JuniorPavani 12 Postado Abril 16, 2015 Share Postado Abril 16, 2015 (editado) Tutorial Básico sobre CreatureScriptsCreatureScripts = São scripts que serão ativados após uma determinada ação criada pelo monstro ou personagem. Essas ações são determinadas como funções. Existem varias funções utilizadas para a criação de creaturescripts e estas são: onDeath(cid, corpse, killer)-- que é executada ao morrer. onPrepareDeath(cid, lastHitKiller, mostDamageKiller) -- semelhante a onDeath. onAttack(cid, target) -- executa ao atacar. onCombat(cid, target) -- semelhante ao onAttack. onLogin(cid) -- executa ao logar. onLook(cid, thing, position, lookDistance) -- executa ao dar look. onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) -- executa ao upar skills/levels. onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) -- executa ao perder ou ganhar life/mana/condições. onLogout(cid) -- executa ao deslogar. onKill(cid, target, lastHit) -- executa ao matar. onThink(cid, interval) -- executa em determinado tempo. onJoinChannel(cid, channelId, users) -- executa ao entrar em um chat. onReceiveMail(cid, sender, item, openBox) -- executa ao receber um parcel/carta. onReportBug(cid, comment) -- executa ao reportar bug. Para criar esse tipo de script, primeiramente vai na pasta data/creaturescripts/scripts e duplica um arquivo e salve com "nomedesejado";Agora você vai determinar que função você vai precisar para criação do seu script. Para exemplo vou usar a função "onAdvance"(ao upar).Neste exemplo, quando o player upar level 100 ele irá ganhar 1kk: 1 function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) 2 if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then -- checa level e storage 3 doPlayerAddItem(cid, 2160, 100) -- entraga a premiação 4 setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) -- define a storage para 1, para evitar entregar o premio mais de uma vez 5 doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!") 6 doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30) 7 end 8 return true 9 end Numerei as linhas para melhor entendimento, nos seus scripts vocês não devem numerar. linha 1 = Inicio da função onAdvance, essa linha recebe algumas informações do player que upou, como seu cid, seus skills o velho level e o novo level. Obs: cid = creature id, numero de identificação do player/monstro. linha 2 = Inicia-se um if onde verifica se o level do player é igual a 100 e verifica a storage do player . Se for verdadeiro, o script executa as linhas 3,4 e 5, senão pula direto a linha 6. linha 3 = Adiciona 100 itens com o id 2160 ao player. linha 4 = define a storage do player para que não pegue o premio duas vezes linha 5 = Manda uma mensagem parabenizando o player linha 6 = Solta o efeito de numero 30, na posição em que o player esta. linha 7 = Finaliza a verificação do if. linha 8 = Retorna verdadeiro. Obs: sempre é necessario ela linha no final de seu código. linha 9 = Finaliza a função onAdvance. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Por fim para funcionamento do seu script é necessario adicionar 2 tags:1º- No "data/creaturescripts/creaturescripts.xml"2º- No arquivo "data/creaturescripts/scripts/login.lua", Obs: se o script que você for fazer for de função onLogin, não precisa adicionar a segunda tag.1º Tag: Vai em data/creaturescripts/creaturescripts.xml e cole a tag: <event type="advance" name="QualquerNome" event="script" value="nomedesejado.lua"/> O type="" , será o nome da função de seu script após a palavra "on" e sempre tudo em minusculo.O name="", use qualquer nome porem esse nome vai ser usado para registrar no script onLogin na tag2.O value="", é o nome com qual você salvou seu script.Agora em data/creaturescripts/scripts/login.lua, sempre antes do último return true: registerCreatureEvent(cid, "QualquerNome") QualquerNome é o name que você adicionou na tag1 do creaturescripts.xml.