NO

Actionscript 3.0 - Tecnologia E Mercado

Por noobinhu, 27 de dez. de 2010 em Outras Linguagens

script
10
2.4k
noobinhuN
27 de dezembro de 2010 às 18:56

Fala galera, nesse post eu vou tentar descrever as funções de um programador Actionscript 3.0, o que se pode desenvolver com essa tecnologia, também apresentar suas ações dentro do mercado de trabalho nacional e internacional.

 

 

O que é Actionscript 3.0?

Actionscript 3.0 é a linguagem interpretada pelo Flash Player, hoje o plugin mais utilizado na web para exibição de aplicativos multimídia.

Com total suporte à programação orientada a objetos é baseada na ECMAScript, linguagem base/padrão de scripting.

 

 

Por que Actionscript 3.0?

Escolhi Actionscript 3.0 porque é a linguagem que mais trabalhei, estudei nos últimos anos e pretendo tirar a certificação agora em 2011 (Flex 4 Certification).

Comecei estudar a linguagem apenas com um foco: desenvolver projetos de jogos para web, e acabei desenvolvendo não só jogos como também sites, aplicativos interativos e multimídia em geral (RIA – Rich Internet Applications).

 

 

“Me dê exemplos de projetos utilizando Actionscript 3.0!”

Não preciso ir tão longe para achá-los, navegando pelo meu próprio portfólio encontro várias referências...

Mas já que é preciso demonstrar a força do Actionscript 3.0, vamos então para projetos internacionais!

 

Categoria Games - Dofus

Dofus é um dos jogos mais conhecidos no mundo desenvolvido pela Ankama Games, já recebeu 4 títulos até hoje:

  • Melhor jogo e maior público no Flash Festival em 2004.
  • Jogo do mês pela Edge Magazine em 2005.
  • Melhor jogo e maior público no Flashforward Film Festival of Seattle em 2006.
  • Maior público na Independent Games Festival em março de 2006.

 

dofus.png

dofus2.png

 

Categoria Sites - Narrow Design

http://www.narrowdesign.com/

Considerado um dos melhores portfólios (site).

 

nickjones.png

 

 

Categoria Aplicativos – TweetDeck

Um dos mais famosos e completos clients para Twitter, o TweetDeck foi desenvolvido utilizando a plataforma Flex/Air com Actionscript 3.0.

 

tweetdeck.png

 

 

Mercado de Trabalho

 

No Brasil o salário de um programador Actionscript 3.0 é em média 3 mil reais/mês, podendo chegar aos 6 mil reais/mês dependendo da experiência.

http://vagasnaweb.blogspot.com/search/label/Programador%20Actionscript

 

Na Europa o salário de um programador Actionscript 3.0 é em média 35.000 euros/ano, 77.752 reais/ano, 6,5 mil reais/mês. E chegando ao topo de 60.000 euros/ano, 11.111 reais/mês.

 

Cotação do euro: 2,30 reais.

http://www.itjobswatch.co.uk/jobs/uk/actionscript%203.0.do

 

Em resumo, Actionscript 3.0...

eficaz!

 

Desenvolvimento web e desktop, com fácil implementação de efeitos gráficos para diversos tipos de projetos: sites, jogos, aplicativos.

 

Se você se interessou na linguagem...

 

Livros recomendados

  • ActionScript 3.0 Game Programming University
  • Actionscript 3.0 Essentials
  • Flex 4 Cookbook
  • Actionscript 3.0 Design Patterns

 

Nunca se esqueça que uma breve pesquisa no Google resolve muita coisa, não tenha preguiça se deseja iniciar na área, saiba pesquisar.

 

Anderson Ferminiano.

lemoocaL
28 de dezembro de 2010 às 00:10

sensacional, bom topico!

fsgF
28 de dezembro de 2010 às 00:58

Muito bom noobinhu, muito bom! Eu gostei do portifólio do Narrow Design. O cara é sensacional!

Ótimo tópico;

Abraços.

JoazanJ
28 de dezembro de 2010 às 02:21

Ótimo topico noobinhu,deve ter demorado muito pra fazer ,Muito bom

Abraços

Editado Dezembro 28 por J04ZAN

PowerzinP
29 de dezembro de 2010 às 12:33

Muito bom Yunie, realmente o ActionScript é muito interessante e cada dia está crescendo mais.

