Ir para conteúdo

[Tutorial] Como Editar Um Set Do Zero


iagsousa

Posts Recomendados

Olá, me chamo Iago e estou aqui para criar o meu primeiro tutorial para o XTibia, irei mostrar como criar um set, apesar de ser algo simples vejo algumas pessoas que ainda tem um pouco de dificuldade nisso, vamos deixar de blá blá blá e vamos por a mao na massa.

 

Primeiramente abra a pasta do seu ot e vá em: data/items e abra o arquivo items.xml (usaremos sómente a parte de edição, se quizerem um item editado procurem por criação/edição de sprites) agora vamos ver como devemos deixar para que o item fique sem erros.

 

<item id="XXXX" article="a" name="Nome da bota">
<attribute key="description" value="Aqui coloque uma pequena descricao." /> 
<attribute key="weight" value="950" /> 
<attribute key="slotType" value="feet" /> 
</item>

 

Aqui irei abordar sómente as partes mais principais. Onde tem "XXXX" é onde ficará o id do item que você está utilizando, não modifique, em article="a" serve para denominar se é um item que possa ser usado ou um imovel, "a" ou "an" se quizer pode colocar "um" ou "uma" para que fique traduzido, em name="Nome da bota" você colocará o nome da bota que você está utilizando, lembre se de não usar nenhum tipo de acento se não poderá dar um error no seu ot e ele não ler o items.xml. Na tag:

<attribute key="description" value="Aqui coloque uma pequena descricao." />

Não altere nada a não ser o "Aqui coloque uma pequena descricao." (lembrando de não usar acentos). Na tag:

<attribute key="weight" value="950" />

Altere sómente a parte "950" em que você colocará o peso em oz, que neste caso esta 950 logo o objeto pesará 9.50oz. Na tag:

<attribute key="slotType" value="feet" />

Isto define o slot em que o item ficará, neste caso "feet" que são os pés, no slot da bota.

Bom se desejar adicionar uma tag de efeito de item (armor, speed, defense, etc), procure aqui pelo fórum que deve ter, eu estarei trabalhando em uma após este tutorial.

 

Agora vá em data/movements e abra movements.xml e adicione a seguinte tag:

<movevent type="Equip" itemid="XXXX" slot="feet" level="x" event="function" value="onEquipItem"/>
<movevent type="DeEquip" itemid="XXXX" slot="feet" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Onde tem XXXX troque pelo id do item que você está usando, em level="x" troque o x pelo level desejado para ativar as funções dakele item, se vc quizer criar um script extra para esse item, troque o event="function" para event="script e em value coloque o nome do script criado, exemplo: value="morte.lua" sendo assim o script "morte.lua" estará alocado na pasta data/movements/scripts se ele estiver alocado em uma subpasta exemplo: edited, a tag ficaria assim: value="edited/morte.lua".

 

Vamos agora para data/weapons e abra weapons.xml aqui é onde você colocara as funções de ARMAS primeiro exemplo será de uma arma sómente para uma certa vocação:

 

<melee id="XXXX" level="x" unproperly="1" event="function" value="default">
	<vocation id="4"/>
	<vocation id="8" showInDescription="0"/>
</melee>

 

neste exemplo está uma arma que só pode ser usada pela vocação 4 (Knight) e 8 (EK)veja que após o "8" há uma tag showInDescription="0" quando o valor desta tag for "0" a vocação que estiver com essa tag (no caso a 8) não será mostrada na descrição, mas a 4 sim, em level="x" coloque o level que o player precisa para usar aquela arma em event="function" e value="default" se quizer modificar, siga o mesmo processo que em movements.xml.

 

 

Sei que foi algo simples, que muita gente já sabe, mas como meu é meu primeiro tutorial acho que ta bom, hehe, critiquem ae plz.

 

 

Créditos:

IagoDosOts

Eu lhes dou o livre arbitrio de copiar o tutorial, porém só peço que coloquem os devidos créditos.

Editado por IagoDosOts
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Tutorial, explica só o basico mas já ajuda.

Eu já sei fazer isso tudo, mas muita gente não sabe então é util.

Você pediu criticas, mas eu não tenho nenhuma ;)

Eu não sei se você tem conhecimento em scripts, mas mesmo assim vou falar...

Coloque e explique algumas das funções que os items podem ter mas pois isso facilitara a muitos...

[ procurar nem sempre é facil ]

Ex:

 

<attribute key="speed" value="XXX"/>

<attribute key="absorbPercentPhysical" value="XX"/>

<attribute key="absorbPercentLifeDrain" value="XX"/>

<attribute key="invisible" value="1"/>

<attribute key="manashield" value="1"/>

<attribute key="transformDeEquipTo" value="XXX"/>

<attribute key="duration" value="XXX"/>

<attribute key="showduration" value="1"/>

<attribute key="healthGain" value="1"/>

<attribute key="healthTicks" value="XXX"/>

<attribute key="manaGain" value="XXX"/>

<attribute key="manaTicks" value="XXX"/>

<attribute key="elementFire" value="XXX"/>

<attribute key="charges" value="XXX"/>

<attribute key="decayTo" value="XXX"/>

<attribute key="showcharges" value="1"/>

 

Acho que falei muitas :whistle:

Mas se você fizer isso o tutorial vai ficar bem melhor :cool:

 

FLWS :button_ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Tutorial, explica só o basico mas já ajuda.

Eu já sei fazer isso tudo, mas muita gente não sabe então é util.

Você pediu criticas, mas eu não tenho nenhuma ;)

Eu não sei se você tem conhecimento em scripts, mas mesmo assim vou falar...

Coloque e explique algumas das funções que os items podem ter mas pois isso facilitara a muitos...

[ procurar nem sempre é facil ]

Ex:

 

<attribute key="speed" value="XXX"/>

<attribute key="absorbPercentPhysical" value="XX"/>

<attribute key="absorbPercentLifeDrain" value="XX"/>

<attribute key="invisible" value="1"/>

<attribute key="manashield" value="1"/>

<attribute key="transformDeEquipTo" value="XXX"/>

<attribute key="duration" value="XXX"/>

<attribute key="showduration" value="1"/>

<attribute key="healthGain" value="1"/>

<attribute key="healthTicks" value="XXX"/>

<attribute key="manaGain" value="XXX"/>

<attribute key="manaTicks" value="XXX"/>

<attribute key="elementFire" value="XXX"/>

<attribute key="charges" value="XXX"/>

<attribute key="decayTo" value="XXX"/>

<attribute key="showcharges" value="1"/>

 

Acho que falei muitas :whistle:

Mas se você fizer isso o tutorial vai ficar bem melhor :cool:

 

FLWS :button_ok:

 

Bem como eu citei no topico, eu estou pesquizando por esses comandos, esses ai eu ja conheço, estou procurando por alguns a mais tipo o reflect que ja tenho ele quase todo aki só tou testando, e outros ^^

. assim que juntar tudo estarei postando em um tópico separado.

 

Att Iago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...