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Central de Aprendizado LUA: Desvios condicionais!


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Bom, eu vou tentar trazer semanalmente umas dicas de programação, começando com LUA de após fechar todas as dicas eu irei começar o central de aprendizado em c++.

 

Hoje, sendo a primeira "aula" eu irei explicar os desvios condicionais, que são:

If
else
elseif

Como utilizar IF?

Basicamente, o "if" se trata de uma condição, sendo utilizado da seguinte forma:

if <condição> then

Como exemplo, irei fazer um desvio caso o nível do jogador seja maior ou igual a 15:

if player:getLevel() >= 15 then

Após isto, deve se colocar oque o script irá realizar caso a condição seja satisfeita.

No exemplo a seguir ele irá printar para o console o nível do jogador:

if player:getLevel() >= 15 then
  print(player:getLevel())
end

Else e Elseif: caso condição não seja satisfeita

Digamos que no script anterior eu queria que caso a condição não seja satisfeita o console printe "no", eu posso fazer com ajuda do "else":

if player:getLevel() >= 15 then
  print(player:getLevel())
else
  print('no')
end

O elseif é mais "complexo", por exemplo: ele nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.

Quero que de acordo com o nome do jogador ele printe uma informação como exemplo:

if player:getName() =="Refe" then
  print('feio')
elseif player:getName() == "Sone" then
  print('lindo')
elseif player:getName() == "Frenvius" then
  print('feio')
end

Resumo das dicas:

 

If: Usado para adicionar uma condição
Else: Nega a condição anterior, ou caso ela não seja satisfeita

Elseif: Nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.

Edited by Danny0
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  • 2 years later...
Em 27/07/2018 em 11:12, Refe disse:

Bom, eu vou tentar trazer semanalmente umas dicas de programação, começando com LUA de após fechar todas as dicas eu irei começar o central de aprendizado em c++.

 

Hoje, sendo a primeira "aula" eu irei explicar os desvios condicionais, que são:


If
else
elseif

Como utilizar IF?

Basicamente, o "if" se trata de uma condição, sendo utilizado da seguinte forma:


if <condição> then

Como exemplo, irei fazer um desvio caso o nível do jogador seja maior ou igual a 15:


if player:getLevel() >= 15 then

Após isto, deve se colocar oque o script irá realizar caso a condição seja satisfeita.

No exemplo a seguir ele irá printar para o console o nível do jogador:


if player:getLevel() >= 15 then
  print(player:getLevel())
end

Else e Elseif: caso condição não seja satisfeita

Digamos que no script anterior eu queria que caso a condição não seja satisfeita o console printe "no", eu posso fazer com ajuda do "else":


if player:getLevel() >= 15 then
  print(player:getLevel())
else
  print('no')
end

O elseif é mais "complexo", por exemplo: ele nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.

Quero que de acordo com o nome do jogador ele printe uma informação como exemplo:


if player:getName() =="Refe" then
  print('feio')
elseif player:getName() == "Sone" then
  print('lindo')
elseif player:getName() == "Frenvius" then
  print('feio')
end

Resumo das dicas:

 

If: Usado para adicionar uma condição
Else: Nega a condição anterior, ou caso ela não seja satisfeita

Elseif: Nega a condição anterior e adiciona uma nova condição.

 

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