Ir para conteúdo

[Tutorial] Quest Log


zorzetti

Posts Recomendados

Eae galera, esse é meu primeiro Tutorial aqui no XTIBIA, bom eu não tinha certeza se essa era a área correta porque nunca fui muito de postar mas qualquer coisa me avisa ai, mas o que conta é a intenção de querer ensinar as pessoas que não sabem ainda :smile_positivo: , eu vi que os tutoriais sobre Quest Log andam um pouco desatualizados ou não muito bem explicados entao tomei a liberdade de criar este tópico já que o XTibia sempre me ajudou muito. 100% feito por mim

 

Scripts Necessários: quests.xml

Localização do Script: data/XML

Dificuldade: Baixa

Função: Quest Log tem a função de armazenar as quests que você fez ou está fazendo, mostrar em que parte da QUEST você está e como seguir adiante, etc...

 

Neste Tutorial eu vou mostrar a você como fazer Quest Log por Actions.

 

> Quest Log por Actions

 

 

Em data/XML abra o arquivo chamado quests.xml nele vai ter mais ou menos assim:

 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<quests>

<quest name="Nome da Quest" startstorageid="Storage da Quest" startstoragevalue="Numero de Início da Quest">

<mission name="Nome da Missão" storageid="Storage da Missão" startvalue="Valor de Início" endvalue="Valor de Finalização">

<missionstate id="1" description="Descrição da Missão."/>

</mission>

</quests>

 

Entendendo:

 

Vermelho = Nome da sua Quest

Verde = Storage ID da Quest que vai aparecer no Quest Log

Azul = Numéro de Início da Quest

Negrito = Nome da Missão

Rosa = Storage da Missão

Laranja = Valor de Início da Missão

Marrom = Valor de Finalização

Preto = Descrição da Missão

 

Bom, agora que nós já entendemos o que cada coisa faz, podemos dar continuidade com o SCRIPT. aonde está Nome da Quest você deve colocar o Nome que vai aparecer no Quest Log, depois que você inseriu o nome da sua Quest você deve ir na pasta data/actions/scripts e achar o arquivo .lua da sua Quest, nele você aperta CTRL+F e depois digita isso aqui:

 

setPlayerStorageValue

 

Depois que você encontrar este comando clique em Cancelar, depois vai ter mais ou menos isso:

 

Exemplo:

setPlayerStorageValue(cid, 1, 1)

 

Relembrando que a cor Verde é o nosso Storage ID e o Azul é o nosso Comando de Início

 

Agora que nós achamos o nosso Storage ID e o nosso Comando de Início podemos preencher a primeira linha da nossa Quest assim:

 

<quest name="Tutorial" startstorageid="1" startstoragevalue="1">

 

Explicando um pouco para poder continuarmos com nosso Tutorial, uma quest é composta de Storages Values, cada movimento que você avança em sua Quest é dado um Storage Value novo.

 

EX: Você pega a Quest (Ganhou seu primeiro Storage Value), Você abriu o Baú (Ganhou seu Storage Value Final.). Isso quando você está fazendo a Quest por Action.

 

Então nós entendemos que na primeira linha da Quest nós precisamos por o Value de quando você pega a Quest. Agora continuando com o SCRIPT...

 

Nós vimos que o nosso Storage ID era 1 e o nosso Comando de Início era 1, então nós acabamos de preencher a primeira linha com os números que encontramos.

 

Agora nós vamos para a segunda linha, primeiramente você deve colocar o nome da sua missão, dai você me pergunta:

 

- Nós já não colocamos o nome da nossa Quest?

Resposta: Sim, nós colocamos o NOME DA QUEST agora vamos colocar o NOME DA MISSÃO, ou seja, aqueles nomes que fica no retângulo de cima quando você da SHOW na QUEST, aquilo é uma Missão.

 

Bom, depois que você colocou o Nome da sua Missão, como eu havia explicado antes sobre Storages Values, nós devemos pegar agora o nosso primeiro Storage Value novamente e o nosso primeiro Comando de início, ficando assim:

 

<mission name="XTibia" storageid="1" startvalue="1" endvalue="Valor de Finalização">

 

Pronto, nós preenchemos o nosso StorageValue e o nosso Comando de Início agora nós precisamos inserir o valor de término, depois que você pega o Baú (como expliquei ali em cima) você recebe o seu segundo Storage Value digamos que o meu seja assim:

 

setPlayerStorageValue(cid, 1, 2)

 

Observe que o Storage Value de quando você pega o Baú tem 2 em vez de 1, isto porque o 2 é o número de encerramento da missão, então nós devemos colocar assim na segunda linha:

 

mission name="XTibia" storageid="1" startvalue="1" endvalue="2">

 

Resumindo, a nossa missão começa logo quando você recebe a missão do NPC e ela se completa quando você abre o Baú. Agora que a parte mais difícil já foi, vamos para a parte mais fácil do nosso SCRIPT, a Descrição da missão (a frase que aparece no quadro de baixo).

 

<missionstate id="1" description="Descrição da Missão."/>

 

Esse

missionstate id="1"
é o número da descrição, no caso nós colocamos apenas uma Missão então seria uma Descrição, se você colocar 2 Missão, você vai colocar
<missionstate id="1"
e na outra você vai colocar
<missionstate id="2"
depois da nossa missionstate tudo que devemos fazer é colocar nossa descrição onde está "Descrição da Missão.", ficando assim:

 

<missionstate id="1" description="Ola XTibianos, espero que voces tenham gostado deste tutorial."/>

 

Lembrando que nunca se deve usar carácteres especiais, como:

 

` ´ ~ ^

 

Isso conclui nosso tutorial sobre Quest Log em Action, espero que tenham gostado. Qualquer dúvida só perguntar

 

Este Tutorial NÃO pode ser postado em nenhum outro fórum.

 

Editado por joaovbz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...