Ir para conteúdo

Explicação - A diferença entre RIP e direitos autorais


Alexclusive

Posts Recomendados



Explicação - O que é RIP

Estava olhando pela net e achei essa explicação interessante e resolvi compartilhar com vocês.



4r8hna.png

No design, vários confundem RIP com violações de direitos autorais, principalmente em fóruns de jogos, onde a galera não entende muito do assunto.

Bom, como isso é bem frequente, vou tentar explicar detalhadamente o que é cada coisa citada acima.

 

4r8hna.png

Violação dos direitos autorais

 

Uma coisa que é bastante confundida com RIP, causa problemas desnecessários muitas vezes, brigas que poderiam ser evitadas e não foram por mero engano (ou falta de informação).

Vou dar dois exemplos, um exemplo relatando o dia a dia e outro envolvendo o próprio design.

 

Exemplo 1 : Seu(a) professor de arte cria uma camisa e diz:

- Ninguém poderá usar esta camisa além de fulano! E outra, fulano, utilize esta camisa apenas dentro da sala de aula!

 

Bom, vamos à explicação sobre o exemplo. Primeiramente, os direitos autorais são totais do(a) professor(a), pois ele é o criador do material, ele é quem tem o comando sobre o material. Mas é ai que vem a dúvida, como violar os direitos autorais do material produzido por tal pessoa ?

Simples, se desobedecer às ordens já estará violando;

 

1 - Outro aluno além de "fulano" utilizar a camisa;

2 - Utilizar a camisa fora da sala de aula;

 

Agora, vamos ao exemplo dentro do design;

 

Exemplo 2 : Um "Sign Maker" faz uma sign para um amigo seu, obviamente apenas esse amigo pode utiliza-la. No outro dia, ele vê um outro membro usando a sign que ele fez exclusivamente para o seu amigo, porém, sem nenhuma modificação.

É ai que começa a confusão, o membro que está utilizando a sign não ripou não, ele apenas está violando os direitos autorais. Por quê ? Ele não modificou nada, ele apenas utilizou sem a permissão da pessoa que tem direitos autorais sobre tal material, informalmente falando, "pegou sem pedir".

4r8hna.png

Agora vamos à explicação sobre RIP.

 

RIP (Design)

 

RIP é o ato de plágio, cópia, porém, este é um termo utilizado apenas por designers, sendo mais direto, é um termo utilizado apenas por designers "virtuais", que frequentam fóruns e etc. Profissionalmente, o ato de RIP é nomeado Plágio.

Aqui eu vou dar 3 exemplos diferentes, até porque RIP não é "Jogar uma tipografia por cima da original" e só.

 

Exemplo 1 : Um membro posta uma sign no fórum totalmente de sua autoria, no outro dia visualiza a sua sign sendo utilizada por outro membro, mas desta vez, com modificações.

Primeiramente, além de violar os direitos autorais por estar utilizando, ele RIPOU (plagiou) por ter modificado o material (no caso, a sign) sem a permissão do autor. Por mínima que seja a modificação, é, tem que ser considerado RIP.

 

Exemplo 2 : Alguém faz uma sign e posta numa galeria qualquer, alguns instantes depois, vê uma sign quase idêntica, mas sem ter postado a PSD.

É como se fosse "Um RIP incompleto", copiar ideias também é RIP, com auxilio de PSD ou não, qualquer indício de que a pessoa "tomou" as ideias de outro a torna um ripper.

 

Exemplo 3 : Alguém pega um wallpaper pronto, faz algumas modificações e posta, ou então, utiliza várias stocks que contém direitos autorais para fazer o seu wallpaper.

É RIP, para fazer trabalhos consideráveis, que podem te dar crédito ou qualquer tipo de vantagem é RIP.

Como saber se tal material contém direitos autorais ? Procure uma assinatura, em pinturas digitais geralmente utilizam uma fonte script (escrita à mão) e o nome do autor, em wallpapers utilizam A logomarca do foco ou então uma escrita semelhante à "Copyright 2011 / Fulano".

Então, procurem sempre utilizar imagens "lisas", sem as frases citadas.

4r8hna.png

Não levem esse guia ao pé da letra, as explicações estão corretas, mas são apenas explicações, não leis. Espero que tenham gostado.

Créditos - Magic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo mesmo.. muita gente confunde isso.

De forma simplificada, violação de direitos é você desenvolver algo para alguém, como por exemplo uma marca para uma empresa, e alguma outra empresa ir lá e usar. Como é de algo exclusivo, é normal a patenteação de logo marcas assim, logo, para outra empresa ter o direito de usufruir legalmente da marca, é necessário o pagamento dos mesmos.

 

Cara, em relação ao plágio, eu costumo classificar os níveis de %.

Por exemplo, hoje em dia é normal olhar algo para se inspirar (funciona muito), mas fazê-lo diferente baseado apenas em um esquema de cores, por exemplo, não é plágio. Plágio seria um aproveitamento total ou parcial de algum trabalho.

 

**Só para esclarecer aos outros usuários, as signs podem ser e são consideradas plágio, já que a arte total não pertence a você.

**Na sign você não viola direitos, já que as publicações na maioria das vezes, o nome já diz, são "públicas". Mas obviamente você não pode dizer que você que fez, porque aí sim você estaria infringindo os direitos da empresa que produziu a "render" da imagem.

 

 

Muito bom Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim realmente , muito bom explicado pra uns fulano que vivem Brigando porque um roba do outro e bom ler isso.. u.u ,mas parabéns Alex ficou muito bom mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...