Jump to content
×
×
  • Create New...

Lei Da Ficha Limpa Aprovada Para Eleições Deste Ano


Recommended Posts

Ia postar antes, mas o xt tava off

 

16/02/2012 20h43

 

Supremo decide que é constitucional Lei da Ficha Limpa

 

Sete ministros votaram pela aplicação da lei; quatro foram contrários.

Com a decisão, legislação valerá para a eleição municipal deste ano.

 

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional nesta quinta-feira (16) pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro.

 

Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

 

O Supremo definiu ainda que a ficha limpa se aplica a fatos que ocorreram antes de a lei entrar em vigor e não viola princípios da Constituição, como o que considera qualquer pessoa inocente até que seja condenada de forma definitiva.

 

A decisão foi tomada com base no artigo da Constituição que autoriza a criação de regras, considerando o passado dos políticos, para proteger a "probidade administrativa" e a "moralidade para exercício de mandato".

 

Proposta por iniciativa popular e aprovada por unanimidade no Congresso, a ficha limpa gerou incertezas sobre o resultado das eleições de 2010 e foi contestada com dezenas de ações na Justiça. Depois de um ano da disputa eleitoral, a incerteza provocada pela lei ainda gerava mudanças nos cargos. Em março de 2010, o próprio Supremo chegou derrubar a validade da norma para as eleições daquele ano.

 

O julgamento começou em novembro de 2011 e foi interrompido por três vezes. Nesta quinta (16), a sessão durou mais de cinco horas para a conclusão da análise de três ações apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

 

As entidades buscavam esclarecer a constitucionalidade das regras contidas na lei e a análise foi marcada, votoa voto, por intervenções dos ministros que atacavam e defendiam questões controversas.

 

Votos a favor

O relator, ministro Luiz Fux, foi o primeiro de defender a tarefa da ficha limpa de selecionar os candidatos a cargos públicos com base na "vida pregressa". Para ele, se a condenação for revertida, o político voltará a poder se eleger.

"A opção do legislador foi verificar que um cidadão condenado mais de uma vez por órgão judicial não tem aptidão para gerir a coisa pública e não tem merecimento para transitar na vida pública", afirmou Fux.

 

O direito do cidadão de poder escolher representantes entre pessoas com ficha limpa também foi defendido pelo ministro Joaquim Barbosa. Também votaram a favor da aplicação integral do texto da lei os ministros Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Marco Aurélio, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

"É chegada a hora de a sociedade ter o direito de escolher e o orgulhar-se de poder votar em candidatos probos sobre os quais não recaia qualquer condenação criminal e não pairem dúvidas sobre malversação de recursos públicos", disse Barbosa.

 

"Não vejo aqui inconstitucionalidade, mas a reafirmação de princípios constitucionais", disse Cármen Lúcia ao falar sobre a importância da moralidade na vida pública.

 

A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação também foi mantida pelo Supremo. Para o ministro Marco Aurélio, a Lei da Ficha Limpa possui "preceitos harmônicos com a Constituição Federal que buscam a correção de rumos desta sofrida pátria."

 

Apesar de defender a aplicação da ficha limpa, Marco Aurélio fez uma ressalva ao afirmar que a regra só deve valer para condenações ocorridas depois da vigência da lei, iniciada em junho de 2010.

 

"A lei é valida e apanha atos e fatos que tenham ocorrido após junho de 2010 não atos e fatos pretéritos. Quando eu disse 'vamos consertar o Brasil' foi de forma prospectiva e não retroativa, sob pena de não termos mais segurança jurídica", afirmou Marco Aurélio.

 

Votos contra

Primeiro a votar contra a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa, ainda nesta quarta (15), o ministro Dias Toffoli criticou a elaboração das regras. A tese de Toffoli foi acompanhada pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.

 

"A lei complementar número 135 é reveladora de profunda ausência de compromisso com a boa técnica legislativa. É uma das leis recentemente editadas de pior redação legislativa dos últimos tempos. Leis mal redigidas às vezes corrompem o propósito dos legisladores e o próprio direito", afirmou.

 

A ficha limpa foi criticada pelos ministros do STF por valer para fatos anteriores à sua vigência e por tornar inelegível uma pessoa condenada que ainda pode recorrer da decisão. Para os quatro ministros que votaram contra a aplicação da lei, a ficha limpa deveria valer apenas para quem for condenado depois que a norma começou a vigorar, ou seja, depois de junho de 2010.

