Jump to content

Montanhas - Vegetação e Temática


Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Administrador

Montanhas - Vegetação e Temática

Conceito por Daniel

5Ct6tHd.gif

Olá meus caros xTibianos, vim trazer este tutorial que queria ter criado a muito tempo atrás. Bom, decidi finalmente retirar um tempo para me dedicar a seção e trazer uns conteúdos bacanas para vocês. Este tutorial, no que se propõe o tema, tem como objetivo mostrar o meu estilo de fazer montanhas detalhar, e aplicar temáticas nestas, também como deixá-las agradáveis no mapa (no meu ponto de vista).

5Ct6tHd.gif

Dicionário do Mapper

AutoMagic: Mais conhecido como Auto-border. AutoMagic são ferramentas que atravéz de códigos adicionam estruturas prontas no seu mapa. Isto é ruim em parte, pois você não possui tanta flexibilidade para fazer um mapa corretamente. Por outro lado, o AutoMagic proporciona uma rapidez na produção de mapas; muitos que utilizam o Remere's Map Editor reconhecem que mesmo não optando pelo AutoMagic ele pode ser útil muitas vezes.

 

RPG Map: Significa que o mapa citado é um mapa RPG, ou seja, segue conceitos sem deixar passar nada. Para observar se um mapa é RPG, basta verificar se: Há boas opções de mobilidade (conforme o tema propõe); fora criada uma temática conforme o gráfico disponível; detalhes impressionam.

 

Dirty: É um mapa sujo, normalmente contém mais detalhes que o necessário para aquela temática. Não é a mesma coisa que um mapa sujo propositalmente.

 

Oversquare: Concede-se à mapas com a ausência de detalhes importantes, pode-se dizer que um mapa oversquare é um mapa que pode ser melhorado adicionando detalhes essenciais.

 

5Ct6tHd.gif

• Montanhas no Tibia

Diferente da vida real, o Tibia tem um estilo gráfico na perspectiva 45º. Isso dificulta sim o mapeamento de estilos próprios ditos "pessoais". No que se refere à este conceito, digamos que vários estilos de mapeamento de montanhas podem chegar ao mesmo resultado. O que muda são alguns aspectos que eu estarei mostrando mais adiante.

 

5Ct6tHd.gif

Itens para Montanhas Simples

Base

6wNofjg.png

ZeLQoN6.pnguTBwA2k.png

qS5VSqK.pngx7S6Ucp.png

Estrutura

TfzuLvE.pngmi0KfKZ.png

Complementos

nY4ACMp.pngl6klykV.png

As montanhas do tibia são praticamente iguais (com algumas exceções). Esta montanha mostrada acima é a mais utilizada e bem simples de compreender. Veja que há dois complementos (bordas) que podem ser utilizados em várias situações.

Para ter um controle melhor na hora de criar a base das montanhas, comece utilizando os itens id: 4476, 4477, 4478, 4479. Que são as bordas diagonais mais utilizadas nas partes internas e na rotação da montanha.

ESTRUTURA

pp4aEO3.png

A seguir, complete as bordas da estrutura com os itens id: 4468, 4469, 4470, 4471, 4472.

qDX3LUh.png

Note que algumas partes permaneceram sem estas bordas, isto é porque a repetição contínua delas pode ser impedida, em conceito de oversquare, com detalhamentos melhores que não fogem do tema. Por exemplo:

EJ7giH8.png

BASE

A base é iniciada, no meu estilo, pelas bordas e grounds. Por que iniciar com bordas? Desse jeito, você pode controlar o espaço trabalhado e definir melhor o rpg. Veja um exemplo de base aceitável para a montanha acima.

Lu4pgdF.png

Seguindo então com as bordas secundárias e grounds:

ODyjrxs.png

Agora basta detalhar e, se decidir, expandir a montanha. Crie a vegetação conforme a base. A inclinação (muitas vezes abstrata) pode ser vista utilizando o 'mountain top ground' em contraste com a grama. É utilizado na maior parte da temática natural. Veja como a vegetação se comporta ao redor da montanha:

mLWt0vW.png

5Ct6tHd.gif

gxs9xDd.jpg

atuZ3Kg.png

É importante estudar a temática que você vai trabalhar, pois utilizará diferentes itens dependendo da temática. Quando se fala em montanhas, pode-se pensar em diversos tipos de montanhas. Montanhas em ambientes úmidos, onde a vegetação toma conta; montanhas desérticas, onde se encontra apenas pedras e alguns arbustos; entre outras. Procure observar imagens que se aproximam ao seu conceito de montanha (para a temática que está trabalhando). Isso pode facilitar a produção do mapa.

