WI
dúvida

Função os.clock ()

Por WillOliveira, 27 de set. de 2013 em Scripts

explicação da função os.clock
resolvido
script
10
1.3k
WillOliveiraW
27 de setembro de 2013 às 15:29

Alguém pode explicar o que a função os.clock() faz e dar um exemplo de algum script que usa ela? rep+

RoksasR
27 de setembro de 2013 às 15:51

Se eu não me engano ela serve para retornar os centésimos.

LumusL
27 de setembro de 2013 às 16:19

Roksas, ela retorna a hora não? Eu já vi ela em um script no qual ao ser usado ele mostrava as horas.

RoksasR
27 de setembro de 2013 às 16:41

Agora que parei pra pensar, na realidade esta função ela retorna da CPU, o tempo desde o início do código. Se você executar uma print em um debugger, utilizando esta função, pode reparar que retornará o tempo em que roda o código, muito útil isto.

WillOliveiraW
27 de setembro de 2013 às 17:32

Retorna esse tempo em segundos?

RoksasR
27 de setembro de 2013 às 17:45

Retorna o tempo, seja ele qual medida for, segundos, minutos. A quantidade de tempo para que o código rode.

for i = 1, 100 do
    print("Tempo: "..os.clock()..".")
end

Utilize isto em um Debugger, pode ser o OTScript Live, no caso irá printar 100 vezes aquela linha, veja na centésima linha o tempo, cujo seria a velocidade de rodar isto.

OneshotO
27 de setembro de 2013 às 22:18

A função os.clock() retorna o tempo de execução de um programa Lua. Aplicado a um servidor de Open Tibia, a função retorna o tempo em segundos desde que o servidor foi executado e iniciado.

WillOliveiraW
28 de setembro de 2013 às 13:17

A função os.clock() retorna o tempo de execução de um programa Lua. Aplicado a um servidor de Open Tibia, a função retorna o tempo em segundos desde que o servidor foi executado e iniciado.

Não é o tempo desde que o script foi iniciado?

RoksasR
28 de setembro de 2013 às 13:26

Como o Oneshot disse, em OTServer seria ao iniciar o servidor, mas em Lua Pura, seria ao iniciar o código.

3 meses depois...
OmegaO
05 de dezembro de 2013 às 22:45

Tópico movido para a seção de dúvidas e pedidos resolvidos.

O tópico foi fechado e movido para lixeira por estar inativo a mais de 30 dias. Caso seja preciso reabrir o mesmo, favor entrar em contato com a equipe.