Nossa cara, você tem um ótimo ponto de vista, mas deixa eu te explicar uma coisa.
Todos precisamos trabalhar certo?, ganhar dinheiro para podermos viver. Então como você pretende viver em uma comunidade que "se ajuda" ?, todos os seus exemplos são realmente muito "bonitos" do ponto de vista social, são praticas exemplares, mas o problema da comparação dos seus exemplos é que, todos que contribuem para a comunidade open source, fazem isso no seu tempo livre, pois open source não da dinheiro pra ninguém, e é por isso que o windows sempre vai ter mais programas que o linux, e por isso o pirata vai sempre ter uma qualidade inferior que o original, se você se contenta com tão pouco tudo bem, não tenho mais o que debater com você, agora se você não se contenta com cópias falhas e produtos com baixo rendimento então leia meus argumentos de novo.
Entenda que a minha ideia é trazer mão de obra de qualidade para o fórum, que possa trabalhar e se dedicar 100% do seu tempo para a comunidade.
Eu sei programar em c++, tenho tempo para desenvolver códigos para o fórum ? Bem pouco. Se eu conseguisse me manter só programando para open tibia minha produção e desenvolvimento de códigos seriam muito superiores aos que são hoje, imagina eu poder ganhar trazendo conteúdo pra comunidade ?
A vida é, Trabalho / Viver, não existe, Ajudar / Viver..., você pode diminuir o Viver e por o Ajudar Trabalho/(Viver / Ajudar), mas não pode parar de trabalhar, a não ser que vc seja sustentado pelos mais, como a maioria de quem usa o fórum é, ai você pode Viver/Tentar Ajudar.

info
Grupo: Herói
Reputação: +331
Gênero: Masculino
Outras coisas que eu acho que devem ser consideradas para virar um 'produtor': atividade no fórum, principalmente na área na qual ele quer ser produtor. Comentando em outros projetos, outros produtos e dando feedbacks. É muito frustrante você apresentar conteúdo e trazer coisas legais e não ter feedbacks.
Os produtores poderiam se tornar, depois de x tempo ativos e cumprindo as obrigações, 'permanentes', sendo mais dificil ser rebaixado mas ainda tendo que ajudar na parte gratuita. Além disso, o rebaixamento não seria aplicado a produtores inativos (afinal, ele pode ter problemas pessoais e abandonar o forum por um tempo), nesse caso se tornaria só inativo. Mas, se o cara continuar ativo mas dando só atenção a área paga ele seria rebaixado.
Uma outra coisa legal seria destinar uma porcentagem das vendas para o proprio fórum visando a organização de concursos. Mas não concursos como eles são feitos hoje. Por exemplo, de scripts: O melhor script. Não, chama o concurso de os melhores scripters, da um tema e avalia cada detalhe dos scripts que foram feitos:
- Criatividade
- Complexidade
- Codificação (se o cara foi sucinto, não escrevou coisa que não precisava, se ele pensou da melhor forma possivel para aquilo, etc)
- outros critérios.
E ai fazer uma lista classificando os scripters daquele concurso com base no desempenho deles em cada quesito. Seria uma forma de mostrar/provar a competência e também medir evolução. E o melhor scripter, isso é, aquele que foi melhor na soma dos quesitos seria o vencedor (ou os 3 melhores seriam premiados, por exemplo).
Incentivaria todos a participar não só pelo premio, mas pelo feedback.
Enfim, tem outras ideias aqui mas vou esperar os feedbacks para continuar a discussão.
Up.
Po agora que eu achei que a discussão tava tomando um rumo legal, cade a galera?
Editado Janeiro 16 por Skulls