Ir para conteúdo
  • 0

Criação, configuração e edição de Source


Yonie

Pergunta

     Bom, vamos lá! Primeiramente gostaria de pedir que, caso esteja em um local incorreto que movam para o lugar apropriado.

 

Os principais pontos que gostaria de aprender seriam os seguintes:

 

  • O que de fato é uma Source? É somente um apanhando de dados e caminhos, que ao final se interligam criando um executável para startar todos os arquivos contidos dentro da pasta do Server?
  • Por onde começar? Scripts do OtServ? Criação ou edição de uma Open Source?
  • Somente linguagem C/C++ já me basta?
  • Caso seja melhor editar uma Open Source ao invés de criar uma do zero, como identificar erros? Todos sabemos que sources já vindas dos servidores estão recheadas de bugs e erros propositais. Não acho interessante nem produtivo ir na tentativa e erro, ao ficar compilando e toda hora concertando erro por erro que aparecer no compilador, sendo que por muita vezes bugs não aparecerão e passarão direto.


 

Agradecimento:


     Caso alguém chegue a ler todo esse texto, agradeço por seu tempo.

Editado por Yonie
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
9 horas atrás, brazvct disse:

Não se cria source do 0, se usa uma como base
Pega uma source sem bug de compilaçao e instale sistemas prontos que tem na net

Pra voce saber editar/fazer seus próprios sistemas, aprenda C, C++ e Lua script.

Diminui o tamanho do seu texto do tópico, ta mto grande e resume esse texto ta mto blablabla

eu gostei do modo que ele rege um texto. é um dos poucos que vejo que fazem bem ao jus de saber a gramática.

 

Com relação aos duvidas do prezado, irei elucidar alguns pontos.

 

O que de fato é uma Source? É somente um apanhando de dados e caminhos, que ao final se interligam criando um executável para startar todos os arquivos contidos dentro da pasta do Server?

Source é o código fonte primário que após ser compilado se torna um programa executável. Dentro da source existem os códigos escritos/digitados em alguma linguagem que o computador entenda para fazer com que o sistema a qual foi criado seja executado.

 

Por onde começar? Scripts do OtServ? Criação ou edição de uma Open Source?

se tu não tem conhecimento algum sobre linguagem de programação, eu sugiro que comece pelo mais simples como edição de scripts em linguagem Lua ou Xml.

 

Somente linguagem C/C++ já me basta?

Isso ai vai depender do que você pretende fazer. você pode criar todo um sistema usando somente uma linguagem de programação. 

 

Caso seja melhor editar uma Open Source ao invés de criar uma do zero, como identificar erros? Todos sabemos que sources já vindas dos servidores estão recheadas de bugs e erros propositais. Não acho interessante nem produtivo ir na tentativa e erro, ao ficar compilando e toda hora concertando erro por erro que aparecer no compilador, sendo que por muita vezes bugs não aparecerão e passarão direto.

Para não ter esse tipo de problema, sugiro que aprenda primariamente  a redigir um código ou programa em linguagem alvo, c++, por exemplo, e posteriormente ir a edição de alguma source, assim se houver problemas tu saberá por experiencia e prática como resolver.

 

Espero ter ajudado em suas questões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
10 minutos atrás, Yonie disse:

     Bom, vamos lá! Primeiramente gostaria de pedir que, caso esteja em um local incorreto que movam para o lugar apropriado.

     Como tenho certas dúvidas pontuais e ninguém tem a obrigação de além de se dispor a me ajudar, ter que lutar para entender minhas dúvidas, irei separar categoricamente cada ponto na qual tenho dúvida. Contudo primeiramente gostaria de ressaltar que meu interesse é didático, não quero e não pretendo ter nada de mão beijada, pretendo ter orientações para conseguir me desenvolver e me aprimorar no pouco que sei. Vamos lá!


