Nolis 161 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 (edited) Guia Para Nature [básico] [PART 1] Clique Aqui para ir ao Segundo Tutorial Eai galera, há um bom tempo que eu não posto então resolvi fazer um tutorial que todo mundo ja ta cansado de ler (ver), mas, como sempre, com o topico diferenciado ajuda no aprendizado do leitor (visor). Itens Utilizaveis Muitos mappers 'fuçãm' seu map editor procurando o que colocar no mapa, e olham pela beleza, não coerencia (eu faço isso as vezes, ninguém escapa), a questão é, na hora de 'produzir' seu trabalho, o que utilizar tendo certeza que vai ficar bom em nature? Walls / Paredes Segue Abaixo a lista de paredes que podem combinar com seu nature sem ter problemas com coerencia. (algumas do novo update, outras não podem ser usadas com frequencia, deve haver harmonia no uso) - Bamboo Wall - Basalt Wall - Brick Wall - Framework Wall - Frozen Wall - Fur Wall - Grass Wall - Ice Wall - Mossy Wall - Mountain Wall - Palisade Wall - Rock Wall - Stone Wall - Colossus Wall - Tendril Wall - Timber Wall - Wooden Wall Tiles / Pisos (naturais) Cuidado para não misturar muitos desses no mesmo mapa, isso pode quebrar a coerencia procurada e desejada pelo mapper. (não postarei muito os novos tiles para nao confundir) - Dirt Tile - Dirt Tile - Dry Earth Tile - Flowers Grass Tile - Grass Tile - Gravel Tile - Jungle Grass Tile - Lava Tile - Rock Tile - Sand Tile - Shaddow Water Tile - Swamp Tile Tiles / Pisos (Artificiais, para nature.) - Bridge Tile - Cobbled Pavement Tile - Drawbridge Tile - Flat Roof Tile - Wooden Floor Tile Ramps - Ladder / Rampas - Escadas Algumas sao novas e bem bonitas não acham? mas não podemos misturar, como não sao muitas são faceis de diferenciar e não dao muito problema aos mappers. - Bamboo Ramp - Earth Ramp - Ice Ramp - Mossy Ramp - Stone Ramp - Wooden Ramp - Bamboo Ladder - Rope Ladder - Wood Ladder Arbustos, Arvores e geral Então chegamos ao mais importante da nature, as arvores, arbustos, pedrinhas, etc... Muitas Desses itens não podem ser Misturados, tome cuidado ao escolher-los. (nao pude colocar imagem por imagem senão nao ia dar para criar o tutorial, há alguns itens que são novos, se nao forem em exesso podem ser utilizados) Arbustos Arvores Samambaias Flores Pantanos Pedras Conchas Cogumelos Grama (eu só utilizo estas abaixo, axo que não são tao necessarias) - Jungle Grass - High Grass Aplicando Itens Vamos começar com Bamboo wall. , Bamboo Wall é normalmente utilizada no Tibia Global em Port Hope e Liberty Bay, como todos devemos saber, são duas grandes cidades que apresentam uma grande variedade de conteúdos naturais, tendo assim objetos proprios de sua localidade, um deles é a Bamboo Wall. Como todos nós fazemos mapas para OT servers, não devemos tanto seguir um regra, mas sim um tema, bamboo é natural, é madeira, madeira é nature, então podemos misturar sem exagerar. Temos como exemplo de construção tibiana usando este item a seguinte foto retirada do google, apresentando conteúdo do Tibia Global: Percebam a Simplicidade da aplicação do item, utilizando em si outros da mesma origem, como as camas (redes), janelas e portas. Agora, para mapear usando este item precisaremos estudar, como ja foi dito acima sua origem e naturalidade, depois simplesmente aplicar o item na sua tecnica de construção, porém podemos mudar a natureza em seu redor, creio eu que não afete muito. Quem acompanha meus mapas deve saber que meu processo construtivo se baseia em partes, vamos começar determinando a area e a estrutura inicial do mapa. Em seguida, se baseando no que foi adicionado no mapa mostrado acima (tibia global) adicionei alguns itens internos na casa, poderiam ser outros objetos, em outros lugares, mas sem adicionar muito simplifiquei o tema: Agora, terminando alguns detalhes simples, com portas e janelas adicionadas, podemos adicionar algo a mais, que achamos que combine e que tenha coerencia com o tema desejado, como um tapete por exemplo. Para nosso mapa não ficar muito simples deve ter mais itens coerentes ao tema feito, como arvores e arbustos, adicionando-se em seguida pedras e flores. É Um mapa simples, nao vou exagerar nos detalhes, mas podemos observar a