Ir para conteúdo

Projeto - OTserv


kttallan

Posts Recomendados

Tópico 1/3 - Curso de OTserv

 

Olá pessoal tudo bem? então já faz um bom tempo que eu não faço a criação de um Tópico aqui no xTibia embora entre no fórum diariamente, mas do que esse tópico se trata? Frequento o ramo de Tibia e Otserv a um bom tempo, entrei em 2011 com outras contas e comecei a ter contato frequente em 2013 criei meu nome Kttallan e foi onde surgiu o meu desejo por abrir um servidor. Participei de diversos projetos, principalmente de Pokétibia cujo criei meu laço e meu nome, uns chegaram a ficar online e outros que morreram na estrada. Essas participações me trouxeram diversas experiências que desejo compartilhar aqui com vocês nesse tópico de debate e de reflexão.

 

Nota-se que a maioria dos frequentadores dos forum's tem uma vontade insaciável de desenvolver seus próprios projetos, seja eles por desejo pessoal ou por motivos financeiros e é esse tipo de informação que quero compartilhar com vocês, sendo elas destacadas por diversas perguntas chaves que irão abrir sua mente para você prosseguir com suas decisões e escolhas.

 

Você realmente está preparado para iniciar o desenvolvimento de um projeto?

 

Claramente sua resposta será SIM: vou começar aqui citando coisas que irá lhe fazer desistir, porquê não incentivar? Aqui iremos trabalhar com a realidade, todo mundo tem seu desejo interno de abrir um servidor moldado ao próprio gosto e com seus próprios ideais, porém existe mais desvantagens do que vantagens, antes de pensar em seu projeto iremos desenhar um caminho com diversas perguntas a qual deverá responder a sí mesmo antes de iniciar!

 

Você tem uma equipe para desenvolver seu projeto?

 

Se a resposta é SIM: Deverá fazer outras duas perguntas, como será a divisão de tarefas no servidor?, Como será feito a divisão financeira entre os participantes sobre o lucro? até então se você está montando uma equipe que não é financeiramente paga pelo trabalho executado, eles deverão ganhar porcentagem por cima do lucro do servidor, se sua equipe é freelancer então a desconsidere. Tendo a resposta para ambas as perguntas você estará pronto para passar para a próxima.

 

Se a resposta é NÃO: Você já tem 1 pergunta que deverá fazer, Tenho tempo e conhecimento o suficiente para desenvolver o meu projeto solo? Essa é uma pergunta bastante importante, não é necessário ter uma equipe para o desenvolvimento de um projeto, porém a falta de membros na equipe irá desencadear em uma sobrecarga em cima de você, sem falar que dependendo dos seus objetivos com o mesmo, deverá ter conhecimento em diversas áreas tais elas como: Programação, Sprites, Mapas, Designer, Administração e outros. Tendo a resposta para essa pergunta iremos passar para a próxima!

 

Você tem tempo disponível para desenvolver seu projeto?

 

Se a resposta é SIM: Você está no caminho certo, levando em consideração que com ou sem equipe irá demandar bastante tempo e é isso que os difere dos outros, tempo é importante, já vi muitos projetos com excelência de qualidade que nunca saíram do papel e outros que saíram do papel e que não conseguiram prosseguir isso ocorre por diversos fatores tanto internos quanto externos, um exemplo disso é algum membro da equipe morrer, ficar doente ou simplesmente sumir do nada (como aconteceu diversas vezes em projetos que participei, levando todo conteúdo que o mesmo desenvolveu, fazendo com que a equipe se desmonta-se), se for para iniciar com seu servidor determine em quanto tempo sairá do papel, seja ele em 1 ou 2 anos o importante é seja definido.

Observação: A determinação de tempo para o seu projeto é muito importante, se você não tem expectativa de tempo para algum tipo de abertura (seja ela beta ou oficial) dificilmente você conseguirá prosseguir com o mesmo. Se você definir que seu projeto terá um beta-teste em 1 ano (Faça-o), já participei de diversos projetos em que não trabalhavam com datas e uma time-line de objetivos, se seu projeto não der um passo para fora do papel, facilmente morrerá com o passar do tempo.

Observação²: falo aqui por experiência própria, já passei por mais de 15 projetos em áreas diversas, se 4 sairão do papel foi muito.. Então dê seu passo inicial, mesmo que incompleto.

 

Se a resposta é NÃO: Ai sim amigo você está um pouco complicado pois um projeto demanda muito tempo e a partir do momento a qual você realmente inicia deverá focar o seu tempo livre no desenvolvimento. Para suprir essa falta vem o velho ditado "Tempo é dinheiro", se você está financeiramente disposto a gastar R$ ele poderá auxiliar nos momentos a qual você não estará disponível e essa é a vantagem de contratar freelancers que irão facilitar o seu próprio trabalho, me refiro a contratação de qualquer pessoa capaz de suprir sua necessidade, seja ela uma complementação de uma tabela, até a criação de um sistema complexo, lembre-se que é importante otimizar o pouco do seu tempo que tem disponível.

 

Você está disposto a perder tempo e dinheiro no seu projeto?

 

Se a resposta é SIM: Então você está mais do que preparado para iniciar e prosseguir.

Se a resposta é NÃOEntão é SUGERIDO que você pare por aqui, já que não está disposto a perder, não estará disposto a ganhar.

 

Essa ultima pergunta ela é um pouco complexa por isso as respostas sim e não foram bem resumidas, a questão é que a grande maioria dos projetos não chegam nem a sair do papel, a ideia pode ser a melhor do mundo, porém se você não tem disposição para coloca-la em pratica dificilmente resultará em algo. Em quase 9 anos de experiência com OTserv toda vez que eu pensava em abrir um projeto colocava essas perguntas em pautas e elas me pouparam de perder tempo e dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quiça os iniciantes e até mesmo os que já adentraram a esse mundo, leiam tal tópico antes de acometer com eles tais consequências.

 

Editado por Poccnn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...