Jump to content

Compra/venda De Ot? Nunca!

Andre Miles
 Share

Recommended Posts

Bom dia, boa tarde e boa noite galera xtibiana!

Galera, hoje quero trazer pra vocês uma notícia envolvendo uma polêmica no mundo do OTServer: Venda/Compra de serivores e derivados.

aviso.png?w=256&h=256

Para quem não sabe, OTServer significa Open Tibia Server. Pode parecer bobeira mas muita gente ainda não sabe o significado real disto. Open Tibia nada mais é que o nosso Tibia com distros abertas e distruibuídas de graça para toda a comunidade bem servida. Eu particularmente tenho ficado bastante incomodado com o crescimento de dúvidas e problemas gerados por úsuarios que compram e vendem artigos de OTServer.

Hey comunidade, vamos acordar e ver que isso é não é correto! O Open Tibia nunca foi feito visando lucros, muito menos nossa comunidade aqui, o XTibia. Até mesmo a equipe e os outros usuários tais como declarados colaboradores e os que colaboram bastante com conteúdo mesmo sem ter esse título, fazem tudo de graça apenas esperando receber reconhecimento sobre o trabalho que distribuem na comunidade. Vamos tornar o Open Tibia e a nossa comunidade um local limpo disso, fazemos para nos divertir e não pra lucrar! Muito menos, porque existem rippers que nem fazem o conteúdo, roubam de alguém e vendem dizendo que é de sua própria autoria, não é ridículo?

oh-yeah-its-free.png

Preciso agora da ajuda de vocês, meus queridos amigos usuários. Por favor, a minha mensagem é: Não compre e não venda nada relacionado a OTServer. Pois afinal, você acha isso certo?

Abraços!

Andre Miles.

21nl25z.png

Concordo com isso, servidores são apenas um passa-tempo.

Até o nome já fala - Open Tibia l Open = Livre, Aberto l Aberto,livre = Grátis

Mais também tem a questão dos servidores sérios, que pagam dedicado...

Para manter o dedicado é necessários VIP em R$, essa parte eu concordo.

Agora vender mapas, vender servidores e scripts, eu sou totalmente contra...

Concordo com isso, servidores são apenas um passa-tempo.

Até o nome já fala - Open Tibia l Open = Livre, Aberto l Aberto,livre = Grátis

Mais também tem a questão dos servidores sérios, que pagam dedicado...

Para manter o dedicado é necessários VIP em R$, essa parte eu concordo.

Agora vender mapas, vender servidores e scripts, eu sou totalmente contra...

Exatamente meu caro, vender os artigos é muito errado!

Vender coisas ripadas acho muito errado! Mais agora cobrar pelos serviços que se passa para fazer scripts bem elaborados acho que não é errado. Já que no mundo open tibia é assim, os administradores de servidores criam um determinado server, vai nos fóruns pega tudo de graça, e fica lucrando, as vezes lucrando muito e isso tudo é em cima daqueles que passaram trabalho fazendo algo... Oque acontece comprando algo relacionado a servidor? Você está investindo no seu próprio server com sistemas novos e diferentes fazendo assim o crescimento dos jogadores e consequentemente um maior numero de doadores deixando assim contente os administradores, jogadores e desenvolvedores. Esse é meu ponto de vista.

Inicialmente o OpenTibia foi feito para ser algo simples, descontraído, diferente do global, ou seja, você pegava um otserv, abria na sua casa e jogava com os amigos! Hoje tudo visa lucro, as pessoas só querem saber de lucrar, e muito difícil será contornar essa situação, pois quem esta ganhando dinheiro com isso, duvido que irá mudar de ideia!

Eu sou totalmente contra a venda de qualquer coisa que seja relacionada a otserv, até mesmo scripts, mapas e relacionados, pois se vocês são capazes de faze-los, é porque existe um distro OpenSource!

Agora uma coisa que eu concordo, é dar o suporte sobre isso, uma coisa que a Canonical (mantenedora e desenvolvedora do Ubuntu) faz, e até mesmo empresas especializadas em suporte a softwares opensource, eles cobram pelo suporte, até ai tudo bem, mas a partir do momento que se meche com dinheiro, não se da um passo pra trás!

