Ir para conteúdo

Experiência - OTserv


kttallan

Posts Recomendados

Tópico 2/3 - Curso de OTserv

 

Durante todo meu tempo no ramo de OTserv, participei de diversos projetos tanto que me recordo de poucos sendo a maioria no ramo de PokéTibia, sempre atuei frequentemente, seja jogando ou desenvolvendo, já fui freelancer de diversos servidores tendo eles os meus mapas ou até criação de códigos básicos e questões administrativas.

Todo conteúdo desse tópico foi baseado em experiências próprias, sempre aprendi com os erros dos outros nunca tive um projeto de tão destaque quanto o PokéMaster X, que foi quando eu senti na pele oque é administrar um servidor (Solo) do papel até a abertura.

 

PokéMaster X

 

Meu desejo sempre foi abrir um servidor de PokéTibia, fui muito fã da PokéxGames que eu jogava com bastante frequência, depois de passar por diversas equipes e nenhuma delas me fixar, decidi eu mesmo iniciar um projeto. A principio tudo no começo é flores a criação eu lembro até hoje como eu desenvolvi cada parte do meu mapa, cada código básico, ideias que foram escritas por anos de experiência jogando PokéTibia, Quest's que tanto queria fazer e implementar.

Por ter participado de diversos projetos, alguns que nunca saíram do papel isso me fez agregar uma quantidade de conteúdo gigantesco entre eles Mapas, Sprites, Cliente e Sistemas, essa era a minha vantagem sobre a concorrência e foi isso que me destacou na abertura do mesmo, fiz uma mesclagem de sistemas incríveis e de mapas que até então nunca foram usados e coloquei no meu servidor.

A abertura do servidor foi uma mesclagem de fracasso com sucesso, o servidor bateu 250 players estralando de tanto laaaag e uma porrada de bugs e varias quedas seguidas, oque fez com que de 250 players cair para 80 players e depois de 5 dias quando resolvi o problema o jogo permaneceu com uma média de 40 jogadores

Observação: 250 players para um servidor de pokétibia "padrão" é algo totalmente irreal geralmente se tem uma média de 30 a 60 jogadores diários.

 Vale ressaltar que nessa época meu conhecimento em programação era quase nula, eu tinha capacidade de desenvolver códigos simples, porém na questão de infraestrutura era bem básica demandando muito tempo para a resolver os problemas e aplicar as edições, tanto quanto identificar de onde estão surgindo os problemas.

 

Com o avanço do servidor fui cada vez mais me especializando em diversas áreas, tais como a criação de código e o principal a Administração de um servidor que foi o meu diferencial.

O tempo foi se passando e um projeto que começou apenas como um sonho se tornou algo rentável (muito bem por sinal), porém isso tudo foi investimento de tempo e dinheiro, pagamento de Host, Pagamento de Freelancer e afins, eu operei o servidor por bastante tempo em negativo (só tirando dinheiro do meu bolso), até que após uns 4 a 5 meses o servidor se tornou algo que estava dando lucro, conseguia pagar as coisas referente ao servidor e ainda ter dinheiro para mim, porém para fazer ele ser rentável não foi um trabalho fácil! Eu passava em torno de 16 HORAS online por dia e mantinha o servidor atualizado semanalmente, sim EU "sozinho" (Tinha o rodrigo, explico mais a frente) atualizava o servidor a cada 1 semana ou 2 semanas,

você pode conferir as atualizações AQUI.

 

O meu jogo deixou de ser um sonho e se tornou um comércio (SIM, SERVIDOR É UM COMERCIO E SEUS PLAYERS SÃO SEUS CLIENTES), Eu tinha que dá conta da criação de Mapas, Criação de códigos, Resolução de bugs e balanceamento de pokémons, entre outras funções referente ao servidor, SIM AMIGOS FOI MUITO TRAMPO e quando eu não dava conta, para sempre bater a meta de atualizações fazia contratações de freelancers, essa foi a época em que criei uma grande network de conhecimento, onde tinha sempre Sprites, Mapper, Programadores a minha disposição para fazerem o trabalho que necessita-se.

