Ir para conteúdo

Gostos Se Discutem?


DiogoTemporario

Posts Recomendados

Pode parecer bobo, até porque todos conhecem o ditado "gostos não se discutem", mas, no dia-a-dia, discutimos e até mesmo brigamos por causa de diferentes gostos.

 

Por definição, gosto é a preferência arbitrária de uma pessoa sobre algo.

 

O gosto musical, por exemplo, define o tipo de músicas que a pessoa gosta de escutar, pois lhe dão mais prazer.

 

Esse é justamente um dos gostos mais discutidos, mesmo que na maioria das vezes não seriamente. Muitos já devem ter lido a palavra "sertanojo", ou então ouvido revoltados xingando bandas como Restart e Justin Bieber. Sempre haverá crítica sobre um estilo musical, mas faz sentido avaliar algo tão subjetivo?

 

Podemos extrapolar um pouco na definição de gosto:

 

Faz sentido criticar ou opinar sobre a opção ou gosto sexual de uma pessoa? Seja a orientação - homo,hetero... ou então seus fetiches - sodomia, masoquismo...

 

Enfim, os tópicos são infinitos. Alguns fogem um pouco mais à definição de gosto, e podemos nos perguntar, filosofando um pouco: Até onde vai um gosto? Estilos de vida, hobbies, visão política, religião... Até onde vai uma preferência e até que ponto faz sentido criticá-la?

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não chamo de discursão, e sim opinião. Expresso o que eu gosto. Se a pessoa gosta de coisas que eu não gosto, por mim tudo bem. Não atrapalha minha vida em nada. Desde que não coloque no alto falante do celular tá tudo bem. (exemplo de música)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende cara. Se for do tipo gosto musical não tem como discutir, mas se for gosto por algo "que se toque" ainda dá pra argumentar.

 

Mas acho que no geral sim, gosto se discute.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discuti sim meu gosto musical com o dos outros, especialmente na elaboração das letras das músicas. Tipo um cara vem me falando que curte sertanejo, sei lá, que todas as letras dizem a mesma coisa com palavras diferentes, me sinto obrigado a reclamar muito, ou então vem me dizer que Slipknot e System of a Down é do demônio eu fico extremamente puto e começo a cantar a letra inteira pra esfregar na cara do ignorante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que não fira a lei e os bons costumes, tanto faz como tanto fez o gosto de cada um.

 

Se as pessoas todavia admitirem que tudo é possível e indiscutível em relação a preferencia de algo, não poderíamos julgar um pedofilo ou quem gosta de andar pelado, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^ Dizer que é do demônio != criticar. Criticar sertanejo, p.e, não tem sentido, IMO.

 

mas se for gosto por algo "que se toque" ainda dá pra argumentar.

 

Por quê?

 

Porque, por exemplo, se eu acho uma mina bonita e vc nao eu tenho como argumentar, dizer os pontos fortes dela... ou um carro uma casa... ja musical nao, eu gosto e ponto. Nao tem mais nem menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite entre o que é e o que não é gosto é meio nebuloso auhahuahu

 

Melhor decoração - gosto, é relativo. Melhor poltrona vai depender do tecido, da maciez, e um pouco da pessoa - é semi-relativo. Melhor computador vai depender apenas do propósito para o qual a pessoa vai utilizá-lo - não é relativo (de pessoa pra pessoa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Dá para discutir, mas em geral chega num ponto em que uma das pessoas falará: "*insira o tópico da discussão aqui* não se discute". Daí a discussão encerra.

Seja com futebol, religião, política, música, arte... Ou seja para mim o que se faz não é discutir gosto, é criticar a preferência alheia em prol da sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...