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Guia Para Nature [Básico] [Part 1]


Nolis

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Dragon%27s_Nest2.gifGuia Para Nature [básico] [PART 1] Dragon%27s_Nest2.gif

 

 

Eai galera, há um bom tempo que eu não posto então resolvi fazer um tutorial que todo mundo ja ta cansado de ler (ver), mas, como sempre, com o topico diferenciado ajuda no aprendizado do leitor (visor).

 

Dragon%27s_Nest1.gif Itens Utilizaveis

Muitos mappers 'fuçãm' seu map editor procurando o que colocar no mapa, e olham pela beleza, não coerencia (eu faço isso as vezes, ninguém escapa), a questão é, na hora de 'produzir' seu trabalho, o que utilizar tendo certeza que vai ficar bom em nature?

 

Large_Crystal_Teleporter.gif Walls / Paredes

Segue Abaixo a lista de paredes que podem combinar com seu nature sem ter problemas com coerencia. (algumas do novo update, outras não podem ser usadas com frequencia, deve haver harmonia no uso)

 

Bamboo_Wall.gif - Bamboo Wall

Basalt_Wall.gif - Basalt Wall

Brick_Wall.gif - Brick Wall

Framework_Wall.gif - Framework Wall

Frozen_Wall.gif - Frozen Wall

Fur_Wall.gif - Fur Wall

Grass_Wall.gif - Grass Wall

Ice_Wall.gif - Ice Wall

Mossy_Wall.gif - Mossy Wall

Mountain_%28Wall%29.gif - Mountain Wall

Palisade.gif - Palisade Wall

Rock_Wall.gif - Rock Wall

Stone_Wall.gif - Stone Wall

Stone_Wall_%28Colossus%29.gif - Colossus Wall

Tendril_Wall.gif - Tendril Wall

Timber_Wall.gif - Timber Wall

Wooden_Wall.gif - Wooden Wall

 

Large_Crystal_Teleporter.gif Tiles / Pisos (naturais)

 

Cuidado para não misturar muitos desses no mesmo mapa, isso pode quebrar a coerencia procurada e desejada pelo mapper. (não postarei muito os novos tiles para nao confundir)

 

Dirt_%28Tile%29.gif - Dirt Tile

Dirt_Tile_%28Medium%29.gif - Dirt Tile

Dry_Earth_Tile.gif - Dry Earth Tile

Flowers_Grass_Tile.gif - Flowers Grass Tile

Grass_Tile.gif - Grass Tile

Gravel_Tile.gif - Gravel Tile

Jungle_Grass_Tile.gif - Jungle Grass Tile

Lava_Tile.gif - Lava Tile

Rock_Tile.gif - Rock Tile

Sand_Tile.gif - Sand Tile

Shallow_Water_Tile.gif - Shaddow Water Tile

Swamp_Tile.gif - Swamp Tile

 

Large_Crystal_Teleporter.gif Tiles / Pisos (Artificiais, para nature.)

 

Bridge_Tile_%28Tiquanda%29.gif - Bridge Tile

Cobbled_Pavement_Tile.gif - Cobbled Pavement Tile

Drawbridge_Tile.gif - Drawbridge Tile

Flat_Roof_Tile.gif - Flat Roof Tile

Wooden_Floor_Tile.gif - Wooden Floor Tile

 

Large_Crystal_Teleporter.gif Ramps - Ladder / Rampas - Escadas

 

Algumas sao novas e bem bonitas não acham? mas não podemos misturar, como não sao muitas são faceis de diferenciar e não dao muito problema aos mappers.

 

Ramp_%28Bamboo%29.gif - Bamboo Ramp

Ramp_%28Earth%29.gif - Earth Ramp

Ramp_%28Ice%29.gif - Ice Ramp

Ramp_%28Mossy%29.gif - Mossy Ramp

Ramp_%28Stone%29.gif - Stone Ramp

Ramp_%28Wooden%29.gif - Wooden Ramp

 

Ladder_%28Bamboo%29.gif - Bamboo Ladder

Ladder_%28Rope%29.gif - Rope Ladder

Ladder_%28Wood%29.gif - Wood Ladder

 

 

Large_Crystal_Teleporter.gifArbustos, Arvores e geral

 

Então chegamos ao mais importante da nature, as arvores, arbustos, pedrinhas, etc...

Muitas Desses itens não podem ser Misturados, tome cuidado ao escolher-los.

(nao pude colocar imagem por imagem senão nao ia dar para criar o tutorial, há alguns itens que são novos, se nao forem em exesso podem ser utilizados)

 

Arbustos

 

b6338z.png

 

Arvores

 

xdcq4x.png

 

Samambaias

 

 

j8f9s3.png

 

Flores

 

9icpw5.png

 

Pantanos

 

11tlflj.png

 

Pedras

 

3481z4o.png

 

Conchas

 

n1vzmb.png

 

Cogumelos

 

 

 

2rd82ed.png

 

Large_Crystal_Teleporter.gifGrama

 

(eu só utilizo estas abaixo, axo que não são tao necessarias)

 

Jungle_Grass.gif - Jungle Grass

High_Grass.gif - High Grass

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Vamos começar com Bamboo wall.