 

Após um tempo de 7 a 11 meses de servidor aberto eu comecei a fazer investimentos pesados, sendo eles na criação do OTcliente e a adição de sistemas que tornaram o Master X conhecido até os dias de hoje. E esses investimentos me trouxeram muita dor de cabeça, a principio contratava freelancers que me caloteavam, imagine um sistema cotado em 750 você tendo que pagar a metade e levar um furo? Isso não foi 1, 2, 3 vezes, foram diversas oque me desmotivou bastante tanto financeiramente quanto pessoalmente, eu perdi muito dinheiro nessa historia, dinheiro que foi confiado a mim pelos players que não tiveram nenhum retorno esse foi um dos motivo que me desmotivou e me deu vontade de largar tudo, porém eu continue e consegui fazer uma das maiores atualizações referente ao servidor, mas antes mesmo de tudo dar certo, tivemos muitos bugs que tiveram que ser resolvidos no decorrer do tempo, houve muitas quedas e muitos players deixaram de jogar por causa disso, atualização é bom, porém se não forem feitas com cuidado, PRINCIPALMENTE com servidor online pode acarretar em diversos prejuízos.

 

O meu servidor sempre tinha uma limitação em relação a quantidade de players, nunca conseguia ultrapassar a marca de 80 players que já causava um laag infernal, isso me deixava bastante desmotivado, mesmo você investindo pesado em sistemas e atualizações o meu servidor não conseguia crescer por limitações internas, gastei um monte tentando resolver esse problema e nunca consegui achar a solução da mesma forma que o dinheiro ia indo embora e a minha vontade de permanecer com o servidor aberto ia junto.

 

Após quase 1 ano de servidor aberto houve o vazamento dele pelo Rodrigo, ele sempre esteve em conjunto comigo desda abertura do servidor, ele era responsável por algumas administrações in-game enquanto eu passava maior parte do tempo fazendo atualizações. Esse foi um fator muito importante porquê a partir desse momento do projeto eu me desmotivei bastante, nunca mais fui o mesmo, ver todo seu trabalho disponível para qualquer pessoa é bastante complicado e pior a base estava sendo vendida a 300 a 500 reais, sendo que nela eu já tinha investido muito mais do que dinheiro e sim sangue e suor. Isso me fez querer desistir do servidor, tanto pelo fato dele ser limitado, quanto pelo fato do vazamento ocorrido, porém prossegui e lancei uma atualização gigantesca em menos de 1 mês,  foi muito esforço para manter essa porra online.

Após 2 anos e pouco do servidor online, já não conseguia manter o mesmo ativamente, o servidor foi morrendo aos poucos, porém sempre estava atualizando e mesmo por esforços falidos não conseguia mais manter o faturamento e consequentemente as atualizações oque levou ao fechamento do servidor.

 

O servidor foi fechado por uma mesclagem de motivos, como eu dedicava bastante do meu tempo a ele o mesmo se tornou meu "emprego" durante 2 anos e consequentemente meu sustento, com a queda do faturamento tive diversos problemas financeiros e familiares, fui levado a arrumar um trabalho por fora que consequentemente resultou em uma contratação fixa em uma empresa, oque deixou o servidor como 2º opção. Tivemos um problema na base de dados que ocasionou um rollback de quase 1 semana e foi o momento perfeito para o fechamento do mesmo já que não tinha mais paciência e tempo para lidar com a administração do servidor.

 

Essa foi minha experiência com o desenvolvimento praticamente solo do projeto e o continuamento da abertura até o fechamento. O tópico anterior (Aqui) foi criado baseado nessa experiência solo que tive.

A administração do servidor me resultou em diversos problemas físicos e psicológicos, minha coluna nunca mais foi a mesma por passar grande parte do tempo sentado (mesmo com cadeira adaptada e afins), tive problemas com depressão (por causa da queda de faturamento tive diversos problemas financeiros e familiares), foi uma experiência muito bom e ao mesmo tempo muito ruim, é muito fácil quem está por fora julgar como é para fazer e em qual parte errei, porém na hora e na carga de responsabilidade é totalmente diferente.

Cometi diversos erros, um dos maiores foi com players que me ajudavam bastante e eu jogava o trabalho e investimento deles no lixo, sou bem conhecido por esses motivos.

Talvez eu seu tive-se melhor preparado, não teria tido esses problemas todos. Talvez se eu fosse um programador não teria tanto stress para resolver os problemas e é esse o caminho que eu indico e sugiro para vocês.