 

"A população bate palmas, por exemplo, para esquadrões da morte, mas isso é contra qualquer padrão civilizatório e uma corte como esta não pode permitir que se avance sobre esses valores", disse Mendes.

 

"O Congresso não tem o poder de escolher fatos consumados no passado para, a partir dessa identificação, elegê-los como critérios para restrição de direitos fundamentais", afirmou o ministro Celso de Mello.

 

O último a votar, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, classificou a Lei da Ficha Limpa como um instrumento de "retroatividade maligna que contraria a vocação normativa do Direito".

Para ele, a lei não pode valer para casos anteriores à sua vigência e não pode tornar inelegíveis pessoas que ainda podem recorrer da condenação. Peluso afirmou que, dessa forma, a lei parece ter sido feita para pessoas específicas e não para a coletividade.

 

"A lei foi feita para reger comportamento futuros. Então, deixa de ser lei e, a meu ver, passa ser um confisco de cidadania. O estado retira do cidadão uma parte da sua esfera jurídica de cidadania, abstraindo a sua vontade. Não interessa o que você pode ou não evitar", disse Peluso.

 

OS PRINCIPAIS PONTOS DO JULGAMENTO DA FICHA LIMPA

 

Presunção de inocência

O principal questionamento sobre a ficha limpa era de que a lei seria inconstitucional ao tornar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer da decisão. O STF decidiu que a lei não viola o princípio que considera qualquer pessoa inocente até que ela seja condenada de forma definitiva. Essa decisão permite a aplicação da lei a pessoas condenadas por órgão colegiado

(tribunais com mais de um juiz), mas que ainda podem recorrer da condenação.

 

Fatos passados

A Lei da Ficha Limpa foi contestada por alcançar fatos que ocorreram antes da sua vigência, inclusive ao determinar o aumento de três para oito anos o prazo que o político condenado ficará inelegível. A maioria do STF decidiu que a lei se aplica a renúncias, condenações e outros fatos que tenham acontecido antes de a ficha limpa entrar em vigor, em junho de 2010.

 

Renúncia

A proibição da candidatura nos casos de renúncia a cargo eletivo para escapar da cassação foi mantida pelos ministros do STF. A maioria do tribunal defendeu que a renúncia é um ato para "fugir" do julgamento e que deve ser punida com a perda do direito de se eleger.

 

Prazo de inelegibilidade

A Lei da Ficha Limpa determina que os políticos condenados por órgão colegiado fiquem inelegíveis por oito anos. Este período é contado após o cumprimento da pena imposta pela Justiça. Por exemplo, se um político é condenado a dez anos de prisão, ficará inelegível por oito anos, a contar da saída da prisão. Na prática, ele não poderá se candidatar por oito anos.

 

Rejeição de contas

A lei torna inelegíveis políticos que tiveram contas relativas a cargos públicos rejeitadas, como, por exemplo, um prefeito que tenha tido as contas do mandato reprovadas por um tribunal de contas.

 

Órgãos profissionais

O Supremo manteve o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que torna inelegíveis pessoas condenadas por órgãos profissionais devido a infrações éticas, como nos casos de médicos e advogados que eventualmente tenham sido proibidos de exercer a profissão pelos conselhos de classe.

Fonte: STF

 

http://g1.globo.com/...icha-limpa.html

Edited by DiogoTemporario
Link to post
Share on other sites

Qual é a moral, JV e LF? Faculdade não é sinônimo de conhecimento social, a maioria dos meus ex-colegas passou nas pague-e-passe sem saber nada de política. O cara que faz faculdade de química pode ter o mesmo - ou menos - conhecimento que o que só completou o ensino médio. Exemplo disso é nosso ex-presidente, que se eu não me engano nem ensino médio tem, e fez muito mais que qualquer outro presidente formado.

Edited by DiogoTemporario
Link to post
Share on other sites

Qual é a moral, JV e LF? Faculdade não é sinônimo de conhecimento social, a maioria dos meus ex-colegas passou nas pague-e-passe sem saber nada de política. O cara que faz faculdade de química pode ter o mesmo - ou menos - conhecimento que o que só completou o ensino médio. Exemplo disso é nosso ex-presidente, que se eu não me engano nem ensino médio tem, e fez muito mais que qualquer outro presidente formado.

Se não me engano, nem ensino fundamental ele tem.

 

Ele era inteligente, mas ele teve que parar de estudar para trabalhar.

Algo assim.

