Ir para conteúdo

[Tutorial] A arte do pontinho - 1.05


Insaend

Posts Recomendados

Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.

 

Texturas (Detalhe) em Sprite de perspectiva 45º

 

A arte do pontinho - 1.05 Texturas

 

O estudo de hoje rodeia nos trará algo se não o mais complicado equivalente a tão temida perspectiva do Sprite que usamos em nossos projetos de Open Server (TIBIA). Sendo assim o trabalho será sempre efetivado com muito suor e dedos doloridos pois somente com a tentativa e que será feito um bom trabalho.

 

Na imagem 01 temos cores básicas que já vem configurado no paint, a parte de Cores personalizadas pode ser colocada as cores que mais vamos usar ou mesmo podemos colocá-las na própria imagem para pegarmos com a ferramenta de Conta Gotas.

 

Texura: não podemos dizer que um monstro a ser derrotado, mas sim uma habilidade a ser trabalhada sendo assim vamos pôr em pratica, mas como vamos fazer isso Sr. Insaend...

Sabemos q os gráficos do tíbia antigos por volta de 7.1 não eram grandes coisas para os dias de hoje certo mas podemos ver que temos algo em comum todos nos traziam uma nostalgia próxima do que realmente seria o item que o jogo nos apresenta.

 

9u2YT1Q.png

 

Tendo em vista que todos os itens podem e devem sempre passar por uma suave atualização para melhoria dos gráficos podemos notar que a grande melhoria, isso se deve a textura pois cada item destes pode nos trazer em grande parte somente um rascunho do que realmente temos em mente para nossos gráficos.

Tendo em mente Itens hoje vamos brincar com algo que poderia cair de Dragon (Escama/pele “Lizard Scale e Red Dragon Scale”) para itens meio planos e para o tão temido pelo vamos brincar com (Ape Fur e Bear Paw).

01 86HG1iy.gif   02  Kf7CzHb.gif

03  M93nyMk.gif  04 ozx2JFi.gif

 

Então vamos iniciar.

1 / 2 -  Lizard Scale (“Escala de Lagarto ou também conhecido como Escama de Lagarto”)

Os lagartos contem uma pele que se pode dizer não ser lisa e com isso alguns teriam algo parecido com escama, tipo aquelas que sua Mãe tira do peixe, porem diferentes das do peixe. 

oCYZEfH.png

Para o seguimento em escamas de dragão vamos trabalhar com essa linha.

 

Outline Sprite:

 PQR064A.pngTentamos trabalhar um outline de escama de peixe onde cada escama cai sobre a outra assim como um telhado de casa.

Pintura com Iluminação:

 ZjmZnzR.png   Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.

Detalhes:

jhAwKcW.png  Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), a forma pode ser identificada nas linhas mais claras que destacara o item como se tivesse o relevo.

           

Com isso podemos imaginar que este item poderia estar pronto mais e como aplicá-lo em criatura... podemos simplesmente olhar como está sendo feito no peixe a cima já mostrado que foi feita uma texturização bem legal pela CIP.

3 / 4 -  Ape Fur (“Pele de Macaco”)
O primeiro ponto a ser feito e a novamente a Outline.

 

Outline Sprite:

8MpnA32.png   Nesta parte a outline para os itens somente nos dará a direção a que devemos fazer o uso da iluminação para aplicarmos os tons com sombras. Para que possamos fazer algo como pelos em seguida.

Pintura com Iluminação:

ixdZmxw.png Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.

Detalhes:

beL5WeV.png  Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), nada mais do que já dito a cima porem com um trabalho de AA junto com este pois o item vem pelo por cima de pelos. Um belo trabalho da CIP para caracterizar este item com riqueza de trabalho e o Bear (urso) e o Leão de montaria.... e outros que temos hoje em dia no projeto.

U9zTG48.png   zli1Zvh.png  U3PzLYU.png    ItZwP5r.pngzBVyiMu.png  krsY4G2.png

Mas até onde podemos ir sem perde tempo ou mesmo sem ficar sem sentido essa ou demais texturas... o Sprite não precisa ser 100% idêntico ao original mais sim parecido fica a dica.

 

Segue exemplo de criatura minha:

 

IBVMy23.pngZXRbjwH.png  lV3dzUp.png    D0q5BtR.png

Vídeo do tema.

           

 

 

A arte do pontinho - Sumario

A arte do Pontinho - Tom 1.04

A arte do Pontinho - Perspectiva 2.01

Editado por Insaend
Re organizado espaçamento do texto e configurado Link do tutorial.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal, só não gosto dessas sprites com cores muito saturadas/iluminadas, geralmente Tibia Digimon e alguns tendem a ser assim (se não me engano), é muito agressivo e tendem a ter um pouco menos de textura.

 

Por exemplo:

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

 

Não sei parar qual finalidade você fez essa sprite, mas prefiro os seus outros exemplos:

 

IBVMy23.png    -   zli1Zvh.png

 

Esse Branco seu não está muito saturado, não está muito forte, é agradável, bem parecido com o polar bear.

 

 

 

Exemplo:

 

Tonalit%C3%A0-luminosit%C3%A0-saturazion

                                    | esse acima seria somente onde tem muuuuuita luz, pois é a cor normal do bicho.

