Ir para conteúdo

Tutorial De Como Ser Um Bom Gm/god


Wey.Ctba

Posts Recomendados

MANUAL ADMINISTRAR E COMANDAR PARA ADMINs E GMs.



 

 

POR QUE OS PLAYERS GOSTAM DO SERVER?

PORQUE O STAFF GOSTAVA DE CUIDAR DO OT?

 

 

OS PLAYERS QUE SE VIREM!

Não ajude os players. Eles que se virassem. Perderam loot? Cata algum amigo seu, ou algum equipamento, apenas para ir lá pegar antes que o corpo apodreça né. Caso você fizesse isso para alguém, os outros vão querer também. Se não ajudar, lá vem "GM eh power abusa, pedófilo, só ajuda os amigo, não entrem". Portanto, não ajude nesse quesito NINGUÉM.

 

SEM ITENS NEM MONEY!

Quando eu entro em um server e vejo o GM puxando para me dar money, logo sei que isso não vai pra frente. Nunca de itens para ninguém, nem para sua mãe (com todo respeito) se ela jogar. Os players devem conseguir por conta própria. Se você ajudar alguém, vai vim alguém dizendo: "oia o cara dando item, ele deu e-plate, golda legs e DSM pro cara". Como você vai provar que não fez nada? fora que que não é nada ético. Não ajude.

 

NAO TENHA CASAS PARA USO PESSOAL!

Se precisar tomar alguma casa, não a use para fins pessoais e não utilize uma casa para seu GM, mesmo que comprada, a procura por casas é grande e para os GMs ja existe o Staff Department com seu quarto.

 

SEM MISTURAR PLAYER/CHAR GM!

Uma das piores coisas que tem. Dois exemplos de um legítimo GM Power Abuser.

*Um cara feliz caçando seus ratin feliz da vida e chega o GM, com seu char normal: "sai daki". Bom, ele é mais fraco, então...EXEVO GRAN MAS VIS. Pum, char do GM deita em um hit. 1 minuto depois, chega o GM Newba e diz pro cara: "me mato, ban, xau".

Injusto não é?

*O GM cria o char, e, antes de abrir o OT, poe uma xp 865161187 e se enxe de item criados pelo char GM. Dai abre, e fica se exibindo.

Não façam isso, se querem ter um server e um char nele, upem como todo mundo, e como o char normal nao tivece relação nenhuma com o GM (NENHUMA, os amigos deste player não podem nem saber que você é GM, e nunca revele!).

 

NÃO FIQUE SE EXIBINDO!

Não entra com o char GM e fique: "peguei level 100, sou #####." ou "eu sou #####, eu tenho e-plate". Fique na sua. Char GM é para administrar e ajudar os players, não para bobagens.

 

AJUDE OS PLAYERS!

Obervação: Ajude se ele precisar de ajuda, não de itens ou de uma transa. Se ele não sabe onde caçar, explique. Se ele tem dúvidas sobre como funciona o server, explique todos as configurações dele. Se ele tem alguma dúvida, ajude-o PACIENTEMENTE, para que ele se sinta bem e veja que o server tem bons GM's.

 

DIVULGUE!

Divulgue o server. Mas divulgar não significa vir num fórum e postar 10 tópicos para todo mundo ver. Ou postar no lugar errado pra deixar o pessoal irritado. Seria bom entrar no GM e mandar global "Divulguem o server, assim você ajuda ele a crescer e ficar melhor".

 

OUÇA SUGESTÕES!

Isso também é importante. De vez em quando, entre com o GM e pergunte se alguém tem uma sugestão. Ouça todas e, caso for uma "arriação", ria e deixa essa pra lá. Não vá logo se teleportar pro cara e mandar uma UE no rabo dele. Se for uma boa sugestão, faça uma enquete e veja se vale a pena introduzir a nova coisa. Tudo com paciência...

Se você não for o Hoster, avise ele das sugestões, anote em scrolls em uma sala de mensagens pra ele.

 

SE ALGUÉM FALTAR COM RESPEITO OU FALAR ALGUMA BESTEIRA, inicialmente ria e deixe pra lá, ou ensine-o em vez de chamar de noob, banir ou matar etc.

 

GM NÃO TEM SENTIMENTO!

GM não tem sentimentos...pelo menos não com o CHAR GM. Não sinta pena de um noob que morreu depois de lutar anos para conseguir a e-plate (sendo que o server só ta aberto a 1 dia), ou aquele que se acha infeliz. Também, não ame. Senão algum traveco vai fazer um char mulher e pedir um char GM, pra ele "amar" você. Se cuide, ame apenas com seu char, não ponha o GM no meio da história.

 

DESCONFIE DE TUDO QUE O PLAYER FALAR!

e pense se você estivesse no lugar dele, teria condições de enganar o GM do modo que ele fala, sempre exija provas ou pessa ajuda a um superior em casos delicados.

 

EVITE AO MÁXIMO MATAR PLAYER (mas sem eles saberem que você deve evitar)!

Ao matar um player, ele pode ficar bravo e parar de jogar, e levar junto uns 3 amigos para fora do servidor, além de espalhar maus boatos.

 

NÃO USE PALAVRÕES/PALAVRAS DE BAIXO CALÃO!

Para falar com players, e sempre use as palavras "por favor" e "obrigado" (sem usar o "plz")!.

 

PEGUE DURO COM GM/TUTORES para supervisionarem sem falhas ou desvios.

 

SEM SPOIL!não fale sobre quests e como resolve-las ou como chega nela, NADA, não ajude se o player morrer e não teleporte ninguém, se você teleportar alguém umonte de gente vai querer e este que você teleportou vai pedir SEMPRE.

 

NUNCA DÊ GM AO SEU AMIGO!

Seus amigos pedem GM, você vai lá, pensa que tá fazendo grandes coisas, e dá à ele o que ele quer...Não faça isso, ele pode acabar acabando com o server, só dê a ele se for experiente

 

Isto tudo são dicas inicialmente para um trabalho mais prazeroso a você e ao sucesso do server, mas se elas não forem seguidas ira acarretar a perda do cargo caso não esteja no comandos!

 

BOA SORTE

 

---------------------------------------------------------------------------------

Manual By:

Wey.Ctba

Editado por Wey.Ctba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 84
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

O ruim eh quando entram players se axando expertos demais, ou super inteligentes. . . eh expulso todos do servidor...

sempre tem aqueles players que falam que você é editado, se você mata ele, ou o GM te ajudou, e começam a enxer o saco.

quando o player diz isso, ja bane, deleta o char, e blokeia o IP.

melhor solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o conde falou, se todos gms vissem isso, o mundo dos Servers seria melhor, so nao concordo com uma coisa, a parte que fala "GM NÃO TEM SENTIMENTO", GM tem sentimento sim e sempre terá pois somos humanos e nao conseguimos reprimir isto.

Portanto GM sempre tem ou terá sentimento.

So que um bom GM não usa os sentimentos de forma errada.

 

E outra:

Nao se aprende a ser um bom GM, você meio que nasce com isso.

 

Cya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#Wey

Exatamente, sentimentos bons, dentro das regras e que nao quebrem as regras citadas a cima.

Sou gm a mais de 1 ano o.O

Fui de 2 server neste tempo, Meu(jv10 server) e o que estou atualmente, o Empire.

Dá para juntar muita experiencia, e depois dos primeiros meses, você fica muito mais responsavel, prestativo e inteligente =]~

 

Bom tutorial, recomendado!!!

 

Cya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...