Andei procurando e não encontrei nenhum tutorial parecido.
Venho hoje trazer para todos vocês a introdução ao RGB!
Para quem não sabe, RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
RGB é utilizado na parte de cor em vários scripts em HTML, vem de #FFFFF0 ou #000000, #0101010...
Os valores são dados na ordem hexadecimal, da letra A~F e 0~9
0~9 é nível de intensidade, A - F também, veja:
A = 10
B = 11
C = 12
D = 13
E = 14
F = 15
F é a intensidade maior, representa 15.
A intensidade das cores vai de a 255 (decimal), onde 0 é sem intensidade e 255 a maior intensidade.
Várias pessoas utilizam isso pesquisando tabelas de cores em HTML no google, seus problemas acabaram!?
Olhe o exemplo, o script de cor é feito da seguinte forma: #rrggbb.
Agora imponha intensidade na cor, #010000.
* Intensidade 01 no vermelho,
* 00 no verde,
* 00 no azul.
Eai, que tom ficou?
É óbvio que vermelho porém claro que a intensidade era 01, representa uma porcentagem de intensidade muito baixa, os outros não possui intensidade.
Veja a imagem abaixo,
A imagem demonstra a mistura de cores, isso irá acontecer quando você for preencher o script de RGB.
O vermelho misturado com verde ficou, amarelo, o verde com o azul deu um tom azul mais água, o azul com vermelho deu o tom rosa, e a mistura de todas cores deu o tom branco (por mais incrível que pareça).
Veja algumas intensidades em RGB abaixo,
* Branco - RGB(FF,FF,FF) #FFFFFF
* Azul - RGB(00,00,01) #00FF00
* Vermelho - RGB(01,00,00) #FF0000
* Verde - RGB(00,01,00) #0000FF
* Amarelo - RGB(01,01,00) #FFFF00
* Preto - RGB(00,00,00) #000000
Sim a ausências de cores apresenta a cor preto.
E por mais incrível que pareça a presença de todas impõe a cor branca.
Existem um quarto canal de cor, o Alpha (A), sendo assim, RGBA, ele é usado para transparência. Como imagens do formato PNG, ou mesmo GIF. Imagens BMP não contém esse canal, por isso se usa a cor Rosa (#FF00FF) para se interpretar que o alpha é FF, ou seja, transparente.
Espero que com esse tutorial vocês vejam que HTML é bacana!
É meu primeiro tutorial, peguem leve por favor.
Caso não entenderam me envie mensagem privada, até o próximo.
Créditos.
A mim pela criação do mesmo, baxnie por uma corrigida em pontos incorretos e especialmente para nubinhu por ensinar a mim RGB.
info
Grupo: Campones
Reputação: 0
Saudações.
Andei procurando e não encontrei nenhum tutorial parecido.
Venho hoje trazer para todos vocês a introdução ao RGB!
Para quem não sabe, RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
RGB é utilizado na parte de cor em vários scripts em HTML, vem de #FFFFF0 ou #000000, #0101010...
Os valores são dados na ordem hexadecimal, da letra A~F e 0~9
0~9 é nível de intensidade, A - F também, veja:
A = 10
B = 11
C = 12
D = 13
E = 14
F = 15
F é a intensidade maior, representa 15.
A intensidade das cores vai de a 255 (decimal), onde 0 é sem intensidade e 255 a maior intensidade.
Várias pessoas utilizam isso pesquisando tabelas de cores em HTML no google, seus problemas acabaram!?
Olhe o exemplo, o script de cor é feito da seguinte forma: #rrggbb.
Agora imponha intensidade na cor, #010000.
* Intensidade 01 no vermelho,
* 00 no verde,
* 00 no azul.
Eai, que tom ficou?
É óbvio que vermelho porém claro que a intensidade era 01, representa uma porcentagem de intensidade muito baixa, os outros não possui intensidade.
Veja a imagem abaixo,
A imagem demonstra a mistura de cores, isso irá acontecer quando você for preencher o script de RGB.
O vermelho misturado com verde ficou, amarelo, o verde com o azul deu um tom azul mais água, o azul com vermelho deu o tom rosa, e a mistura de todas cores deu o tom branco (por mais incrível que pareça).
Veja algumas intensidades em RGB abaixo,
* Branco - RGB(FF,FF,FF) #FFFFFF
* Azul - RGB(00,00,01) #00FF00
* Vermelho - RGB(01,00,00) #FF0000
* Verde - RGB(00,01,00) #0000FF
* Amarelo - RGB(01,01,00) #FFFF00
* Preto - RGB(00,00,00) #000000
Sim a ausências de cores apresenta a cor preto.
E por mais incrível que pareça a presença de todas impõe a cor branca.
Existem um quarto canal de cor, o Alpha (A), sendo assim, RGBA, ele é usado para transparência. Como imagens do formato PNG, ou mesmo GIF. Imagens BMP não contém esse canal, por isso se usa a cor Rosa (#FF00FF) para se interpretar que o alpha é FF, ou seja, transparente.
Espero que com esse tutorial vocês vejam que HTML é bacana!
É meu primeiro tutorial, peguem leve por favor.
Caso não entenderam me envie mensagem privada, até o próximo.
Créditos.
A mim pela criação do mesmo, baxnie por uma corrigida em pontos incorretos e especialmente para nubinhu por ensinar a mim RGB.
att,
alisoncosta.
Editado Janeiro 14 por alisoncosta