Ir para conteúdo

Sistema de aura


Fakezim

Posts Recomendados

Olá xtibianos,

Faz muito, muito tempo que eu não mexo com programação de scripts, porém, nessa semana bateu uma saudade, e tentei fazer algo de diferente pra passar o tempo, e acabei me empolgando, e fiz um sistema de auras, que é como uma bolha de luz que te rodeia (no meu caso é uma bolha de cura, porém você pode colocar o efeito de distância que quiser), e te cura continuamente enviando clones do efeito, ela só envia bolhas de cura se seu hp não estiver cheio. Você pode conferir como funciona, superficialmente, assistindo o vídeo a seguir :

 

 

Para ativar a aura basta escrever "!aura on", e para desligar "!aura off".

 

Bom, vamos aos códigos.

na pasta data\talkactions\scripts, crie um arquivo chamado aura.lua, e cole o seguinte código nele : (é necessário dois storages disponíveis distintos)

-- CONFIGURAÇÕES
	aurastr = 25950 -- storage da aura
	estr = 25951 -- storage para o exhaust
	porcentagem = 40 -- chance de curar em cada volta da aura, em porcentagem
	quantheal = 10 -- porcentagem do hp máximo que cada cura irá curar. (No caso, irá curar 10% do hp máximo cada cura)
	tempo = 1180 -- tempo para dar uma volta no player (este tempo foi o que achei mais agradável visualmente, é recomendável não mudar)
	tipoaura = 30 -- número do efeito da aura (efeito de distância, pode ser identificado com /x no jogo)
	efeitocura = 49 -- número do efeito quando a cura chega ao player (efeito de posição fixa, pode ser identificado com /z no jogo)

-- Função que chama a aura
function efeitosAura(i,tm,cid)
	if(isCreature(cid)) then
        	local atual = getCreaturePosition(cid)
		local posaura = {
			{x=(atual.x)-1, y=(atual.y)-1, z=atual.z},
			{x=atual.x, y=(atual.y)-1, z=atual.z},
			{x=(atual.x)+1, y=(atual.y)-1, z=atual.z},
			{x=(atual.x)+1, y=atual.y, z=atual.z},
			{x=(atual.x)+1, y=(atual.y)+1, z=atual.z},
			{x=atual.x, y=(atual.y)+1, z=atual.z},
			{x=(atual.x)-1, y=(atual.y)+1, z=atual.z},
			{x=(atual.x)-1, y=atual.y, z=atual.z},
		}
		local chances = math.random(100)
		if(chances<=porcentagem/8 and getCreatureHealth(cid)<getCreatureMaxHealth(cid)) then
			doCreatureAddHealth(cid, getCreatureMaxHealth(cid)/quantheal)
			if(i<=8 and i>1) then
				doSendDistanceShoot({x=posaura[i].x, y=posaura[i].y, z=posaura[i].z}, atual, tipoaura)
			else
				doSendDistanceShoot({x=posaura[1].x, y=posaura[1].y, z=posaura[1].z}, atual, tipoaura)
			end
			doSendMagicEffect(atual, efeitocura)
		end
		if(i==8) then
			doSendDistanceShoot({x=posaura[i].x, y=posaura[i].y, z=posaura[i].z}, {x=posaura[1].x, y=posaura[1].y, z=posaura[1].z}, tipoaura)
		elseif(i<8) then
			doSendDistanceShoot({x=posaura[i].x, y=posaura[i].y, z=posaura[i].z}, {x=posaura[i+1].x, y=posaura[i+1].y, z=posaura[i+1].z}, tipoaura)
		end
		if(i<=8 and getPlayerStorageValue(cid, aurastr)==2) then
			i = i+1
			tm = tempo/8
			return addEvent(efeitosAura,tm,i,tm,cid)
		elseif(i>8 and getPlayerStorageValue(cid, aurastr)==2) then
			return efeitosAura(1,0,cid)
		else
			return TRUE
		end
	else
		return TRUE
	end
end

-- Função principal
function onSay(cid, words, param, channel)
	if(param=="on") then
		if getPlayerStorageValue(cid, estr) > os.time() then
			doPlayerSendCancel(cid, "Espere "..(getPlayerStorageValue(cid, estr) - os.time()).." segundos para poder habilitar aura novamente.")
		else
			if(getPlayerStorageValue(cid, aurastr)==2) then
				doPlayerSendCancel(cid,"Sua aura já está habilitada.")
			elseif(getPlayerStorageValue(cid, aurastr)==-1) then
				doPlayerSendCancel(cid,"Aura ligada!")
				setPlayerStorageValue(cid, aurastr, 2)
				efeitosAura(1,tempo/8,cid)
			end
		end
	elseif(param=="off") then
		if(getPlayerStorageValue(cid, aurastr)==2) then
			setPlayerStorageValue(cid, estr, os.time()+2)
			setPlayerStorageValue(cid, aurastr, -1)
			doPlayerSendCancel(cid,"Aura desligada!")
		end
	else	
		doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_ORANGE, "Digite '!aura on' para ligar sua aura, e '!aura off' para desligá-la.")
	end
	return TRUE
end 

Logo após vá na em talkactions.xml, e cole o seguinte trecho :

<talkaction words="!aura" event="script" value="aura.lua"/>

E também, dentro do arquivo login.lua, localizado na pasta creatureevents\scripts, logo abaixo de "function onLogin(cid)", cole o seguinte trecho :

aurastr = 25950 -- storage da aura
setPlayerStorageValue(cid, aurastr, -1)

As configurações estão comentadas, então agora é só colocar suas preferências, aproveitar e usar.

Lembrando que você pode mudar os efeitos da aura, o tempo de cada volta da aura(que é recomendável não mexer, se deixar o efeito padrão do script, que no caso é o efeito de luz), a quantidade de hp que o jogador irá restaurar e a porcentagem de chance que o jogador tem de recuperar hp em cada volta (pode recuperar hp mais de uma vez em uma mesma volta da aura).

 

Fica ao seu dispor se deseja colocar se apenas vips usam a aura no script ou não, eu não incrementei pois estou meio sem tempo, mas não é algo difícil de se fazer.

 

 

Créditos : Eu mesmo, hehehe! (Bom, não tenho um nick fixo porque não tenho mexido com tibia ultimamente, então podem me chamar de GMLeal)

Obrigado, e bom proveito!

 

OBS : Tomem bastante cuidado ao dar reload no talkactions no server enquanto há auras em ação, elas serão desativadas, e todos os players terão que desligá-las, e ligá-las novamente. (!aura off, e em seguida !aura on)

Editado por Fakezim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 years later...
×
×
  • Criar Novo...