Maluko AprendizM
30 de dezembro de 2010 às 11:48

Muito bom mesmo, o Dofus um ótimo jogo... Joguei ele umas 2 Vezes e acho que é Superior a Tibia muiito superior.

Obrigado por trazer tal matéria ao Xtibia.com

2 meses depois...
DiogoTemporarioD
11 de fevereiro de 2011 às 03:37

coomfaz para desenvolver? precisa/é recomendado algum aplicativo?

 

só de curioso mesmo

Editado Fevereiro 11 por DiogoTemporario

JoinuJ
11 de fevereiro de 2011 às 14:28

Realmente a tecnologia da antiga "Macro Media" é muito boa mas a microsoft esta pegando pesado com o Silverlight.

E na real... apesar de eu ver que a maioria das pessoas brigarem muito por deixar o flash, a microsoft tem ainda um trunfo que nem todas as outras empresas possuem e isso pode ser um sinal de que daki a algum tempo o flash vai ficar na saudade de muitos.A microsoft tem sede em praticamente todos os paises e isso ajuda ela "implantar" seu sistema nesses paises.

Bom o seu topico sobre action script mas pode ser que ele esteja com seus dias contados... kkkkk

noobinhuN
13 de fevereiro de 2011 às 16:50

@diogo

adobe flash builder 4, flash cs~, flex 3, tem vários IDEs p/ desenvolvimento

 

@joinu

vou colar aqui uma resposta q dei a um amigo no imasters

Acredito que o Flash não sumirá do mercado de uma hora para outra, principalmente porque há muito conteúdo na web que é dependente dessa plataforma, e eles manterão o Flash vivo por mais um tempo.

 

É claro, cada vez mais novas aplicações começarão a serem desenvolvidas em outras plataformas, mais novas, eficientes e compatíveis ao mercado, mas isso não é tão desesperador, não precisa parar de estudar Flash/Actionscript, jogar tudo para o alto e gritar "f####!". Um exemplo real são todas as empresas de games sociais que sobrevivem com Flash: Zynga, Mentez.

 

Jogos online podem ser desenvolvidos com Java, HTML5 (ainda não recomendo) ou Actionscript 2/3 (recomendo 3).

 

Eu estou atualmente em um projeto de jogo online com AS 3.0/Flex 4 (client) + Java (server), socket based.

 

Acredito ter solucionado sua dúvida, abs.

 

http://forum.imasters.com.br/topic/420894-o-futuro-do-flash/

 

a pergunta do cara era sobre o futuro do flash, a minha resposta encaixa na sua opinião também.

milhões, rios de dinheiro estão envolvidos com o flash. ele não acabará tão fácil.

JoinuJ
14 de fevereiro de 2011 às 14:07

Realmente eu gosto muito do flash e vejo que ele tem um potencial enorme na midia da web, ele praticamente mudou a web que eu conheci em 95 para tudo que ela pode nos oferecer hoje com todo esse recurso maravilhoso.

Eu falei a respeito disso, pois trabalho com desenvolvimento de sistemas e acredite ou não ja fui em algumas reuniões discutir sobre alguns pequenos projetos e alguns donos de empresas quando eh oferecido uma proposta em flash e outra em silverlight a unica coisa que os caras falam para a proposta em silverligh ganhar eh "esse eh um novo recurso que a microsoft desenvolveu", eles nem querem saber se o flash eh akela tecnoloia que eles veem todo dia rodando nos sites pornos que eles ficam o resto da noite.

Para vc ter uma ideia eu sou da epoca do ICQ e adoro esse programa do fundo do meu coração, e a microsoft tentou e tentou durante anos vencer a concorrencia colcoar a porcaria do msn no lugar e nunca conseguiu ateh o dia que eles lançaram um comercial na tv nao durou uma semana para todos trocarem o icq por essa dor de cabeça que temos hoje de msn....

Bem espero eu que o flash ganhe na jogada pois vamos dizer que o padrão de interatividade hoje na rede eh o flah....

abçs...........