DI

Higiene

Por DiogoTemporario, 26 de abr. de 2012 em Papo Cabeça

5
924
DiogoTemporarioD
26 de abril de 2012 às 21:17

Você é uma pessoa higiênica?

Ser anti-higiênico não é só ser descuidado com a própria saúde, mas também com a do outro, já que há muito contato no dia-a-dia.

Estive repensando meus hábitos no último ano e notei várias coisas porcas que fazia nem que só de vez em quando - não faço mais - e sem perceber já que quase todo mundo faz:

# Entrar em casa com o sapato que usa na rua:

Pense na quantidade de porcaria em que você pisa todo dia. Entrar em casa com os mesmos sapatos que se usa na rua é trazer a sujeira da rua pra dentro de casa - o que é pior ainda pra quem tem carpete. Fazer como os japoneses, que separam um chinelo só para dentro de casa é uma boa opção.

# Não lavar as mãos antes e/ou depois de mijar:

Sim, lavar as mãos antes. Pense em tudo que você mexe o dia inteiro e depois pega no dito cujo... Nesse frio seguido se vê gente indo no banheiro e não lavando as mãos após o ato. Não só é falta de educação - ninguém quer pegar no seu pinto por tabela - como também de higiene, se o cidadão teve a decência de dar a descarga.

# Espirrar / Tossir nas mãos / pra frente:

Cansei de ver no ônibus gente que só olha pro lado pra espirrar e dá literalmente pra ver as gotículas de saliva caindo. Ou então aqueles que tossem na mão e pegam no ferro que todo mundo vai segurar. O ideal é ter um lenço, ou então mirar o chão ou tossir na manga - e depois lavar a roupa, claro.

# Não lavar maçanetas:

Pode parecer meio tosco, mas pense bem, pra pegar algo pra comer, você abre o armário pela maçaneta. Faz isso todo dia, nem sempre com as mãos bem limpas. Aí vai lá, passa um paninho e deu. Esses dias passei um pano com álcool gel em todas maçanetas da casa, saiu quase preto o pano.

# Não lavar as mãos antes de comer:

Não sei até que ponto isso é anti-higiênico, já que se come com garfo e faca ou guardanapo, mas acho que o ideal é comer de mãos limpas.

Enfim, se parar pra pensar em cada mínimo detalhe você vira aqueles germ freaks, mas é interessante dar importância a certos fatos, como os citados acima... É bom lembrar também que lavar as mãos com água e sabonete mais retira sujeiras do que qualquer coisa, e que o ideal é lavar as mãos e depois, para desinfetar, passar álcool 70 (álcool gel), que praticamente todo restaurante/lanchonete tem.

FolspaF
26 de abril de 2012 às 22:31

Costumo espirrar nas mangas, o pior são aqueles que dão um berro bem alto antes de espirrar...

SlipknotShadowS
26 de abril de 2012 às 22:47

eu tapo o nariz pra espirrar. um dia minha cabeça vai explodir, dizem alguns

sou limpo mas não sou cheio de mania que nem tu aí

PowerzinP
26 de abril de 2012 às 23:01

Desses aí só lavo a mão antes de comer e lavo a mão depois de mijar

ah e boto a mao na frente tb quando vou espirrar

Henrique MouraH
27 de abril de 2012 às 12:01

sou bem higienico, faço tudo e muito mais q ta na lista