 

Breve explicação de minhas dúvidas e o motivo pelo qual decidi criar este tópico:


     O conteúdo de aprendizado no forum sem sombras de dúvidas é muito vasto, tão vasto que acaba dificultando achar certas coisas, gostaria encarecidamente ter uma pequena redirecionada em relação à criação e edição de sources, não quero aprender a compilar uma source, gostaria de fato criar uma ou ter a simples noção do que cada coisa faz e do por que está lá. Gostaria de abrir o Dev ou CodeBlocks e saber por onde começar e o motivo de eu estar fazendo aquilo. Tenho formação acadêmica em programação, focando bastante em C, C++, Java e um pouco de Python. Contudo por uma certa ignorância misturada com falta de experiência, acabo que ficando perdido ao abrir uma source. Com todo esse texto, gostaria de saber se já existem apostilas, tutoriais ou algum lugar que dissemine esse tipo de conhecimento.

 

 

Os principais pontos que gostaria de aprender seriam os seguintes:

 

  • O que de fato é uma Source? É somente um apanhando de dados e caminhos, que ao final se interligam criando um executável para startar todos os arquivos contidos dentro da pasta do Server?
  • Por onde começar? Scripts do OtServ? Criação ou edição de uma Open Source?
  • Somente linguagem C/C++ já me basta?
  • Caso seja melhor editar uma Open Source ao invés de criar uma do zero, como identificar erros? Todos sabemos que sources já vindas dos servidores estão recheadas de bugs e erros propositais. Não acho interessante nem produtivo ir na tentativa e erro, ao ficar compilando e toda hora concertando erro por erro que aparecer no compilador, sendo que por muita vezes bugs não aparecerão e passarão direto.

 

Considerações finais:

 

     Tenho certeza de que são dúvidas tolas para quem entende sobre o assunto, mas sou apenas um bebê em relação a esse tópico, se houver apostilas/cursos/tópicos já existentes no forum/ou alguém com interesse e paciência de explicar esse tipo de coisas, gostaria de que compartilhassem o conhecimento, como dito anteriormente, não quero nada de mão beijada, quero de fato aprender e colocar a cabeça para funcionar.
 

Agradecimento:


     Caso alguém chegue a ler todo esse texto, agradeço por seu tempo de antemão e se possível, ajude essa pessoa que está com tanto interesse em aprender um pouco mais sobre esse mundo fascinante do Tibia. Obrigado.

Não se cria source do 0, se usa uma como base
Pega uma source sem bug de compilaçao e instale sistemas prontos que tem na net

Pra voce saber editar/fazer seus próprios sistemas, aprenda C, C++ e Lua script.

Diminui o tamanho do seu texto do tópico, ta mto grande e resume esse texto ta mto blablabla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
9 horas atrás, brazvct disse:

Não se cria source do 0, se usa uma como base
Pega uma source sem bug de compilaçao e instale sistemas prontos que tem na net

Pra voce saber editar/fazer seus próprios sistemas, aprenda C, C++ e Lua script.

Diminui o tamanho do seu texto do tópico, ta mto grande e resume esse texto ta mto blablabla

Obrigado pela orientação de diminuir o tópico, em relação a pegar algo pronto na internet não é o propósito do tópico, vou dar uma estudada em Lua e ver até onde consigo ir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
1 hora atrás, Poccnn disse:

eu gostei do modo que ele rege um texto. é um dos poucos que vejo que fazem bem ao jus de saber a gramática.

 

Com relação aos duvidas do prezado, irei elucidar alguns pontos.

 

O que de fato é uma Source? É somente um apanhando de dados e caminhos, que ao final se interligam criando um executável para startar todos os arquivos contidos dentro da pasta do Server?

Source é o código fonte primário que após ser compilado se torna um programa executável. Dentro da source existem os códigos escritos/digitados em alguma linguagem que o computador entenda para fazer com que o sistema a qual foi criado seja executado.

 

Por onde começar? Scripts do OtServ? Criação ou edição de uma Open Source?

se tu não tem conhecimento algum sobre linguagem de programação, eu sugiro que comece pelo mais simples como edição de scripts em linguagem Lua ou Xml.

 

Somente linguagem C/C++ já me basta?

Isso ai vai depender do que você pretende fazer. você pode criar todo um sistema usando somente uma linguagem de programação. 