É um assunto um tanto polêmico, que vai criar opiniões diversas e contrárias, e que provavelmente não chegará a lugar algum, afinal, quem ganha dinheiro com isso é quem esta ainda desenvolvendo os otservs!

A comunidade que tinha o pensamento "OpenSource" e desenvolvia o opentibia na sua maneira "original", já se foi e faz tempo!

Concordo completamente Trevor!

Ultimamente algumas pessoas estão fazendo algo muito feio, que é de pegar conteúdo, seja do XTibia como de qualquer outro fórum, e aqui acho que posso falar por todos, e vende como se fosse algo exclusivo. Isso é extremamente imoral.

Pegar conteúdo livre e distribuí-lo como produto de venda é realmente ilegal. Mas não quer dizer que todo conteúdo open source não possa ser comercializado - o tópico está afirmando isso!

É uma informação incorreta dizer que não se pode vender conteúdo open source.

Tudo o que é openSource pode ser vendido, cabe ao autor inicial definir se o pode ser ou não.

http://www.xtibia.co...-de-servidores/

Exemplo de grande software opensource que é comercializado:

http://forum.joomlap...-se-vender.html

O linux é um exemplo bem comum também.

Portanto, afirmar que conteúdo OPEN SOURCE é GRATUITO é redundante. Conteúdo OPEN SOURCE é livre para SER EDITADO, MODIFICADO E DISTRIBUIDO, sem nenhuma restrições. Mas cabe a quem edita e modifica decidir se será PAGO ou GRATUITO.

abs

Edited by Henrique Moura

Inicialmente o OpenTibia foi feito para ser algo simples, descontraído, diferente do global, ou seja, você pegava um otserv, abria na sua casa e jogava com os amigos! Hoje tudo visa lucro, as pessoas só querem saber de lucrar, e muito difícil será contornar essa situação, pois quem esta ganhando dinheiro com isso, duvido que irá mudar de ideia!

Eu sou totalmente contra a venda de qualquer coisa que seja relacionada a otserv, até mesmo scripts, mapas e relacionados, pois se vocês são capazes de faze-los, é porque existe um distro OpenSource!

Agora uma coisa que eu concordo, é dar o suporte sobre isso, uma coisa que a Canonical (mantenedora e desenvolvedora do Ubuntu) faz, e até mesmo empresas especializadas em suporte a softwares opensource, eles cobram pelo suporte, até ai tudo bem, mas a partir do momento que se meche com dinheiro, não se da um passo pra trás!

É um assunto um tanto polêmico, que vai criar opiniões diversas e contrárias, e que provavelmente não chegará a lugar algum, afinal, quem ganha dinheiro com isso é quem esta ainda desenvolvendo os otservs!

A comunidade que tinha o pensamento "OpenSource" e desenvolvia o opentibia na sua maneira "original", já se foi e faz tempo!

Concordo completamente Trevor!

Ultimamente algumas pessoas estão fazendo algo muito feio, que é de pegar conteúdo, seja do XTibia como de qualquer outro fórum, e aqui acho que posso falar por todos, e vende como se fosse algo exclusivo. Isso é extremamente imoral.

Vou quotar esses dois posts, pois são os que mais expressam minha opinião.

De qualquer jeito, eu vou começar a fazer engenharia reversa com os scripts vendidos nessas lojas virtuais, Chaitosoft, Jhonsoft e entre outros, igual fiz hoje com uma magia baseada em outra magia que fiz.

Abraços.

Pegar conteúdo livre e distribuí-lo como produto de venda é realmente ilegal. Mas não quer dizer que todo conteúdo open source não possa ser comercializado - o tópico está afirmando isso!

É uma informação incorreta dizer que não se pode vender conteúdo open source.

Tudo o que é openSource pode ser vendido, cabe ao autor inicial definir se o pode ser ou não.

http://www.xtibia.co...-de-servidores/

Exemplo de grande software opensource que é comercializado:

http://forum.joomlap...-se-vender.html

O linux é um exemplo bem comum também.