 

Bamboo_Wall.gif

 

 

, Bamboo Wall é normalmente utilizada no Tibia Global em Port Hope e Liberty Bay, como todos devemos saber, são duas grandes cidades que apresentam uma grande variedade de conteúdos naturais, tendo assim objetos proprios de sua localidade, um deles é a Bamboo Wall.

Como todos nós fazemos mapas para OT servers, não devemos tanto seguir um regra, mas sim um tema, bamboo é natural, é madeira, madeira é nature, então podemos misturar sem exagerar.

Temos como exemplo de construção tibiana usando este item a seguinte foto retirada do google, apresentando conteúdo do Tibia Global:

 

Bamboo_Garden_2.PNG

 

 

Percebam a Simplicidade da aplicação do item, utilizando em si outros da mesma origem, como as camas (redes), janelas e portas.

Agora, para mapear usando este item precisaremos estudar, como ja foi dito acima sua origem e naturalidade, depois simplesmente aplicar o item na sua tecnica de construção, porém podemos mudar a natureza em seu redor, creio eu que não afete muito.

 

Quem acompanha meus mapas deve saber que meu processo construtivo se baseia em partes, vamos começar determinando a area e a estrutura inicial do mapa.

 

10h6ijb.png

 

Em seguida, se baseando no que foi adicionado no mapa mostrado acima (tibia global) adicionei alguns itens internos na casa, poderiam ser outros objetos, em outros lugares, mas sem adicionar muito simplifiquei o tema:

 

fvd25e.png

 

Agora, terminando alguns detalhes simples, com portas e janelas adicionadas, podemos adicionar algo a mais, que achamos que combine e que tenha coerencia com o tema desejado, como um tapete por exemplo.

 

10zckkz.png

 

 

Para nosso mapa não ficar muito simples deve ter mais itens coerentes ao tema feito, como arvores e arbustos, adicionando-se em seguida pedras e flores.

 

 

 

2cgk4cm.png

 

 

 

É Um mapa simples, nao vou exagerar nos detalhes, mas podemos observar a simplicidade e harmonia que a parede da ao mapa, pois poderia ser qualquer outra parede, mas ela ficou especial no que foi produzido, tendo como resultado final:

 

2199w0o.png

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Basalt Wall

 

2qvea6w.png

 

Basalt Wall é Uma parede feita de basalto com alguns cristais,. Pode ser vista em outras versões:

awulqc.png

 

Ultimamente o tibia global vem lançando alguns updates com itens novos, cujos mesmos são complicados de lidar, pois apresentam diversas técnicas construtivas, basalt wall como viram é feita com cristais, o que a torna natural, logico..

 

O Que precisamos entender é a situação em que devemos usá-la.veja esta imagem do forum tibia:

 

1CU0m.png

 

Percebam que os itens ao redor da wall são diferentes dos itens naturais utilizados nas tecnicas deste tutorial, por isso não farei um tutorial complexo sobre esses novos itens mas explicarei um pouco para entende-los.

 

Percebe-se que a natureza ao redor do item é variavel, mas toda ela esguindo o tema: cristais, a questão agora é, podemos usar esta wall em outras ocasiões?

Sim! devemos, mas com cuidado, pois se colocarmos em excesso ela vai modificar a ideia que o mapa tras e você receberá muitas criticas, neste mapa por exemplo, ela só é utilizada na quele canto, depois são usadas outros tipos de paredes.

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

 

Brick Wall

 

Brick_Wall.gif

 

Feita de tijolos, a brick wall é uma das paredes mais simples e utilizadas no tibia, tanto no global como em otservers (alguns), tendo o simples pensamento que ela transmite o que precisamos do nature, pois é um item simples e bonito. Além de ser um item que existe mesmo é claro, que nos faz imaginar como seria na vida real:

 

brickwall.jpg

 

Parecido, hehe.

Allém dessas caracteristicas podemos observar a ideia de rpg (não só ela) que nos tras, como sendo útil em quests, pois é uma wall bastante utilizada.

 

Broken_wall.jpg

 

Então vamos mapear um nature com ela.. utilizando a mesma tecnica anterior, dessa vez adicionando mais detalhes na wall.

 

23syzxw.png

 

Percebam com o resultado final, que a wall é simples, e não é utilizada só em florestas, nature, mas em cidades também, pelo fato de que ela fica bem em várias situações.

 

2mzihaq.png

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Framework Wall

 

Framework_Wall.gif

Aaah, a framework, também uma das paredes mais comuns, principalmente em cidades, se observarmos algumas imagens do tibia encontraremos facilmente esta wall, veja:

 

k342dy.jpg

 

 

 

Perceba que ela não mudou muito desde as primeiras versões quando o item surgiu.

 

2cprmeu.jpg

 

Agora para mapear em nature é muito simples, simplesmente utilizamos a mesma tecnica do Brick Wall, vamos ver como fica:

 

35359ms.png

 

A Harmonia é a mesma, so muda a wall happy.png

Ela pode ser usada de várias maneiras, sendo a mais facil de se construir pois é simples como a Brick e bastante utilizavel em varias ocasiões.