 

Só pra complementar a informação.

Link to post
Share on other sites

Posso fazer faculdade e doutorado e ser só mais um otário na sociedade.

Ou posso fazer só até a quarta série e virar herói nacional, presidente do povo.

 

É tudo uma questão de caráter, sua formação e convívio na parte da infância e adolescência é quem faz você, formação escolar é só um detalhe, importante, mas só um detalhe. (em questão de moralidade)

Edited by RenatoRibeiro
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.


    Administrador |  Diretor |  Coordenador |  Moderador |  Suporter |  Estagiário |  Herói
  • Similar Content

    • By niloahs
      Após um longo período de teste, estamos aqui para anunciar a data de lançamento oficial do BlackTalon Online (23 de julho, 14:00 BRT)

      Website: BlackTalon - Latest News
      IP: blacktalon.online
      Wiki Link: BlackTalon Wiki

      Discord Server

       

      Exp: Custom (Semi - Low)
      Skill: 18x
      Magic: 10x
      Loot: Custom (Monster Orb)
      Server Type: PvP/RPG
      Frags para redskull: 5 por dia, 1 frag removido a cada 5 horas


      Mapa
       Temos várias áreas de caça, a maioria delas acessíveis através de áreas de teletransporte e outras que você só descobrirá explorando. E conforme você progride, você será capaz de se mover por diferentes cidades e novos desafios serão apresentados a você. 

      Systems

      Attributes
      Conforme você nivela seu personagem, você obterá pontos de atributo, que você pode investir em 5 categorias diferentes que são: Poder, Inteligência, Vitalidade, Agilidade e Sorte. Cada um deles se traduz em um conjunto diferente de bônus. Atributos também podem estar presentes em seu equipamento.

      Monster Class
      Quando você estiver subindo de nível, você notará que alguns monstros terão caveiras sob seus nomes e o que isso significa é que aquele monstro específico é especial e terá estatísticas aprimoradas como mais dano, saúde, velocidade e melhor pilhagem também. Existem 4 classes diferentes de monstros, sendo estranho o mais fraco e lendário sendo o mais difícil, e cada um deles irá fornecer a você um orbe de monstro garantido.  


      Monster Orb
      Matar um monstro especial, como mencionado acima, concederá a você 100% de chance com um orbe de monstro. As orbes dos monstros são coletadas automaticamente e podem render a você recompensas diferentes e maiores, dependendo do tipo de monstro especial que você derrotou. Quanto mais alta a classe de monstro morta, melhor será o saque do orbe do monstro, com também uma chance de conceder a você o equipamento correspondente à classe de monstro.  


      Equipment Rarity
      Ao coletar um orbe de monstro, você tem a chance de obter um equipamento especial com sua raridade correspondente à classe do monstro morto, por exemplo: um monstro estranho pode render a você equipamento com raridade "estranha" e terá atributos superiores se comparado à versão normal de isto. Portanto, matar a classe de monstro mais forte irá fornecer equipamentos mais fortes, tornando-os valiosos e procurados.
      Relics
      Relíquias são um novo tipo de equipamento, obtido através de chefes de missões e chefes de tarefas, sendo armazenadas dentro do contêiner de relíquias, que pode ser aberto usando o botão Relíquias no jogo. Uma vez clicado, um contêiner será aberto e você só precisará arrastar e soltar as relíquias desejadas que deseja usar nele. Você só pode equipar no máximo cinco relíquias diferentes, o que significa que você não pode equipar duas da mesma relíquia. Todas as relíquias têm um bônus especial, que pode ser um aumento no ouro dado aos orbes, mais experiência ao matar criaturas, etc.



      Guild System
      Ao contrário dos sistemas normais de guilda, onde é apenas uma forma de reunir jogadores em um grupo, BlackTalon tem recursos especiais que tornam as guildas muito mais benéficas.
       
       
      As guildas também podem subir de nível e com isso ganhar vários bônus que ajudam apenas aqueles que fazem parte de uma guilda, isto é, se a sua guilda tiver níveis suficientes. Você pode ganhar experiência de guilda fazendo missões diárias e chefes diários enquanto estiver em uma guilda, que contará para a experiência necessária, localizada no menu da guilda. As vantagens vêm de cada nível que uma guilda passa e dão bônus como:

       
      Achievements Conquistas são marcos que podem ser desbloqueados depois de fazer algo, seja uma determinada tarefa uma ou várias vezes ou algo totalmente inesperado.

