Ir para conteúdo

[Arquivado]Perdeu-Se A Força De Vontade?


Oneshot

Posts Recomendados

Olá, pessoal do XTibia.

 

Depois de fazer alguns scripts, atender alguns pedidos e sanar algumas dúvidas aqui na comunidade, não deixei de notar que a quantidade de pedidos nunca deixa de ser imensa.

 

Eu venho da época do Open Tibia 7.8, uma época onde se você quisesse uma magia, você mesmo tinha que abrir algum script de uma magia existente e editar as coisas na sorte (Foi assim que editei uma UE com efeito de Death Strike) e entender como aquilo funcionava. Só devo a minha maldita curiosidade aos 12 anos de idade, o conhecimento que hoje possuo com Lua e C++

 

Venho notando que está surgindo um novo grupo de membros desde meados de 2011 que já não é mais igual aquele grupo de 2008, eles não possuem força de vontade para aprender a criar seus próprios scripts ou para criar seus próprios mapas. Eles só fazem criar tópicos em comunidades de Open Tibia e pedir, simplesmente pedir.

 

Tudo eles querem na mão e ainda há um sub-grupo deles que acha que é obrigação alguém atender seus pedidos, mas isso deve ficar para outra discussão. Eles já não possuem aquela curiosidade essencial: "Hm, se eu pegar isso aqui e mexer nesse bagulho aqui, o que será que vai acontecer?"

 

Eu gostaria de saber de vocês quais os motivos para a perda da força de vontade? É dificil aprender Lua? Ou é, na verdade, mal costume?

Editado por Oneshot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já discuti isso a muito tempo, os mesmos problemas.

 

Mas vale lembrar que a maioria das pessoas que postam dúvidas e pedidos tem entre 14~17 anos de idade, tenho certeza que acham que se estudar, não vai ajudar futuramente.

Porém muito disso é culpa da comunidade, que não ajuda os novatos, posso citar o exemplo do Vodkart que teve a capacidade de criar um grupo de estudos para os iniciantes, coisa que não vi nenhum fórum Open Tibia.

 

Mas o motivo mesmo é muitas crianças, falta de apoio da comunidade, preguiça.

 

Eu pelo menos, era assim .. pedia tudo pro meu irmão fazer pra mim .. até que ele parou com jogo . e me deixou se virar ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OneShot, respondendo sua pergunta.

 

Cara é assim, como o SkyD falou quem já sabe não vai querer compartilhar né? isso é defeito de brasileiro. Não é que a nova geração não está querendo aprender, é que não tem que nos ensine, eu mesmo já tentei dominar a .LUA mas sem um tutor ao lado para sanar minhas dúvidas complica tudo e sempre acabo desistindo, maioria dos que já dominam a linguagem lua Open Tibia me respondem o seguinte quando eu peço ajuda, "Aah cara estou ocupado", "Cara não tenho paciência para ensinar". Creio eu que o único problema é esse. Falta de suporte para os iniciantes.

 

Abraços.

Editado por Beeki
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca precisei de um professor pra aprender .lua, eu aprendi o que sei com os tutoriais que tem aqui mesmo no fórum.

não acho que seja necessário alguém que ensine, talvez que de um certo suporte, mas com os tutoriais você se quiser ja consegue se tornar um bom scripter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogo tibia desde os 7.4

Jogo Open Tibia desde o 7.6

Aprendi a mecher em OT 7.8

 

Na epoca era uma coisa dificilima.

Voce abria arquivos .lua, olhava para aquilo, e virava e falava, QUE PORRA é essa!

Mas com a vida, larguei OT, e voltei para tibia...

Esqueci de tudo que aprendi, agora estou voltando... faz 2 meses que voltei, muita coisa mudou, mas nao me dou ao luxo de apenas ficar copiando, eu realmente vou aprender, como antigamente, na marra... as vezes nem é presiso de tutorial, apenas vontade!

 

Hoje, as pessoas querem IMEDIATISMO, pronto e na hora, essa é a culpa.

 

"Para que ler 500 linhas de um script, para entender o que ele faz, se voce pode perguntar para uma outra pessoa responder?"

Peço muitos scripts, porem eu nao fico parado esperando, estou correndo atraz.

O foda é, chegar, pedir um script, e não fazer realmente nada e ter o script em sua mão!

