também sou a favor de uma sociedade sem estado
mas um lugar onde o ser humano saiba conviver harmoniosamente sem uma força que o imponha que ele deva conviver assim, isso é utopia
é o papel que a religião fez durante muitos anos antes do surgimento de um governo
"An earthly kingdom cannot exist without inequality of persons. Some must be free, some serfs, some rulers, some subjects."
Martin Luther King

info
Grupo: Marquês
Reputação: +91
Aqui defendo uma sociedade sem Estado.
Antes de tudo é preciso definir qual é a função social do Estado - por que é necessário à sociedade um Estado? Acho que a seguinte fala resume bem isso, definindo bem o que é Estado:
Tradução resumida do
"(...) O Estado não é uma coisa, nem uma entidade. Me mostram fotos da casa branca e de soldados e dizem: 'Isto é o Estado' - eu digo 'não, isto é um prédio. Isto são homens vestidos de verde. O Estado é uma afirmação que algumas pessoas fazem que seu uso de força é essencial à sociedade. Alguns dizem que sem o Estado seria um caos, ninguém poderia comprar e vender, criar seus filhos, teríamos gangues - bom, parece que vocês já as tem aqui. O Estado é uma aceitação por nossa parte do princípio de que um pequeno grupo de pessoas podem usar armas para conseguir o que querem, para aplicar leis - leis são opiniões com muitas armas, você a põe no papel e de repetente é como um feitiço, vira algo virtuoso. Então, o Estado é nossa aceitação de que é bom para algumas pessoas usarem a força. Algumas pessoas dizem que o Estado é válido e bom porque a maioria aceita. Mas nós não aceitamos isso em nenhum outro lugar na sociedade. Se três homens estão caminhando num beco e dois deles decidem roubar a carteira de um deles, e eles votam, maioria de 2/3, mas isto não torna o fato certo, mas é assim que é o Estado. (...) Temos então a função social do Estado. Social é definido como o que é voluntário, o que é romântico vs o que é estupro. É o mesmo ato, porém um é voluntário e o outro involuntário. Função é o que facilita ou melhora que é voluntário. Então dizer 'a função social do Estado' é como dizer 'a função romântica do estupro'. Nos permitir ser coagidos e violentados [pelo Estado] é o contrário disso. Então não só não há função social do Estado, como estes são antônimos. Nós ouvimos que o Estado reflete a vontade do povo, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Não é algo que precisemos pensar muito a respeito - o que é coagidos é obviamente o contrário do que é voluntário. Se eu estou andando na rua e um homem me diz: 'Me dê 10 reais.' e eu digo, ok, estou tendo um bom dia, toma aí. Isto é voluntário. (...) Se ele aponta uma arma parar mim e diz "Me dê 10 reais" sabe-se que eu não quero dar o dinheiro a ele - o Estado faz o mesmo o tempo todo, usando a força contra o cidadão [é algo coagido, não voluntário]. E é a única agência que tem tal direito. É como a Máfia (aqui ele dá exemplos)."
Alguns outros pontos do vídeo:
Aqui é falado sobre monopólios e outras questões econômicas numa sociedade sem Estado - criar uma entidade reguladora (Estado) que imponha certas restrições é criar o maior monopólio de todos:
Assistam o vídeo inteiro, é melhor discutir depois de vê-lo pois vários pontos chaves são esclarecidos. É um debate com alguém que defende o Estado.
Outra questão interessante, da parte econômica: O Estado injeta dinheiro na economia, desvaloriza moedas, inflaciona preços e, principalmente, endivida o país. Mas quem vai pagar essa dívida? Nossos filhos e netos, com medidas de austeridade como vem ocorrendo na Grécia. Permitir que o Estado endivide o país é permitir que um certo grupo de pessoas endivide - tirar dinheiro e dar um futuro incerto - aos que ainda nem nasceram.
É falado também sobre programas de distribuição de renda e imposto, que são basicamente o exemplo do ladrão. Apontar a arma e dizer: ou você paga, ou há polícia, armas, cadeias.
Tem diversos outros pontos interessantes mas é muito extenso pra um post só.
Enfim, são muitas questões e acho que nenhuma invalida a proposta de uma sociedade sem Estado. Quem for contrário estou aqui pra defender isso.
[+estou puto porque tem que pagar 1700 numa CNH quando eu já sei dirigir. aí se eu quiser sair pra dirigir - e melhor que muita gente - vão me apontar uma arma e me prender se eu não tiver carteira, PQ EU NÃO QUIS PAGAR PRO GOVERNO]
quanto menos regulamentação melhor.
Editado Janeiro 21 por DiogoTemporario