Ir para conteúdo

[Arquivado]A Evolução Dos Web Sites De Tibia


Mattew

Posts Recomendados

Você se lembra daqueles antigos otserv's Survival de protocolo 7.1? De lá pra cá os sites de tibia cresceram muito, em questão de interface, funções, desenvolvimento e até a forma como trabalham junto do servidor de tibia. Nesse artigo vamos discutir tudo sobre a evolução dos web sites de tibia de 7.1 pra cá e desenterrar os grandes programadores que fizeram sucesso nessa época. Que atualmente o Nicaw e o Gesior estão fazendo. :) E claro o grandioso e famoso Account Manager que é o amigão dos que não têm conhecimento de MySQL para criar um site usando o Sqlite. Também falaremos sobre os Web Servidores que usavamos antigamente, e foram esquecidos.

 

A Evolução

 

Você deve se lembrar daqueles sites que eram uma tela preta (ou branca) que tinha só pra criar account e char junto. Mais ou menos assim:

 

drunkphpqg3.jpg

Site do criado por Drunk, para OTerv 7.6.

 

Pois é, é de cegar os olhos de ver. Mas este era o estilo dos primeiros sites.

 

Já hoje temos um site totalmente administrável por painel de controle e com a tecnologia do PHP 5.

 

Com o passar do tempo, surgiram os sites de otserv mais dinãmicos, que possuiam ranks, sistema de login (com criar char), noticías. Mas eles infelizmente não deixaram de ser feios:

 

imagemaf0.jpg

Zheus Web Site 1.2. Para servidores 7.6.

 

Um site que foi muito utilizado foi o Mocorongo, onde já possuia sistema de noticías, ranks, guilds, procurar characters, enquete e muitas outras funções. Esse site foi feito para versão 7.8:

 

moco.pngMocorongo

 

Budaum PHP, esse site durou muitas versões. Desde 7.5 até 8.0. Ele foi feito para servidores XML. Esse site possuia um painel de controle dinâmico, para adicionar noticías e algumas modificações no server. E tudo que não é novidade, rank, procurar characters. Veja:

 

sitebudaumzg7.jpg

Budaum Php

 

Até hoje existe um otserver que usa o Budaum Php, totalmente modificado e re-idelizado que é para 8.4. O site foi praticamente re-feito, é o Fox World:

 

foxja.png

Site do Fox World

 

Pode não parecer, mas é o Budaum! Eles foram modificando de pouco em pouco e conseguiram deixar totalmente diferente.

 

Gesior

 

Com o grande crescimento dos servidores, chegamos ao famoso Gesior. Que possui sistema de login, criação de character, ranks, procurar character. Nada de novo até agora. Mas o sistema de enquete administrável por painel de controle, o shop que é uma ferramenta muito legal, que com isso lançou um sistema lucrativo sob os otservs. O que mais de novo foi o sistema de Lost Account e Recovery Key, a partir de um servidor SMTP instalando no seu web server você pode usar o Lost Account por e-mail. Ele envia um link confirmando e você recebe uma nova senha. Um barato! E sua interface igual ao site oficial do Tibia.

 

accmanagementkv3vy8.jpg

Gesior Site

 

Os Web Servidores

 

Quem não se lembra do velho e bom Easy Php? No qual hoje em dia não se usa mais. Com o crescimento dos sites de Tibia, eles passaram a utilizar as versões mais recentes de php que é a 5.0. Sendo que atualmente está na 5.3.x. O EasyPhp 2.0 que tinha a versão 4.3.10 do php. Com a vinda de outros web servidores melhores, o easy php foi esquecido. E o easyphp era muito complicado para quem não possuia conhecimento sobre isso, e ainda mais a instabilidade dele.

 

Depois do Easyphp, os web servidores que rolaram solto foram o Otstriad (1.4.x mais ou menos) e AppServ (principalmente o Otstriad) que possuiam PHP 5. E eram os mais recomendados e testados nos web sites de tibia. Com o phpmyadmin era mais fácil administrar os bancos de dados mysql. E o painel mais administrável e estável!

 

Mas hoje claro, o web servidor do momento *-* o fofuxo lindo Xampp. O melhor. Possui nele servidor FTP (para envio de arquivos de outro servidor) e servidor SMTP (para envio de e-mails do web servidor). E uma breve foto do Xampp:

 

xampp.png

Xampp 1.6.7

 

Espero que tenham gostado desse breve artigo. Até a próxima :), e comentem!

 

Mattew.

Editado por Mattew
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a matéria está muito, mas muito boa mesmo!

Deu até gosto de ler, é sempre muito bom ver os membros trazer conteúdo ao XTibia =)

 

Parabéns, acho até que merece fixo! :biggrin:

 

REP+ para você Mattew, abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa cara, eu lembro como eram os layouts antigos.

Além de serem muito simples, muitos tinham um visual muito ruim.

 

Isso mostra como os ots e as comunidades de opentibia evoluíram.

 

A única coisa que não gosto hoje é que quase todo mundo usa o gesior sem nem se preocupar em criar um visual novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dodin~,

valeu pelo comentário. :)

 

@kydrai,

sim sim. Hoje em dia só se preocupam no server, o site, é só jogar o gesior lá. Porque ele é, em si, um site muito completo. Mas dentre todos os sites de otserver que já houveram, podemos dizer que o gesior é o melhor. Pela facilidade para você trocar o estilo dele. O único problema são os bugs e falhas básicas de algumas coisas que não caêm bem. (:

 

Obrigado pelos comentários.

 

Mattew.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poooo véi, esqueceu de falar de um, que eu acho que poucos conhecem... era alguma coisa a ver com 'brothers', ou 'two brothers'... algo assim.

Tinha um visual meio cs, uma parada nada a ver com tibia, mas foi de antes de budaum, e era bom pacas.

 

E pedro, eu acho que o nicaw é concorrencia pro gesior sim. Gesior parece mto votlado a a tecnologia, e etc. mas desempenho dexa a desejar.

Por uma questão de código mesmo, eu prefiro nicaw.

 

Bela matéria!

Editado por KingCPI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom camarada, que tal criar uma versão modificada do gesior aqui para o fórum? tem muitos sistemas interessantes que a galera desconhece e que podem usar em seu otserv ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom camarada, que tal criar uma versão modificada do gesior aqui para o fórum? tem muitos sistemas interessantes que a galera desconhece e que podem usar em seu otserv ...

 

Versão eu não sei, mas se alguém tiver ideias de algum sistema ou script, eu posso fazer sim. Tanto porque no gesior é muito fácil de implementar novas funções :)

 

@KingCPI,

voce deve ta falando do Dragons Brothers, ele era uma versão muito parecida com o Mocorongo. Ai acabei não colocando. Até porque as duas templates eram do próprio Zymic.

 

Mattew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mattew

Issso ae!

Dragon Brother. valeu a lembrança!

Os bons sites sempre existiram, teve mais um que marcou bastante pra mim, era do tempo do xml ainda,

acho que era do xurumelous, nao lembro bem... ele tinha um visual tipo 'folha', e no topo tinha uma

animaçãosinha em flash, uns sonsinhos de natureza e tal, pra época era o site mais completo.

Alguem lembra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Cara não querer fala mau mas esse site do FoxWorld atualiza ele agora ele está mais que evoluindo está revolucionando da uma olhada que show que ta o site posta atualizado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...