Ir para conteúdo

[Artigo Oficial] Pixel Ar2T2


Posts Recomendados

[!] Olá Xtibianos [!]



 

Depois de alguns dias de leitura, apresento a vocês a primeira matéria tratando sobre Pixel Art, aguardem novidades na área de Design Xtibiana :)

Sem mais delongas, vamos ao que interessa realmente, PIXEL ART.

 

Ok, mas o que é pixel?

 

Pixel -> Abreviação de picture element [+elemento da foto]. É a menor parte da imagem digitalizada, cada pixel possui a informação de sua cor, a informação que determina essa cor. O conjunto dos pixels é organizado formando uma matriz, a matriz por sua vez forma a imagem. Portanto, o pixel é quem “decide” a resolução da imagem.

 

Hmm, estou entendendo, mas como editar esse “pixel”?

 

O Pixel, pode ser acessado por programas de edição de imagens tipo bitmap

[+Paint, Gimp, Ps]

 

Mas, como se define a cor do Pixel?

 

A cor de um pixel, é calculado em valores de escala de cores RGB [+Red – Green – Blue], cada valor varia de 0 a 255. A mistura desses diferentes valores determina a cor final desse pixel.

 

E essa tal de resolução, o que é?

 

È a quantidade de pixels em sentido horizontal e vertical, e o número de cores geradas pelos monitores e placas de vídeo. Quanto mais pixels coloridos, mais nítidas e precisas serão as imagens. A unidade de medida da Resolução é a dpi [+dot per inch], ou pontos por polegada, e é calculada da seguinte forma: L x A [+largura x altura] 800x600 pixels 1024x768 pixels. Quanto as cores, as configurações podem ser desde 256 cores 65.536 [+chamda High Colord 16 bits], ou também 16,7 milhões [+High Color 24bits]. A norma padrão ainda e SVGA [+Super Vídeo Graphics Array].

 

 

Eu também já ouvi falar de icones, o que são?

 

Ícoes, são desenhos sintéticos que identificam objetos ou funções em uma imagem. Normalmente, tem as seguintes caracteristicas ->

 

1 - 1-bit ícones [+ícones pretos e brancos]

2 - ícones 4-bit [+16 cores]

3 - ícones 8-bit [+256 cores]

4 - ícones 16-bit [+milhares de cores]

5 - ícones 32-bit [+milhões de cores]

6 - Medidas 16x16 ou 32x32 pixels

 

Então, tudo isso faz parte do Mundo Pixel Art, mas eu acho que faltou uma coisa importante. Como a Pixel Art surgiu?

 

O termo Pixel Art, foi publicado pela primeira vez, por Adele Goldberg e Robert Flegal, na época, da XEROX Palo Alto Research Center, 1982. Já o conceito de Pixel Art, remete á 10 anos antes, por Richard Shoup, da SuperPaint, em 1972.

Algumas artes manuais, tais como Ponto Cruz, Mosaico e Bordado de perolas, acarretam semelhanças com a Pixel Art, que também são “construídas” por pontos, coloridos ou não, que, assim que finalizados, transportam ao resultado final. Um conceito diferente de Pixel Art, também pode ser visto em Jogos.

Editado por Guilherme Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, ótima matéria, fico tudo bem explicadinho, eu ja tentei fazer uma casa de pixel art, fico legal até, os icones se você dar zoom da pra ver os pixels, e quem for bom até pode editar = fato, parabéns ae.

 

PS: Quando se coloco "[+Exemplos de Pixel Art]", deu erro no primeiro, arruma ai.

Editado por BillyBola
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Pensei q o celular era pixel art aheuehehe

 

Já sabia das informaçõs, mas bom artigo ;)

 

32~64bits tem algo a ver? Não, né?

Não, x86 e x64 são a capacidade de processamento do computador.

 

Boa matéria, eu nunca entendi nada sobre pixel art [+nem sabia por que era ART] até você me explicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bits soh tem a ver se estiver falando da profundidade das cores.

 

1-bit ícones [+ícones pretos e brancos]

4-bit [+16 cores]

8-bit [+256 cores]

16-bit [+milhares de cores]

32-bit [+milhões de cores]

(a diferença entre 16 bits e 32bits é mais percebivel quando se roda jogos, as textura 16 bits custumam usar dithering)

 

agora no seu caso trata-se da capacidade de processar.

Editado por LooktovasK
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
×
×
  • Criar Novo...