 

Caso seja melhor editar uma Open Source ao invés de criar uma do zero, como identificar erros? Todos sabemos que sources já vindas dos servidores estão recheadas de bugs e erros propositais. Não acho interessante nem produtivo ir na tentativa e erro, ao ficar compilando e toda hora concertando erro por erro que aparecer no compilador, sendo que por muita vezes bugs não aparecerão e passarão direto.

Para não ter esse tipo de problema, sugiro que aprenda primariamente  a redigir um código ou programa em linguagem alvo, c++, por exemplo, e posteriormente ir a edição de alguma source, assim se houver problemas tu saberá por experiencia e prática como resolver.

 

Espero ter ajudado em suas questões. 

Agradeço, você soube dar as orientações na qual estava buscando, de fato preciso aprimorar meus conhecimentos em C e C++ para conseguir atingir o que estou almejando, creio que as respostas que estava buscando foram respondidas, se possível poderiam dar este tópico como respondido. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
2 horas atrás, Yonie disse:

Obrigado pela orientação de diminuir o tópico, em relação a pegar algo pronto na internet não é o propósito do tópico, vou dar uma estudada em Lua e ver até onde consigo ir. 

Source não é feita em LUA, é feita em C++

Se voce fizer algo do 0 então não é feito no tibia, é engine própria
Se for fazer pra Tibia, vai ter que pegar uma source limpa pra editar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 24/08/2020 em 21:41, brazvct disse:

Não se cria source do 0, se usa uma como base
Pega uma source sem bug de compilaçao e instale sistemas prontos que tem na net

Tenho uma dúvida que é semelhante a do rapaz, então poderia me ajudar ?

bom bem provável que hoje vou começar a trabalhar em um server que já esteve on-line a muito tempo, estou ciente que ele não tem source, é possível adaptar uma source ?

caso não seja, poderia me dizer um server limpo open source ? Des de já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
41 minutos atrás, dso15 disse:

Tenho uma dúvida que é semelhante a do rapaz, então poderia me ajudar ?

bom bem provável que hoje vou começar a trabalhar em um server que já esteve on-line a muito tempo, estou ciente que ele não tem source, é possível adaptar uma source ?

caso não seja, poderia me dizer um server limpo open source ? Des de já grato.

Você pode adaptar qualquer source, desde que saiba como funciona cada função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
26 minutos atrás, Poccnn disse:

Você pode adaptar qualquer source, desde que saiba como funciona cada função.

Entendo... sabe alguém que faça esse trabalho?

e sobre a segunda pergunta conhece algum server com open source limpa ? (Poketibia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
43 minutos atrás, dso15 disse:

Entendo... sabe alguém que faça esse trabalho?

e sobre a segunda pergunta conhece algum server com open source limpa ? (Poketibia)

Para fazer uma adaptação é necessário ter conhecimento sobre o servidor, por exemplo: O PokéMaster X, eu sei todas as funções que seriam necessários adaptar para caso eu deseja-se uma source nova, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
12 minutos atrás, kttallan disse:

entende?

Entendo, no momento vou trabalhar com um server antigo sem source, porém o server é novo para mim, acho que seria mais lucro pegar um server com source e estável e ir passando as coisas correto ? Ou vcs acham que seria melhor tentar adaptar uma ? Um dos problemas é que meu conhecimento é 0 totalmente nulo em sources

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
7 minutos atrás, dso15 disse:

Entendo, no momento vou trabalhar com um server antigo sem source, porém o server é novo para mim, acho que seria mais lucro pegar um server com source e estável e ir passando as coisas correto ? Ou vcs acham que seria melhor tentar adaptar uma ? Um dos problemas é que meu conhecimento é 0 totalmente nulo em sources

Isso tudo depende do seu objetivo principal, o ideia é sempre editar usando uma base com source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
4 minutos atrás, dso15 disse:

Qual seria uma boa base para começo? 

Como eu lhe falei, depende muito do seu objetivo principal. A principio existe diversas bases de pokémon, as que mais indico são as PokéMaster X (Embora bem comum, ela é bem completa), Psoul (É a melhor e bem mais desenvolvida, único problema é que o servidor é bem complexo de se mexer)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...