Já foi dito acima que é um pouco complicado imitar alguns detalhes da vida real em um mapa de tibia, como uma inclinação do terreno, ligando o chão a outro ponto mais superior sem "pular um andar" no Tibia. Veja a imagem "Temática", podemos repetir esta temática utilizando os recursos do tibia. Claro, não precisamos utilizar 100% da ideia, até porque os recursos gráficos do tibia podem não ser suficientes as vezes. Veja uma sugestão de adaptação (na temática Selva):

 

kcJ07Sp.png

atuZ3Kg.png

Veja que a montanha não foi o foco da temática mas ficou dentro do tema por causa de sua estrutura. Os detalhes principais se ligam à montanha formando uma harmonia geral; isto talvez não seria possível utilizando AutoMagic, pois alguns detalhes exigem a movimentação de itens (um em cima do outro) e a manutenção manual de bordas. O mapa não chega a ser um mapa "Dirty", pois todos os itens adicionados indicam RPG. Por exemplo, perceba que o mapa em si obriga o jogador a andar somente na estrada, ele não tem mobilidade para sair aos lados, uma vez que a vegetação seja fechada propositalmente e tematicamente para dar ênfase à entrada na montanha.

Nesse caso, a temática vai dizer: Existe algo dentro da montanha".

 

Até onde devo seguir uma temática?

Observando o Tibia global, podemos dizer que a temática se estende e se modifica ao longo de um continente. Se você for andando de Thais até venore, vai perceber uma diferença na vegetação e no terreno. Você deve se basear no tamanho total da área que será mapeada, uma selva deve conter o interior mais denso e a vegetação se dissipar conforme se afasta deste centro.

 

Como repetir os detalhes sem machucar o tema?

Os detalhes devem ser adicionados proporcionalmente conforme a estrutura do mapa, se a vegetação possuir pouca variação ela deve ser mais aberta.

atuZ3Kg.png

Desafio!

Complete o mapa:

eEHg70k.png

Faça download do mapa abaixo e termine um dos mapas feitos para este tutorial, poste o resultado neste tópico. Use sua criatividade.

Recompensa: 10REP

Versão do Mapa: 8.60

Complete o Mapa.zip

IMPORTANTE

Foram mais de 2 horas para eu fazer este tutorial, embora não tenha ficado tão bom quanto eu esperava, peço que vocês tenham ética e não o copiem. Se este tutorial for postado em outro fórum, reporte a mim. E se você pretende fazer isto, saiba que temos vergonha de pessoas como você, que dão ctrl + c/ctrl + v para ganhar reputação (uma reputação que não vale de nada). Portanto crie vergonha na cara e aprenda a fazer algo que não seja copiar o conteúdo dos outros.

 

Link to comment
Share on other sites

Não presta pra nada, os mappers de hoje não querem aprender e desenvolver seu mapping, e sim só ficar fazendo mapa de pokemon e essas bostas. UHUAHAUHA ZUERA, esse o único aluno meu que correu atrás e se aperfeiçoou! Parabéns! wub.png

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Não presta pra nada, os mappers de hoje não querem aprender e desenvolver seu mapping, e sim só ficar fazendo mapa de pokemon e essas bostas. UHUAHAUHA ZUERA, esse o único aluno meu que correu atrás e se aperfeiçoou! Parabéns! wub.png

 

Aprendi com o melhor ohmy.png

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelos comentários pessoal, quero ver a galera fazendo o desafio !

 

Já estou começando.

Não presta pra nada, os mappers de hoje não querem aprender e desenvolver seu mapping, e sim só ficar fazendo mapa de pokemon e essas bostas. UHUAHAUHA ZUERA, esse o único aluno meu que correu atrás e se aperfeiçoou! Parabéns! wub.png

 

Agora é legal chamar ele de aluno né...

@@RetornoDeLaug, Não mappeia mais?

Link to comment
Share on other sites

Como assim agora é legal chamar ele de aluno? Não entendi o seu sarcasmo, ele sempre foi empenhado e foi o único que me deu vontade de ensinar. Não, ensinei ele pra isso, deixar pra nova geração.

Calma porra, não foi sarcasmo. Kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...