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Acho que é isso aew, espero ter ajudado a galera que esta iniciando.Dica para criação de scripts:Para melhor edição e organização use Notepad++: http://www.baixaki.c...ad/notepad-.htmE sempre pesquise por scripts prontos e tutoriais para ter uma base. CREDITOS: JHON pelo tutorial completo! Editado Abril 16, 2015 por JuuHPavani Kobrakt reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno 535 Postado Abril 16, 2015 Share Postado Abril 16, 2015 (editado) Olha amigo, apenas dê uma incrementada em seu script, para que fique algo simples e funcional.Exemplo:Linha 2: if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 thenAdionado a opção >=, pois eu ot com exp alta, o player pode pular do level 99 para o 101 por exemplo e também uma checagem por storage para verificar se ele já pegou a premiação, para evitar que ele fique se matando e pegando várias vezes a premiaçãoE por fim, colocando uma linha para atribuir o valor da storage caso ele pegue a recompensa.setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1)Ficando assim o resultado: function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then -- checa level e storage doPlayerAddItem(cid, 2160, 100) -- entraga a premiação setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) -- define a storage para 1, para evitar entregar o premio mais de uma vez doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!") doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30) end return true end Editado Abril 16, 2015 por Bruno Minervino Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JuniorPavani 12 Postado Abril 16, 2015 Autor Share Postado Abril 16, 2015 (editado) Olha amigo, apenas dê uma incrementada em seu script, para que fique algo simples e funcional. Exemplo: Linha 2: if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then Adionado a opção >=, pois eu ot com exp alta, o player pode pular do level 99 para o 101 por exemplo e também uma checagem por storage para verificar se ele já pegou a premiação, para evitar que ele fique se matando e pegando várias vezes a premiação E por fim, colocando uma linha para atribuir o valor da storage caso ele pegue a recompensa. setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) Ficando assim o resultado: function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then -- checa level e storage doPlayerAddItem(cid, 2160, 100) -- entraga a premiação setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) -- define a storage para 1, para evitar entregar o premio mais de uma vez doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!") doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30) end return true end Obrigado! topico Editado. grato pela ajuda. Editado Abril 16, 2015 por JuuHPavani Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno 535 Postado Abril 16, 2015 Share Postado Abril 16, 2015 Tutorial aprovado e movido, obrigado por compartilhar conosco. Sugiro que apenas revise o comentário da linha 2, pois além de checar o level, ele checa a storage também. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JuniorPavani 12 Postado Abril 16, 2015 Autor Share Postado Abril 16, 2015 Tutorial aprovado e movido, obrigado por compartilhar conosco. Sugiro que apenas revise o comentário da linha 2, pois além de checar o level, ele checa a storage também. Ok obrigado irei alterar o tutorial, muito obrigado pelas dicas Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno 535 Postado Abril 16, 2015 Share Postado Abril 16, 2015 Ok obrigado irei alterar o tutorial, muito obrigado pelas dicas Magina man disponha! Estamos aqui para isso! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
duasrodas 5 Postado Abril 18, 2015 Share Postado Abril 18, 2015 Otimo tutorial,para mim mesmo que estou começando a aprender,ajuda bastante,obrigado pelo conteúdo! reputado! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JuniorPavani 12 Postado Abril 18, 2015 Autor Share Postado Abril 18, 2015 Otimo tutorial,para mim mesmo que estou começando a aprender,ajuda bastante,obrigado pelo conteúdo! reputado! Muito obrigado pelo Rep logo logo trarei mais alguns tutoriais para o Xtibia Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mudrock 326 Postado Abril 18, 2015 Share Postado Abril 18, 2015 Muito bom cara, espero que tragam mais conteúdos de qualidade abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JonatasLucasf 60 Postado Abril 18, 2015 Share Postado Abril 18, 2015 nossa obrigado mano já até já adicionei aos favorito, espero mais conteúdos Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RetornoDeLaug 26 Postado Abril 18, 2015 Share Postado Abril 18, 2015 Ótimo conteúdo, espero que ajude muitos membros com seus servidores! Parabéns! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Administrador 1434 Postado Abril 18, 2015 Administrador Share Postado Abril 18, 2015 Belo tutorial, ajudará muitos iniciantes! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
miguel porto 0 Postado Abril 21, 2015 Share Postado Abril 21, 2015 Vc e zica Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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