simplicidade e harmonia que a parede da ao mapa, pois poderia ser qualquer outra parede, mas ela ficou especial no que foi produzido, tendo como resultado final: Aplicando Itens Basalt Wall Basalt Wall é Uma parede feita de basalto com alguns cristais,. Pode ser vista em outras versões: Ultimamente o tibia global vem lançando alguns updates com itens novos, cujos mesmos são complicados de lidar, pois apresentam diversas técnicas construtivas, basalt wall como viram é feita com cristais, o que a torna natural, logico.. O Que precisamos entender é a situação em que devemos usá-la.veja esta imagem do forum tibia: Percebam que os itens ao redor da wall são diferentes dos itens naturais utilizados nas tecnicas deste tutorial, por isso não farei um tutorial complexo sobre esses novos itens mas explicarei um pouco para entende-los. Percebe-se que a natureza ao redor do item é variavel, mas toda ela esguindo o tema: cristais, a questão agora é, podemos usar esta wall em outras ocasiões? Sim! devemos, mas com cuidado, pois se colocarmos em excesso ela vai modificar a ideia que o mapa tras e você receberá muitas criticas, neste mapa por exemplo, ela só é utilizada na quele canto, depois são usadas outros tipos de paredes. Aplicando Itens Brick Wall Feita de tijolos, a brick wall é uma das paredes mais simples e utilizadas no tibia, tanto no global como em otservers (alguns), tendo o simples pensamento que ela transmite o que precisamos do nature, pois é um item simples e bonito. Além de ser um item que existe mesmo é claro, que nos faz imaginar como seria na vida real: Parecido, hehe. Allém dessas caracteristicas podemos observar a ideia de rpg (não só ela) que nos tras, como sendo útil em quests, pois é uma wall bastante utilizada. Então vamos mapear um nature com ela.. utilizando a mesma tecnica anterior, dessa vez adicionando mais detalhes na wall. Percebam com o resultado final, que a wall é simples, e não é utilizada só em florestas, nature, mas em cidades também, pelo fato de que ela fica bem em várias situações. Aplicando Itens Framework Wall Aaah, a framework, também uma das paredes mais comuns, principalmente em cidades, se observarmos algumas imagens do tibia encontraremos facilmente esta wall, veja: Perceba que ela não mudou muito desde as primeiras versões quando o item surgiu. Agora para mapear em nature é muito simples, simplesmente utilizamos a mesma tecnica do Brick Wall, vamos ver como fica: A Harmonia é a mesma, so muda a wall Ela pode ser usada de várias maneiras, sendo a mais facil de se construir pois é simples como a Brick e bastante utilizavel em varias ocasiões. Aplicando Itens Frozen Wall Frozens Walls são bastante comuns no tibia, até por que há poucas do genero e são simples de lidar, veja um mapa feito com a mesma (parede congelada) Aplicando Itens Fur Wall Parede simples, Feitas de peles de animais, são muito comuns nos arredores de Svargrond. É Uma wall natural e geralmente usada em áreas 'geladas', podemos observar claramente a repetição do seu uso: Ice é um nature simples de mexer mas precisa de um bom colocamento dos detalhes, pois qualquer erro ja tira 'muito' a coerência do mapa. Aplicando Itens Grass Wall Formadas por plantas, são vistas em regiões tropicais. Podemos utilizar principalmente em plantações ou até mesmo em floresta, se soubermos coloca-la de modo que haja harmonia. Embora seja um tema facil, não é muito utilizado. Aplicando Itens Ice Wall Assim como o Frozen wall, a ice wall é simples de aplicar, também pelo fato de ser muito utilizada em cavernas e montanhas de gelo, a ice wall apresenta várias técnicas, vejamos alguns exemplos do global. Perceba que ela é utlizada em lugares muito frios, até em baixo da água, portanto não va aplicá-la em um lugar quente hehe Aplicando Itens Mossy Wall Mossy Wall é Uma parede coberta de musgo. Ela pode ser vista em outras versões: Um dos itens mais legais que a cip ja fez (na minha opinião) é a mussy wall, pelo simples fato de apresentar um tema natural, que ja deveria existir do mesmo no game, podemos ver alguns exemplos reais do mesmo. Porém ainda existe bastante dificuldade para lidar com estes itens novos, mesmo sendo lindos, devem ser estudados, e