Portanto, afirmar que conteúdo OPEN SOURCE é GRATUITO é redundante. Conteúdo OPEN SOURCE é livre para SER EDITADO, MODIFICADO E DISTRIBUIDO, sem nenhuma restrições. Mas cabe a quem edita e modifica decidir se será PAGO ou GRATUITO.

abs

Ah, cara, mas é muito diferente o que acontece com essas lojas virtuais.

Das muitas vezes, eles não fazem nenhuma alteração, simplesmente acham um script e vendem do jeito que achou e das outras vezes, pegam o script, fazem alterações toscas e vendem, se ferrar, velho.

Uma magia para Open Tibia que programei, Fire Aura, tinha um algoritmo com relação as posições dos efeitos, ninguém nunca tinha pensado em desenvolver essa "porra" de algoritmo, aí eu lanço a magia e vem neguinho adicionar uma coisinha de configuração e falar que é uma nova versão e vender?

Sinceramente...

Edited by Oneshot

Acho que é o contrário, o que eu vejo hoje é muita gente comprando pelo simples fato de não ter exatamente do jeito que a pessoa quer e ela acaba pagando por uma pequena modificação no script, mapa e posteriormente por edições neles.

Comprar um Ot?? Comprar um Script?? Pra que? Mais fácil você fazer , um curso de Flash, Photo Shop , Corel Draw, Java e etc. Po Se eu quiser ganhar dinheiro seja uma coisa justa perdeu ou ganhar , po eu tenho que pagar pra ter um ot 9.6 ja tem Tibia Global :S Mais facil você pagar P.A do que comprar um ot global 9.6 por 190 ou 200 Oque seja! Porque eu faço um ot sem gastar dinheiro ... edito e faço oque eu quiser com ele , mas uma coisa que eu acho errada é por Vip pra pagar na Rl ! Bota no ot pelo menos só quem ganha evento ganha 1 semana de vip ou oque seja ! Mas Pagar para ter Vip ou comprar um ot ... Sempre quem quiser gastar sai ganhando .

Open Server é para todos se divertirem pois muita gente não tem tempo para jogar Tibia global etc ou não quer ficar pagando P.A em um jogo , então o Open Server está ai para todos jogarem , claro todos sabemos que um dia irá fechar não importa o tempo ou quando , o importante é que quando você faz uma pessoa gostar de seu ot ela gosta mesmo mesmo depois que tenha fechado ! O Open Server na minha opinião não deveria ser pago na RL !!

E enquanto a os Scripts? Nem comento cara , um dia eu tava procurando um script , ai cliquei em um achei muito legal mesmo parecia do jogo Mu Online , mas quando eu fui ver eu me perguntei " Ué? Cadê o script? " Na hora que eu vi tinha que pagar 30 reais eu fiquei com muita raiva ,pois adorei o script e tinha que pagar 30 reais ... Muita gente passando fome no mundo e eu tenho que pagar 30 reais para pegar um script isso eu chamo de Sacanagem !

Edited by VictorFT

concordo que isso é totalmente ridiculo

otserver existe pra diversão, descontração

mais tambem acho que pode ter exceções

como no caso de um mapa inteiramente propio por exemplo, desde que seja vendido apenas o mapa 1x nao deixando copias e para 1 só pessoa.

neste caso acho que nao seria errado vender ou comprar, pois da trabalho e muito, voce só vai esta valorizando seu tempo perdido fazendo o mapa oque demora muito..

mais como é muito dificil quase impossivel ter alguem honesto para vender o mapa só 1x..

mais a pessoa ja tenha em mente que esta gastando esse dinheiro pra diversao, nao é um investimento.. nao ira ganhar nada em troca disso, apenas diversao

a respeito de pagar por vip no jogo acho isso certo pois manter o server online gera muitos custos e ninguem a nao ser que seja eik batista consegue manter online sem a vip..

se sobra lucro? claro que sobra, quem fala que nao sobra esta mentindo muito na cara de pau.. claro que sobra ums troco, mais oque tem a fazer é sempre investir no servidor para mantelo estavel, pois custos sempre vai dar, nem tibia global esta perfeito sobre isso.

a dica é:: crie um otserver se voce gosta de verdade de ter um, se quer se divertir e dar diversao.. nao pense em lucro pois isso só vai ser frustante e te dar dor de cabeça (y

Edited by öKTöBëR

Share

• Create New...