Bem cara, posso não ser o melhor professor quanto a isso, pois tambem não sou lá muito conhecido disso, mas farei meu possivel.
Primeiro, pelo que eu entendi, as bases Mysql, e Sqlite funcionam mais ou menos assim:
SQlite: geralmente é usada para servers que não vão ter site, ou que o hoster será na sua casa, assim usando o SQLite Studio, você poderá controlar toda a database no seu pc.
Mysql: é usado para servers com site, ele vai hospedar sua Database numa rede local, e poderá ser conectada à um site, uma ferramenta conhecida para se fazer isso é o Xampp, o qual vai ser o centro de ações do site/database, pelo Mysql/Apache.
Eu creio que posso estar errado, mas pra lhe ajudar, vai aqui um tuto de Mysql.
Créditos: Raphael Lion
Espero que ajude e boa sorte.

info
Grupo: Campones
Reputação: 0
Sou novo por aqui e estou a alguns dias tentando colocar um servidor on. Estou com um grande problema para visualizar algumas imagens em varios tutoriais.
Quero colocar para rodar um servidor 8.6 com site e tudo mais, porem não entendo basicamente nada sobre isso. Quero que alguem me direcione para o que estudar, quais tutoriais ler, preciso de uma direção quanto a mysql, sqlite. Tenho muito a aprender e tenho uma grande faclidade com liguagens de programação e tudo mais.
Alguem pode me orientar?
Para melhor ser orientado, estou tentando colocar este servidor online:
http://www.xtibia.com/forum/topic/187375-baiak-extreme-otprojects-04-o-melhor-baiak-com-woedota-coliseumwar-system/
Grato!
Marco Aurélio