       
      Addon & Mount Bonuses Character Info
      Ficar na moda no BlackTalon não é puramente cosmético. Coletar todos os tipos de addons e montarias pode aumentar substancialmente a proeza geral do seu personagem, tornando mais fácil progredir nos desafios BlackTalon. Você pode verificar o seu bônus total usando o comando !info ou indo ao menu others, localizado na parte superior do cliente, como sugere a imagem. No painel de informações do personagem, haverá uma pequena janela chamada Cosméticos, onde você encontrará informações sobre seus bônus cosméticos. Informações cosméticas

       
      Cosmetic tiers Addons e montarias são divididos em quatro categorias diferentes, cada uma dando melhores bônus do que a anterior. Uma tabela é organizada a seguir para compreender melhor a diferença entre as camadas cosméticas. Bot Nosso cliente de jogo possui uma funcionalidade de bot embutida para facilitar o seu jogo. Você pode abrir seu bot clicando no ícone localizado no canto superior direito.


      WWW.BLACKTALON.ONLINE
    • By yuriowns
      Hams OT online desde 2011, 10 anos de existência, considerado o melhor servidor OldSchool de todos os tempos.
      Somos uma ótima opção para jogadores que querem se divertir e se dedicar a um servidor OldSchool profissional.
      Contamos com equipe dedicada que atende o jogador, tirando dúvidas sobre o jogo.
      Estamos te aguardando.
      Inauguração dia 16/07 - às 19:00 horário de Brasília!
      IP: hamsot.servegame.com
      SITE: http://hamsot.servegame.com/
      Principais informações:
      * HOST BR 24 horas sem lag
      * Attack speed moderado
      * Anti rollbacks
      * Ticket system (contato com o ADM)
      * Cliente próprio (com diversas opções inovadoras)
      * Diversas hunts/quests exclusivas criadas do ZERO!
      * Mapa Próprio, feito do ZERO.
      * Servidor otimizado, suportando mais de 1.000 players onlines
      »» EXP Rate: 10x
      »» Skill Rate: 500x
      »» Magic Rate: 200x
      »» Loot Rate: 2x
      Não perca mais tempo, venha conhecer mais do nosso trabalho!



    • By yuriowns
      Salve rapaziada, estou com um protejo de um servidor de tibia na versão 7.6 com mapa próprio, contendo hunts/quests exclusivas criadas do zero, além do PVP super balanceado.
       
      Estou a procura de um programador experiente em .lua ou .php para me auxiliar em algumas ideias e fazer alguns orçamentos por scripts feitos. meu whats: 47991807029
       
      Valeu!!
    • By daigokagen
      Kagera é um servidor com mapa próprio com o intuito de se divertir com os amigos caçando e curtindo o RPG.
      Bestiarios 100% Imbuiment 100%, Hunts próprioas, POI, Demon Oak, Inquisition, Otherworld e muito mais !!
      Daily Bosses e Mini bosses: Grimvale, Kroazur, Lion Sanctum, Grave Danger, Forgotten, Dream Scar, Falcon, Cobra Bastion e Bounac

      Qualquer ajuda que você possa nos proporcionar é só entrar em contato no e-mail: kagera.contato@gmail.com

      Para os iniciantes, deixamos a imagem do mapa com algumas hunts no site para vocês desfrutarem.

      Site: http://kageraworld.servegame.com/

      Estágios:
      8-20: 25x
      20-50: 15x
      50-80: 5x
      80-100: 4x
      100-999: 3x
       
       
       

    • By Shoguns
      IP: roshamuul-war.servegame.com
      Site: roshamuul-war.servegame.com
      Online: 24/7 
      Versão: 8.60
      Mapa: Roshamuul
      Portas: 7171/7172
      Mapa: Roshamuul
      Mapa Roshamuul War 8.60, primeiro War custom em Roshamuul, totalmente inovador com novas traps e muito mais!
      Servidor 100% free, aberto somete para a diversão dos jogadores.
      Todos os itens novos se obtem por quest !
      ---Events--
      Event Snowball
      Event Battlefield
      Event Capture a Bandeira
      ---Quests--
      Mega Weapons (Anihi)
      Mega Shields (Demon oak)
      Mega Helmets (Yalahar quest)
      Mega Armor (Inquistion)
      Mega Legs (Banshee quest)
      Mega Boots (POI)
      Super Mega Weapons (EM BREVE)
      ---Sets---
      Set War
      Set Mega
      Set Super Mega