Bem legalzudo, conteudo tem só falta estudantes, vou recomendar
;D
Abraços
Bem legalzudo, conteudo tem só falta estudantes, vou recomendar
;D
Abraços
info
Grupo: Campones
Reputação: +1

Ótimo tópico!
Muito bem explicado, parabéns mais uma vez Apocarai...
Continue trazendo informações ao XTibia.
Atentamente;
Andrey Gutierrez
Editado Dezembro 14 por Zack
info
Reputação: +18
Gênero: Masculino
Char no Tibia: Lancellott~*

Típico de @apocarai:
Bom tutorial, simples e com conteúdo!
Aprendi muito, obrigado por compartilhar conosco!
Att. junior2b
Muito bom cara, vai ajudar muita gente que tá começando com LUA
Irei recomendar.
Muito Boas suas aulas,vai me ajudar bastante agora que estou começando aprender lua.
info
Reputação: +2

Realmente excelente mesmo eu ja sabia algumas coisas mais este tutorial me ensino coisas que eu ainda não sabia xDoro
Rep+ pra ti mto bom xD
te+
info
Grupo: Visconde
Reputação: +200
Char no Tibia: Fearless Man
Material de Apoio IV
Estruturas de controle
Estruturas de controle:
O que são:
São estruturas capazes de controlar o fluxo e o acesso dos dados e aos dados, restringindo trechos do código, protegendo-o ou simplesmente separando-o.
Em Lua, temos à nossa disposição as estruturas de controle if, while, repeat e for. Falaremos hoje das estruturas formadas especificamente com o if.
O comando if:
O comando if, em português "se", restringe o fluxo caso a expressão atribuída a ele seja falsa, ou seja, somente executa caso seja verdade. Lembrando que qualquer resultado diferente de 0, false ou nil, torna a expressão verdadeira.
Sua lógica é bem simples:
logo,
Outra coisa que deve ser observada, é que a expressão sempre resulta em um valor booleano. Caso seja outra coisa qualquer, gerará um erro no código.
Cada estrutura if que é aberta, tem de ser fechada com o uso da estrutura end. Observe:
logo,
Agora você vira e diz: "Ah isso é muito fácil. Já sou scripter?" e eu te respondo: "Calma lá jovem aventureiro, o buraco é mais escuro." Após ler e entender bem a estrutura acima, podemos passar à estrutura if-else.
Bom, mas o que é esta estrutura? Diferente da estrutura if simples, esta estrutura separa o fluxo de dados em dois caminhos distintos. O primeiro, é executado quando a expressão proposta é verdadeira, e o segundo só é executado quando a expressão não é verdadeira, ou seja, falsa. Podemos entendê-la em português como "se-senão". Como esta estrutura contém o if, ela deve também ser finalizada com o uso do end. Observe abaixo uma analogia:
logo,
Nesta estrutura citada acima, os "Comandos verdadeiros" serão executados quando a expressão for verdadeira e os "Comandos falsos", serão executados quando a expressão for falsa. "Que moleza hein!?" Ainda está bem fácil. Vamos esquentar um pouco mais. Agora vamos partir para a estrutura if-elseif, análoga a "se-mas se".
A estrutura formada com if-elseif é largamente utilizada por termos a possibilidade de fazermos várias expressões ao mesmo tempo, cada uma tendo como um retorno um comando específico. Veja sua sintaxe:
logo,
Como podemos perceber, eu fiz múltiplas suposições para que o meu código testasse e, caso alguma seja satisfeita, os comandos a ela relacionados, serão executados.A próxima e penúltima estrutura, é a estrutura if-elseif-else, traduzindo seria "se-mas se-senão".
A estrutura if-elseif-else, apesar do nome, é bem fácil de ser compreendida. Na estrutura anterior, caso nenhuma das expressões resultasse em verdadeiro, nada seria executado. E essa é a diferença. Nesta nova estrutura, caso nenhuma expressão seja atendida, podemos ainda executar alguma coisa. Observe:
logo,
Nossa mas que tutorial gigante! Mas ainda não acabou! A última estrutura que veremos hoje é a que chamamos de aninhamento de if. É uma estrutura bem simples e sua função é a mesma que uma peneira. Ela vai refinando os dados e restringindo-os. Observe abaixo um exemplo:
fazendo uma analogia ao português:
Fazendo uma análise mais criteriosa da estrutura, podemos ver que os comandos somente serão executados caso todas as expressões sejam verdadeiras. Todas as estruturas anteriores a esta, podem ser mescladas nesta última. Mas lembre-se de sempre obedecer as regras de finalização (end).
Acho que é só.
flw
Editado Dezembro 14 por apocarai