Ótimo apocarai! Valeu ae brother.
REP+ (amanhã, pois já acabou meu limite)
Ótimo apocarai! Valeu ae brother.
REP+ (amanhã, pois já acabou meu limite)
Editado Maio 27 por BruMatt
info
Grupo: Conde
Reputação: +9
Char no Tibia: Pain Niihzamun

É.. realmente isso facilita a vida de quem vai começar a scrptear.
Eu já tentei várias e várias vezes, mas nunca tive sucesso, não como eu gostaria de ter ![]()
Aprovadão!
info
Grupo: Herói
Reputação: +1.5k
Gênero: Masculino

Mto bom a introdução
o inglês sempre ajudo muito quem começa nessa area,e seu tutorial da umas dicas bem interessantes
já ta mais que Aprovado.
abraços
info
Grupo: Visconde
Reputação: +200
Char no Tibia: Fearless Man
Bom, como me foi sugerido a elaboração de um tutorial que ensine a "scriptear" ( do dicionario brumatt ), aqui está. Espero que façam bom proveito.
Para começar com scripts, você deve primeiro ter algumas competências básicas, porém primordiais. São elas:
► Conhecimento de inglês;
► Conhecimento prévio das funções;
► Capacidade de criar sequências de raciocínios.
Mas por que desenvolver estas capacidades?
Como o nome das funções e estruturas são em inglês, você precisa entender o que elas fazem e te retornam. Na maioria das vezes, somente traduzindo o nome da função você consegue detectar sua serventia.
O conhecimento prévio das funções, além de poupar tempo, evita que você cometa erros simples e até mesmo agilize a execução do seu script.
A capacidade de criação de sequências lógicas é a parte que a maioria das pessoas tem dificuldades para desenvolver. Sem ela, os scripts podem conter erros (bugs), falhas de segurança e até mesmo a falha total de seu código. Esta parte, você terá de desenvolver sozinho. Ninguém te ensina.
Após conhecer as competências básicas para se começar a criar scripts, podemos começar a explicar um pouco mais sobre cada uma, individualmente.
→ Inglês
Aqui explicarei somente o básico, dando ênfase aos prefixos.
SET
De acordo com o dicionário, “Set” quer dizer
Logo, as funções que tenham o prefixo “Set”, servem para estabelecer algo para alguma coisa ou alguém. O que será estabelecido pode ser um texto (string), número ou alguma condição.
DO
De acordo com o dicionário, “Do” quer dizer
Logo, as funções que tenham o prefixo “Do”, servem para realizar alguma ação ou consulta.
GET
De acordo com o dicionário, “Get” quer dizer
Logo, as funções que tenham o prefixo “Get”, servem para fazer uma consulta de alguma coisa à alguém ou alguma coisa. O que será consultado pode ser um número ou um texto (string).
IS
De acordo com o dicionário, “Is” quer dizer
Logo, as funções que tenham o prefixo “Is”, servem para fazer uma verificação se alguma coisa é ou não o que foi proposto.
Após ler e entender o básico de inglês para começar com scripts, podemos passar para a parte da lógica.Todos os dias, inconscientemente, você faz uma sequência lógica:
Acordar – Ligar o computador – Abrir os olhos – Acessar o Xtibia
Logo, esta parte, só precisa ser desenvolvida. Os passos para se criar uma sequência interpretável e executável são a análise prévia do problema, destacando os métodos de resolução; Análise dos métodos de resolução, eliminando os que não podem ser executados, seja por falta de conhecimento ou por falta de ferramentas; Escolha do melhor método de resolução; Destaque dos pontos cruciais da resolução; Criação da lógica.
Apesar de parecer complexo, esta parte é bem simples. Para início, tente criar uma sequência para a troca do pneu furado do seu carro.
Bom, acho que é isso.
Tutorial sugerido por Brumatt.
Você também pode pedir o seu aqui
Materiais de apoio:
Funções LUA
Introdução à programação LUA + estruturas
flw
Editado Maio 28 por apocarai