Ir para conteúdo

Spr Editor [ 8.54/9.81 ][ versão 1.3 ]


cristofermartins

Posts Recomendados

Olá, meu nome é Cristofer Martins, sou programador e gameDesigner e atualmente faço parte da equipe Digimon Adventure Online. Estou aqui para apresentar o meu Spr Editor, que desenvolvi para a equipe por que outros editores não eram funcionais/simples o suficiente. Alem disso, vi que não há sprite editores para as novas versões do Tibia, dificultando a inserção/remoção/edição/exportação de Sprites dos novos arquivos SPRs.Alem disso, um outro motivo foi que tive uma pessima experiencia com o Demonic Editor, tentei exportar as Sprites do nosso SPR para uma pasta umas 20 vezes e sempre dava algum erro no meio do caminho. Por isso desenvolvi um Editor eu mesmo.

 

page-divider%202.jpg

 

Preview:

 

 

oUHmlPo.png

page-divider%202.jpg

 

Funções( no menu ):

 

-Add: Adiciona n sprites ao editor. Basta clicar no add que irá aparecer a janela para você seleciona todas as sprites que você quiser( multi seleção ). Essas sprites serão adicionadas no final da lista de sprites. OBS: As imagens devem ser PNG e o fundo das sprites deve ser transparente, e não rosa, como é de costume.

 

-Replace: Substitui n sprites no editor. Selecione com Ctrl ou até com o Shift as sprites no editor que você quer substituir, depois clique no menu em Replace. Irá aparecer uma janela aonde você seleciona as imagens PNG para serem substituidas. As sprites serão substituidas na sequencia, a primeira Sprite selecionada no editor vai ser substituida com a primeira imagem selecionada na pasta. O progresso do replace pode ser visto na barra de progresso.

 

-Delete: "Deleta" n sprites da lista.Selecione com Ctrl ou até com o Shift as sprites no editor que você quer deletar, depois clique no menu em Delete. Essas IDs das sprites que são deletadas vão aparecer "D:" e o ID delas, elas são sprites vazias, sem conteudo que você substiuir com novas imagens e assim aproveitar essas IDS que não estão servindo para nada.

 

Export: Exporta n Sprites. Basta selecionar com Ctrl ou com Shift ou clicando na sprite que o editor irá exportar essa sprite com fundo transparente. Você pode facilmente exportar todas as sprites para uma pasta ou apenas aquelas que lhe interessam. O progresso da exportação pode ser visto na barra de progresso.

 

Clear: Limpa a lista de sprites e remove as imagens da memoria. Util para criar um arquivo SPR do zero, por exemplo.

 

Exemplo multi select( para deletar, substituir ou exportar ):

 

 

 

 

 

 

 

oqMo5xO.png

 

Abas Extract/Compile

 

Extract: Nessa aba você clica em SPR file para abrir o arquivo SPR, escolhe a versão dessa SPR ali no "menu" do lado daonde tá escrito "version" e clica em Extract. O programa vai começar a extrair as sprites e adiciona-las a lista( as vezes a lista fica estatica basta clicar nela que ela atualiza com as sprites novas ) e o progresso da extração pode ver na barra de progresso.

 

Compile: Nessa aba você compila as Sprites da lista para um arquivo SPR. Para isso basta clicar em "save" e escolher o arquivo SPR que vai ser salvo, escolher a versão desse arquivo SPR como feito em Extract e clicar em "Compile!". O progresso da compilação pode ser visto na barra de progresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros

Search by ID: Pesquisa uma sprite pelo ID. Caso essa id exista na lista, a lista se move até a a sprite.

 

page-divider%202.jpg

 

Download:

 

 

 

Scan:

 

page-divider%202.jpg

Caso você encontre algum bug, reporte nesse topico por favor. Aceito sugestões.

Caso exista alguma versão que não seja aceita no editor e você tem a signiture(assinatura) do arquivo spr, poste aqui que eu atualizo o version.ini.



21nl25z.png

Editado por cristofermartins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pra qual versão ?

 

Funcionou na minha versão 7.81

 

Acredito que funcione do 7.1 até a versão atual do Tibia. Talvez o problema seja na hora de compilar. Cada versão nova do Tibia a signiture( assinatura, um id que existe no dat e no spr ) geralmente muda. Então ele não vai compilar com a signiture da versão 7.81, por exemplo. Caso alguém saiba a signiture dessa versão, é só ir no version.ini, copiar o conteudo do 8.54 mudar o nome pra 7.81 e colocar signiture do 7.81 e a compilação vai funfar perfeitamente.

 

a estrutura do version.ini é a seguinte:

 

[8.50 rev1]

signiture=4A44FD4E

twobytes = 1

 

Cada versão tem uma configuração dessa. Entre as chaves a versão, signiture é a assinatura, e twobytes é relativo ao numero de sprites da versão.

do 7.1 até o 9.5 é twobytes =1, a partir do 9.60 é twobytes=0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movido para Utilitários de OTserv.

Postei na seção discussão pois a ferramenta ainda pode ser melhorada, e eu queria opiniões e saber se a ferramenta tem utilidade para o publico.

Aonde que eu posso conseguir mais visibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom agora da pra add sprites nas novas versoes huuhuh parabens pelo trabalho ganho meu rep+

era o que eu tava precisando! vai ajudar muitas pessoas...

 

Uma duvida como add os monstros e pego a looktype deles ?

Editado por Raiat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom agora da pra add sprites nas novas versoes huuhuh parabens pelo trabalho ganho meu rep+

era o que eu tava precisando! vai ajudar muitas pessoas...

 

Uma duvida como add os monstros e pego a looktype deles ?

 

Ah obrigado, otimo que te ajudou :)

Sobre os monstros, acho que isso é no dat editor, o sprite editor é só para você adicionar as sprites dos outfits dos monstros (looktype), ai no editor que você monta o outfit e pega o id dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Muito bom cara, parabéns pelo trabalho!

Já estou usando aqui, muito melhor do que os outros :D

edit:

você pretende fazer algum dat editor novo? o que já tem é cheio de dar bug na hora de compilar ;x

Editado por Zipeto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ver a signature do seu dat e spr para adicionar no version.ini é só abrir o Tibia.spr no Hex Editor e ver os primeiros quatro bytes

ba8kc.png

na imagem eu marquei em vermelho os primeiros 4 bytes, ali está 85 C6 D1 50

a signature é o contrario disso

50 D1 C6 85

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...