 

Talvez seja até só uma implicância minha, não sei. Como Tibia não tem sprites que mudam de acordo com o ambiente, eu prefiro colocar uma tom abaixo da iluminosidade, ou um da saturação mesmo, porque a saturação mudaria menos do que mudando a iluminosidade.

 

8G0PNe5.png

Menos saturada 

 

mFaxKQg.png

Mais escura

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

Original

 

Os músculos/texturas apareceram bem mais na imagem mais escura do que na Saturada, mas a saturada apareceu mais do que na original.

 

 

 

 

 

 

 

Não sou spriter, mas desenho e entendo um pouquinho só, espero que leve em consideração, são críticas construtivas.

Editado por Caronte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Caronte disse:

Bem legal, só não gosto dessas sprites com cores muito saturadas/iluminadas, geralmente Tibia Digimon e alguns tendem a ser assim (se não me engano), é muito agressivo e tendem a ter um pouco menos de textura.

 

Por exemplo:

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

 

Não sei parar qual finalidade você fez essa sprite, mas prefiro os seus outros exemplos:

 

IBVMy23.png    -   zli1Zvh.png

 

Esse Branco seu não está muito saturado, não está muito forte, é agradável, bem parecido com o polar bear.

 

 

 

Exemplo:

 

Tonalit%C3%A0-luminosit%C3%A0-saturazion

                                    | esse acima seria somente onde tem muuuuuita luz, pois é a cor normal do bicho.

 

Talvez seja até só uma implicância minha, não sei. Como Tibia não tem sprites que mudam de acordo com o ambiente, eu prefiro colocar uma tom abaixo da iluminosidade, ou um da saturação mesmo, porque a saturação mudaria menos do que mudando a iluminosidade.

 

8G0PNe5.png

Menos saturada 

 

mFaxKQg.png

Mais escura

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

Original

 

Os músculos apareceram bem mais na imagem mais escuro do que na Saturada, mas a saturada apareceu mais do que na original.

 

 

 

 

 

 

 

Não sou spriter, mas desenho e entendo um pouquinho só, espero que leve em consideração, são críticas construtivas.

uau, manja demais kk

 

topic:

ta com tanto tempo que vi o ensaend por aqui, que nostalgia kk, otimo conteudo, até eu vou estudar '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Deadpool disse:

uau, manja demais kk

 

topic:

ta com tanto tempo que vi o ensaend por aqui, que nostalgia kk, otimo conteudo, até eu vou estudar '-'

 Bom saber que isso atrai a galera para aprender ou para voltar a fazer os sprite.

 

19 minutos atrás, Caronte disse:

Bem legal, só não gosto dessas sprites com cores muito saturadas/iluminadas, geralmente Tibia Digimon e alguns tendem a ser assim (se não me engano), é muito agressivo e tendem a ter um pouco menos de textura.

 

Por exemplo:

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

 

Não sei parar qual finalidade você fez essa sprite, mas prefiro os seus outros exemplos:

 

IBVMy23.png    -   zli1Zvh.png

 

Esse Branco seu não está muito saturado, não está muito forte, é agradável, bem parecido com o polar bear.

 

 

 

Exemplo:

 

Tonalit%C3%A0-luminosit%C3%A0-saturazion

                                    | esse acima seria somente onde tem muuuuuita luz, pois é a cor normal do bicho.

 

Talvez seja até só uma implicância minha, não sei. Como Tibia não tem sprites que mudam de acordo com o ambiente, eu prefiro colocar uma tom abaixo da iluminosidade, ou um da saturação mesmo, porque a saturação mudaria menos do que mudando a iluminosidade.

 

8G0PNe5.png

Menos saturada 

 

mFaxKQg.png

Mais escura

 

581b3f2feca86_DorugreymonSalamandra.png.

Original

 

Os músculos/texturas apareceram bem mais na imagem mais escura do que na Saturada, mas a saturada apareceu mais do que na original.

 

 

 

 

 

 

 

Não sou spriter, mas desenho e entendo um pouquinho só, espero que leve em consideração, são críticas construtivas.

 

Sim concordo com muito do que você falou, porem em projetos de Game nem sempre o cara da arte pode fazer o que gosta... tendo isso em mente este Sprite que você ilustrou e um digimon so que não finalizado e como gostei dele assim acabei salvando ele desta forma antes de entregar o trabalho. (Sprite vendida saco)

 

70XY0te.png

 

^^ mais e mais cores forte a pedido do dono da sprite... ^^ (pensa no tanto que meus olhos ficaram ardendo).

 

25 minutos atrás, DarkWore disse:

Muito Bom, Obrigado por Compartilhar.

 

Sem problema jovem... Um amigo pediu para fazer algo para o forum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Insaend disse:

^^ mais e mais cores forte a pedido do dono da sprite... ^^ (pensa no tanto que meus olhos ficaram ardendo).

 

Haha, é isso aí, bom conteúdo! Só não aprende quem não quer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 11/06/2017 em 18:10, Caronte disse:

 

Haha, é isso aí, bom conteúdo! Só não aprende quem não quer.

 

 

E verdade. Conteúdo e o que mais tem.

Pena que pessoas para valorizar e fazer uso não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...