não será perdido.

 

3 - Formando uma Equipe

 

Na hora de se formar uma equipe você deve levar em consideração o tempo on-line que cada um passa, a qualidade de seu trabalho, e seu empenho na equipe, para criar uma equipe e recrutar membros use diversos sites de otserver e fique sempre ligado em seu tópico, e o apresente bem para causar melhor impressão aos futuros candidatos.

 

4 - Criando um Mapa

 

Para se criar um mapa além de ter um bom mapper você teve ter em sua mente que é um processo BEM demorado, um mapa decente pode levar meses para sair, por isso é aconselhavel usar um mapa pronto editado, lembrando que nada de teleports para hunts no templo.. procure aumentar o RPG e fazer os players andarem bastante para caçar.. isso é mais divertido, procure criar cerca de 10-20 quests importantes, as 3 principais são : Anihi,DH e POI.

 

5 - Checando o Andamento

 

Uma coisa que deve estar sempre de olho é no andamento do seu projeto, fique sempre em cima dos membros da sua equipe e sempre os cobre de seus deveres, faça cronogramas marcando datas para trabalhos entregues, e se ver que algum membro está atrapalhando o rendimento de sua equipe contrate outro ou converse com o mesmo, porém nunca esqueça de deixa-los sempre motivados.

 

6 - Marketing

 

Marketing é o que vai levar seu servidor para o sucesso, lembre-se que apenas tendo um bom servidor você precisa anuncia-lo, procure parcerias com fórums de OTservers, crie um bom tópico anunciando o seu objetivo e seja breve no que diz, procure colocar boas informações e screenshots, anuncie em listas de otserver, e faça parcerias com sites de anuncio.

 

 

7 - Iniciando o servidor

 

 

Na hora de iniciar seu servidor, procure ter uma boa referencia para seu server e que tenha pessoas dispostas a entrar, não inicie a qualquer hora, inicie em uma hora de pico que também ira ajudar bastante seu OTserver, e não esqueça de antes de iniciar o servidor anunciar que o mesmo será aberto e tente deixar os players com a aquela vontade de entrar no servidor.

 

 

Bom é só, depois eu continuo escrevendo pois quero deixar o tópico perfeito, de começo está bom, da para ter uma boa ideia do que eu estou falando.

 

 

Créditos 100% para mim,

Sem mais,

Victor Bacchi

Editado por victor bacchi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente alguem respondeu -.-

 

Ontem estava pensando em voltar ao xT quando fiz este tópico.. só que a fama de usuarios "sangue-suga" do xtibia continua..

e isso diminue a vontade de continuar este tópico.. minha meta era adicionar 7 items no indice por dia.. mais vo fazer isso de 2 em 2 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá muito bom o tópico gostei bastante, aprovado.

 

Esta é a hora mais dificil (sim.. não estou viajando) pois você deve primeiramente excolher qual tipo de versão você

 

VAMOX AO XOU DA XUXA E DA XAXA MIGUXU !!!

:p

Editado por maximusot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta é a hora mais dificil (sim.. não estou viajando) pois você deve primeiramente excolher qual tipo de versão você

 

Omg.. como passou isso?

 

 

Já vou editar.

Editado por victor bacchi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraa, Salvou minha vida.

Sinceramente, Antes de eu ler esse tutorial, Meu ot estava cheio de teleports pra hunt,

Facilitando muito o acesso..

Procurei esconder as hunts longe da city, Com algumas passagens misteriosas, Para realçar mais o RPG.

Fooi dito e feito, Meus players estão cada vez mais motivados a descobrir mais coisas,

Concerteza :

 

APROVADO !! :winksmiley02:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bom !!!

Isso que voçê Disse ta Certo

Cara Sem Palavras Vai ajudar

Aquelas Pessoas (eu) que

Não tem censo de Criatividade

Baixa um Mapa e Começa a Roda

Demora Mais de 1 semana para que

Entre no Mínimo 10 pessoas Cara

Tudo Isso que voçê disse me

Deu expiração de Criar um ot

Alem do Mais e SQL que não

Sabia que era tão bom assim

O que eu tenho a diser é

Otimo Tutorial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...