Os players e freelancers que sempre estiveram comigo no desenvolvimento e até jogando sabem o quanto eu fui um bom administrador enquanto durou, fazia reuniões que batiam 40 players no discord só anotando as sugestões dos players e em quase menos de 1 semana estavam todas colocadas em jogos (claro com base nas avaliações de possibilidade administrativa).

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, brazvct disse:

Como foi isso? Como ocorreu do Rodrigo ter acesso à toda a sua base? Pq ele decidiu vender/vazaram a base?

Voce trabalha em algum projeto no momento?

Rodrigo sempre esteve comigo desde o início do projeto, quando o mesmo não tinha edições complexas, ele tinha acesso da mesma forma que o outro membro Bondzera, Trabalhávamos  na época Eu, Rodrigo e o Bondzera, teve um dia que abriu um servidor idêntico ao PokéMaster X (Antes do vazamento), e o mesmo não tinha precedentes, desconfiei dos membros da equipe. O bondzera por ser um webmaster de qualidade (Ele que criou o site do pokemaster x) puxou as informações do domínio que bateram com os dados do Rodrigo. 
 

Ele saiu vendendo a base e abrindo uma versão para ele, porém não durou muito!

 

Ainda trabalho para alguns servidores como freelancers, em sua maioria são projetos que usam a base PokéMaster X ou semelhantes!

 

Nunca parei de editar o PokéMaster X, desde o fechamento do mesmo, ainda trabalho muuito nele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desses males tu pode tirar coisas boas.
Eu sugiro para ti que ao ter uma equipe de desenvolvedores eles não possam ter acesso direto as fontes.
por exemplo: tu pede a alguém um script. ele faz o script e te envia. tu adiciona o script ao servido, liga ele e testa. deus erro? fala com ele o que ocorreu, os erros descritos no console...  e assim se resolve o problema sem precisar que ele tenha acesso direto as fontes do servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Poccnn disse:

Desses males tu pode tirar coisas boas.
Eu sugiro para ti que ao ter uma equipe de desenvolvedores eles não possam ter acesso direto as fontes.
por exemplo: tu pede a alguém um script. ele faz o script e te envia. tu adiciona o script ao servido, liga ele e testa. deus erro? fala com ele o que ocorreu, os erros descritos no console...  e assim se resolve o problema sem precisar que ele tenha acesso direto as fontes do servidor.

Após o vazamento do servidor comecei a trabalhar assim em conjunto com os freelancers, nunca mais inseri membros na equipe (com exceção de alguns players que me davam suporte in-game), a criação desses 3 tópicos foram usando com base minha experiência a qual se fosse hoje faria totalmente diferente.

 

É normal quem está por fora julgar as condições a qual eu trabalhava e como eu poderia melhorar, porém quando é você no desenvolvimento e na pele a situação é totalmente diferente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanta coisa envolvida para um ot dar certo... você tem experiência e isso não se perde, você leva muita coisa pra vida. E o que realmente levaria os servers a continuarem é o que você escreveu: a percepção do que os "clientes" querem e também tem a dedicação e nível de conhecimento da equipe, isso ajuda mesmo. E tem o principal: o caráter de cada um. Infelizmente é difícil de ver gente sem querer golpear os outros. ?

Editado por Cypher
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Cypher disse:

Tanta coisa envolvida para um ot dar certo... você tem experiência e isso não se perde, você leva muita coisa pra vida. E o que realmente levaria os servers a continuarem é o que você escreveu: a percepção do que os "clientes" querem e também tem a dedicação e nível de conhecimento da equipe, isso ajuda mesmo. E tem o principal: o caráter de cada um. Infelizmente é difícil de ver gente sem querer golpear os outros. ?

Mexer com OTserv é complicado, a área é bem competitiva e você arruma bastante inimigos com o passar do tempo. Já fiz muita burrada, até porquê então comecei bem cedo me arrepende de muita, porém a partir do momento em que abri meu servidor segui um rumo diferente, a única pendência que tenho até hoje é com meus antigos jogadores que sentem uma grande magoa por minha parte por te-los feitos perder tempo e dinheiro, sou bastante boicotado quando participo de alguns projetos por causa do meu perfil que foi criado na má administração do meu servidor (coisa que não é fácil), mas vida que segue mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...