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OBD - Object Builder Data


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OBD é o formato usado pelo programa Object Builder para exportar e importar objetos no cliente. O tutorial pretende dar dicas básicas para melhor aproveitamento do formato.


Exportando um OBD

1 - Abra seus arquivos do cliente no Object Builder.
2 - Clique no botão exportar que fica abaixo da visualização do objeto ou clique com o direito do mouse sobre o objeto na lista.

export1.png

3 - Selecione o formato OBD e a versão do cliente.

export2.png

separador+(1).png

Importando um arquivo OBD

1 - Clique no botão importar que fica abaixo da visualização do objeto.
2 - Na janela Import Object, selecione o arquivo que deseja importar. Para importar mais de um objeto por vez, arraste os objetos direto do seus arquivos para dentro do programa e solte-os na área de visualização ou na lista de objetos.

 

drag_drop_object.png


separador+(1).png


Editando OBD

Se você precisa editar apenas um ou alguns OBDs.

1 - Crie novos arquivos spr e dat no Object Builder para sua versão de cliente.
2 - Importe o OBD que você deseja editar.
3 - Faça as alterações necessárias.
3 - Exporte o objeto modificado novamente como OBD.

separador+(1).png

IDC para OBD

Se você tem alguns IDCs e gostaria de converter pra OBD.

1 - Crie novos arquivos spr e dat no Object Builder para sua versão de cliente.

2 - Compile os arquivos.
3 - Abra os arquivos criados em um editor que suporta IDC e importe os IDCs que você precisa.
4 - Compile os arquivos.
5 - Abra os arquivos compilados novamente no Object Builder e exporte como OBD.

separador+(1).png


Visualizando o conteúdo dos OBDs

Use o programa Object Viewer para visualizar arquivos OBDs.

outfit.png



separador+(1).png


Estrutura dos arquivos OBDs (Para desenvolvedores)


OBD (Object Builder Data) file structure.

----- Head -----

Bytes    - Value

[2]      - Client version.
[2]      - length for Category.
[length] - Category string (item, outfit, effect or missile).

----- Properties -----

Bytes - Value

[n]   - Default properties for client version.

----- Sprites Head -----

Bytes - Value

[1]   - width
[1]   - height
[1]   - exact size (read only if width or height is greater than 1)
[1]   - layers
[1]   - patternX
[1]   - patternY
[1]   - patternZ
[1]   - frames

sprite count = width * height * layers * patternX * patternY * patternZ * frames

----- Sprite -----

Bytes    - Value

[4]      - id (last id used for this sprite)
[4]      - length
[length] - sprite pixels (32-bit ARGB pixel values)


separador+(1).png


Créditos

Edmignari (edmignari@xtibia.com)

Editado por EdMignari
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Muito bom, vai me ajudar. Mas só tem como importar 1 por 1 obd correto?

 

Exportar, só 1 por 1, mas pra importar você pode arrastar vários ao mesmo tempo pra dentro da área de visualização ou da lista de objetos.

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