 

Voce ganhou o script? PARABENS, AGORA LEIA-O e ENTENDA-O assim voce vai aprender a fazer seus proprios scripts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente e um erro muito cometido a linguagem nao e ".lua" e LUA.

".LUA" e apenas um extenção criado no bloco de notas.

 

Bem em relaçao ao aprendizado de LUA e bastante comentado e verdade que o numero de scrippters diminuiu so que nao precisamos olhar para esta situaçao.

Precisamos e incentivar para que futuros scrippters apoem em nossos exemplos.

Ja faz mais ou menos 2 anos que eu entrei de cabeça fundo em LUA quando eu comecei empenhava em simbolos e para minha propia necessidade de aprender LUA.

Aprendi com tutoriais,pratica e analisando scripts

Hoje em dia gosto de atender pedidos e duvidas de scripts e vejo outros "icones" que ajudam muito tambem mais mesmo com nossa competencia nao e suficiente ha pedidos que são esquecidos ficando ocultos nas ultimas paginas.

 

E claro que nosso sistema nao é perfeito mais estou achando que estamos caminhando so não vale desistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe me pelo FLOOD,

 

CARA, QUE SE FODA! FALAR .LUA ou LUA não faz a minima diferença!

 

@CAOTIC, ja te vejo floodando muitos posts

vou aproveitar e te denunciar, por falar tanta besteira..

 

http://www.xtibia.com/forum/topic/187090-bug-no-skill-das-vocacoes/

http://www.xtibia.com/forum/topic/186974-pedido-monsters-com-level/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce precisa ler as regras.

FLOOD- Comentario ultilizado para subir a colocaçao de lugar do topico ou um comentario desnecesario.

 

O primero e impossivel resolver sistuaçao de bug seu um script comprovante apenas pedi scripts e disse que normalmente se encontra em CreatureEvents

 

Segundo e impossivel fazer o script sem a funçao setCreatureName(cid) e perguntei a possivel existencia da funçao no executavel.

 

Minha opinião

 

 

Cara cresce por favor atitude infantil.

Leia as regras

Estude LUA

 

E depois tire suas conclusoes

 

Ja faz tempo que eu tiro duvidas e pedidos volte as paginas e perceba

 

 

"Fique atento na parte de script vo postar um scripts e presta atençao para pelo menos dizer alguma coisa"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que não existem culpados pra isso, pois existe muita documentação na internet, então não há desculpas para quem quer aprender!

Como foi dito, hoje o OpenTibia é usado pra se ganhar dinheiro, então as "pessoas" não gostam de gastar tempo (afinal, ele é dinheiro) aprendendo, preferem pedir, e de preferência o mais rápido possível!

 

Acontece que as pessoas hoje tem preguiça de tentar, não sei se por medo de errar, ou se der algo errado não sabem o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHA, concordo contigo Augusto, hoje em dia o Open Tibia é usado para gerar lucro, ou seja quem tem um servidor renomado e alto conhecimento nas linguagens que dominam na programação OT não vai sair por ai ensinando todos né?

 

Não é que as pessoas tem preguiça de tentar! Elas querem o código pronto para introdução no seu servidor, querem "molezinha" de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Beeki, não sei criar nada em LUA sou apenas aquele "editor" e pidão.. peso porque sei que tem algen que pode ajudar no fórum se não o administrador não iria criar um Subfórum chamado Pedidos e dúvidas - Scripting... ajuda quem quer você não é obrigado a ajudar talvez seja até por isso que os novatos na área pedem de mais.. só que sempre tem aqueles que se acomodam.. agora pense comigo.. se todas as pessoas do fórum que manjam em LUA e outras coisas compartilha-cem o que sabe com os novato no assunto, tudo num seria mil maravilhas? logico que você não vai compartilhar tudo que sabe mais o basico na iria arrancar nenhum pedaço de vocês.. Vodkart tomo iniciativa de ajudar mais como muitos aqui no fórum são muito orgulhosos... eu vejo que muitas pessoas que tem interesse e outras como ja falaram se acomodam em só pedir.. eu ajudo como posso MAPPER, SPRITER ETC agora tem gente que nós ajudamos paks e quando "gente" faz algo não compartilha conosco acho que esse tbm é um grande motivo de quem sabe, não passar pra quem não sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...