 

Large_Crystal_Teleporter.gifAplicando Itens Large_Crystal_Teleporter.gif

 

Frozen Wall

 

Frozen_Wall.gif

 

Frozens Walls são bastante comuns no tibia, até por que há poucas do genero e são simples de lidar, veja um mapa feito com a mesma (parede congelada)

 

30clg8z.jpg

 

Large_Crystal_Teleporter.gifAplicando Itens Large_Crystal_Teleporter.gif

 

Fur Wall

 

Fur_Wall.gif

 

Parede simples, Feitas de peles de animais, são muito comuns nos arredores de Svargrond.

É Uma wall natural e geralmente usada em áreas 'geladas', podemos observar claramente a repetição do seu uso:

 

30bh6a9.png

 

Ice é um nature simples de mexer mas precisa de um bom colocamento dos detalhes, pois qualquer erro ja tira 'muito' a coerência do mapa.

 

dd03nk.png

 

Large_Crystal_Teleporter.gifAplicando Itens Large_Crystal_Teleporter.gif

 

Grass Wall

 

Grass_Wall.gif

 

Formadas por plantas, são vistas em regiões tropicais. Podemos utilizar principalmente em plantações ou até mesmo em floresta, se soubermos coloca-la de modo que haja harmonia.

 

25r2liv.png

 

Embora seja um tema facil, não é muito utilizado.

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Ice Wall

 

Ice_Wall.gif

 

Assim como o Frozen wall, a ice wall é simples de aplicar, também pelo fato de ser muito utilizada em cavernas e montanhas de gelo, a ice wall apresenta várias técnicas, vejamos alguns exemplos do global.

 

lurerideal2.png

 

79411593.png

 

Perceba que ela é utlizada em lugares muito frios, até em baixo da água, portanto não va aplicá-la em um lugar quente hehe

 

 

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Mossy Wall

 

Mossy_Wall.gif

 

Mossy Wall é Uma parede coberta de musgo. Ela pode ser vista em outras versões:

Mossy_Wall2.gif

Um dos itens mais legais que a cip ja fez (na minha opinião) é a mussy wall, pelo simples fato de apresentar um tema natural, que ja deveria existir do mesmo no game, podemos ver alguns exemplos reais do mesmo.

 

mossy_wall.jpg

 

mossy%20wall.jpg

 

dsc08043.jpg

 

Porém ainda existe bastante dificuldade para lidar com estes itens novos, mesmo sendo lindos, devem ser estudados, e como outros nao exagerados. É Legal observar que existem itens parecidos (não pela sprite) mas sim pelo tipo, isso mostra, que sendo nature, pode ser usado nos mapas normais, porém deve-se saber como utilizá-lo.

Mossy_Stone08.gif

 

Mossy_Stone06.gif

 

Mossy_Stone.gif

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Mountain Wall

 

Mountain_%28Wall%29.gif

 

Mountain Wall é Parede rochosa que forma a maioria das montanhas.

Sendo muito comum nessa utilizade, é 100% natural e utilizavel em algumas casas, certamente sempre utilizada em mapas que contém montanhas.

Observe que se procurada, é encontrada em grande parte do tibia (global).

 

 

2zydeh4.png

(perceba que nesta foto a wall forma uma casa, vemos bastante no global, mas nao em grande frequência)

Dipthrah_Located.png

 

Simples de mexer, todos sabem como utilizar, sem borda ou com borda, trata-se de uma wall de pedra que serve tanto para montanhas como para outra utilidades nao muito comuns, veja as fotos de mapas feitos por mim

 

jzcitx.png

 

lw4yt.png

 

24es411.png

 

Note que em todos os mapas a wall esta presente, mas nem sempre visivel.

 

2ptrr7m.gifAplicando Itens 2ptrr7m.gif

 

Palisade Wall

 

Palisade.gif

 

Ahh, uma bela wall, palisade wall, grande parede com função protetora, podemos ver em fortalezas de orcs e em algumas cidades, pois sendo de madeira, é natural, e pode ser utilizada sem se preocupar tanto com a coerencia da nature.

Ela pode ser encontrada em Liberty Bay e Forbidden Lands.

 

Podemos ver um exemplo da sua utilização em um mapa feito pelo Caverna:

 

houseab.png

 

Bonita não? houve bastante mistura, mas devemos lembrar que a sua real função é essa:

 

RGJ_11_palisade.JPG

 

2738947825_7b9f4414ee.jpg

 

noyivm.png

Mesmo tendo a função diferente (proteção), são madeiras encravadas no chão, podem ser utilizada em vários tipos de construções tibianas.

Edited by DanielZiyak
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Otimo guia, com muitos detalhes mas que não prejudicão o player de se locomover e deixa o mapa / local mais valorisado e chamativo...

parabens.

 

Atenciosamente, Stigal.

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Muito bem formulado o seu tutorial, irá ajudar muito os newbies (novos mappers). Só achei fraco seu exemplo de maping de ice.. E tem um pequeno bug na janela de sua área.. Um erro comum aos mappers.



 

 

error1v.png

Merece um rep+

Edited by vital900
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