como outros nao exagerados. É Legal observar que existem itens parecidos (não pela sprite) mas sim pelo tipo, isso mostra, que sendo nature, pode ser usado nos mapas normais, porém deve-se saber como utilizá-lo. Aplicando Itens Mountain Wall Mountain Wall é Parede rochosa que forma a maioria das montanhas. Sendo muito comum nessa utilizade, é 100% natural e utilizavel em algumas casas, certamente sempre utilizada em mapas que contém montanhas. Observe que se procurada, é encontrada em grande parte do tibia (global). (perceba que nesta foto a wall forma uma casa, vemos bastante no global, mas nao em grande frequência) Simples de mexer, todos sabem como utilizar, sem borda ou com borda, trata-se de uma wall de pedra que serve tanto para montanhas como para outra utilidades nao muito comuns, veja as fotos de mapas feitos por mim Note que em todos os mapas a wall esta presente, mas nem sempre visivel. Aplicando Itens Palisade Wall Ahh, uma bela wall, palisade wall, grande parede com função protetora, podemos ver em fortalezas de orcs e em algumas cidades, pois sendo de madeira, é natural, e pode ser utilizada sem se preocupar tanto com a coerencia da nature. Ela pode ser encontrada em Liberty Bay e Forbidden Lands. Podemos ver um exemplo da sua utilização em um mapa feito pelo Caverna: Bonita não? houve bastante mistura, mas devemos lembrar que a sua real função é essa: Mesmo tendo a função diferente (proteção), são madeiras encravadas no chão, podem ser utilizada em vários tipos de construções tibianas. Edited September 17, 2012 by DanielZiyak Link to comment Share on other sites More sharing options...
Zikar 3 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 Caralho, esse tutorial foi um dos melhores que eu já vi, REP+ Pra vc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nolis 161 Posted September 17, 2012 Author Share Posted September 17, 2012 (edited) afs nao consegui postar o resto aki, vc postou antes =/ vou postar a parte dois mas vlw por comentar huehueh PART 2 =D Edited September 17, 2012 by DanielZiyak Link to comment Share on other sites More sharing options...
SkyDangerous 395 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 Muito bom mesmo. Excelentes exemplos ! Link to comment Share on other sites More sharing options...
DragonTheory 2 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 Nossa belo tuto gostei bastante. Link to comment Share on other sites More sharing options...
rhamer 5 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 perfeito cara parabéns Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stigal 584 Posted September 17, 2012 Share Posted September 17, 2012 Otimo guia, com muitos detalhes mas que não prejudicão o player de se locomover e deixa o mapa / local mais valorisado e chamativo... parabens. Atenciosamente, Stigal. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Piabeta Kun 359 Posted September 18, 2012 Share Posted September 18, 2012 Melhor tutorial que eu já para mapas, concerteza deve ser aprovado! Muito completo e bem ilustrado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Demonbholder 420 Posted September 18, 2012 Share Posted September 18, 2012 Muito bom. Tutorial aprovado e movido. Se for criar mais desses, da pra criar um tópico linkando todos esses tutoriais seus e fixa-lo. Abraço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JustinnoTibianno 71 Posted September 19, 2012 Share Posted September 19, 2012 realmente fantástico, muito bem organizado, merece meu REP+ Link to comment Share on other sites More sharing options...
vital900 570 Posted September 24, 2012 Share Posted September 24, 2012 (edited) Muito bem formulado o seu tutorial, irá ajudar muito os newbies (novos mappers). Só achei fraco seu exemplo de maping de ice.. E tem um pequeno bug na janela de sua área.. Um erro comum aos mappers. Merece um rep+ Edited September 24, 2012 by vital900 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nolis 161 Posted September 24, 2012 Author Share Posted September 24, 2012 hmm.. vou ver se corijo outra hora, valeu por alertar ;D Link to comment Share on other sites More sharing options...
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